Atenção você que usa ou pretende solicitar o cartão RioCard 2016, saiba que está aberto o período de cadastro e recadastramento do cartão para estudantes da rede municipal, estadual e federal, para idosos e para pessoas com necessidades especiais, para uso no transporte público em municípios do Rio de Janeiro que aceitam o cartão, incluindo a capital e cidades como Teresópolis, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Macaé, São Gonçalo, Duque de Caxias e outras.

Cadastro e recadastramento do Cartão RioCard 2016 – 2017 dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede SEEDUC que usam o cartão para irem para escola e da escola para casa e cadastramento cartão sênior e cartão especial de alguns municípios são feitos pelo site www.cartaoriocard.com.br/gratuidade, demais usuários conseguem o benefício pessoalmente.
Riocard Gratuidade







Cartão para acesso ao transporte público é o direito de todos os necessitados, assim como os estudantes que todos os dias precisam ir até a escola e depois voltarem para casa. Muitos alunos moram distante da escola e graças ao cartão do estudante é possível permanecer na escola escolhida, pois pagar transporte todos os dias de ida e volta sem o cartão sai muito caro para os pais que as vezes nem tem condição de bancar com as despesas.

Quem tem filho com idade escolar e vai fazer o cadastro ou recadastramento do cartão RioCard precisa ficar atento para não perder o prazo. Estudantes da rede Seedu podem pedir pelo site, para alunos das demais redes de ensino com idade a partir de 5 anos, o benefício é solicitado pessoalmente.

Cartão RioCard Cadastro e Recadastramento

Alunos SEEDUC – primeira e segunda via é pelo site www.cartaoriocard.com.br/rcc/gratuidade onde o aluno pode entrar com login e senha se for cadastrado e se não for, inicia o cadastro com número de matrícula fornecido pela escola e o nome completo. Antes de fazer esse procedimento o aluno precisa cadastrar um e-mail junto à unidade de ensino onde estuda.

Depois de fazer a solicitação e tiver tudo certo com as informações passadas pelo aluno e pela Seeduc, que tem como responsabilidade passar as informações para a empresa de cartões, o cartão do aluno será encaminhado para sua escola. A validação do cartão é feita no ônibus.




Alunos das outras redes RJ – para fazem cadastro do Cartão RioCard levem o número de matrícula, documento de identidade e comprovante de residência em um posto de atendimento, de segunda a sexta-feira das 09h às 18h.

O primeiro cartão deve ser ativado no posto da RioCard por meio do documento de identificação e declaração escolar e depois ativa as viagens na hora de passar o cartão.

Cartão para idosos – o cadastro pode ser feito pelo site www.cartaoriocard.com.br /rcc/gratuidade ou pelo telefone informado no final deste artigo.

Pessoas com necessidades especiais – pessoas especiais do Rio de Janeiro e de outras regiões podem fazer a solicitação também pelo site acima.

Telefone Riocard

Quem tiver dúvida sobre a solicitação do cartão ou endereços dos postos e horário de atendimento, pode ligar no telefone 4003-3737 de segunda a sexta-feira das 7h às 19h ou no sábado das 8h às 14h. No site informado acima têm endereços de alguns deles, para saber acesse a página do estudante ou do RioCard sênior.