Cadastro Escolar Educação MG 2025 matrículas abertas





Saiba que está aberto o período de Cadastro Escolar Educação MG 2025, realizado pelos pais ou alunos que vão estudar na rede pública de ensino MG. Matrículas abertas são para ingresso nos anos do ensino fundamental e médio e na EJA, oferecidos nas escolas públicas municipais e estaduais de 700 cidades de MG, as que aderiram o Sistema de Cadastro Único Sucem. O processo de renovação de matrícula ocorre de forma automática. Confira a seguir as informações sobre o cadastro e matrícula em escolas de MG.

Cadastro Escolar Educação MG

Educação MG abre cadastro escolar 2025 por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula – SUCEM, onde novos alunos podem se cadastrar em vagas abertas na rede pública do Estado ou Município de Minas Gerais e solicitação de vagas em outra escola pelos alunos matriculados nas escolas públicas 2024 que queiram mudar de escola em 2025, bem como os desistentes que desejam voltar para a escola. Veja de forma mais detalhada :

Quem pode fazer cadastro no SUCEM ?

Alunos vindos de outras redes de ensino, município ou estado;

Estudantes que deseja mudar de escola em 2025;

Alunos matriculados em 2024 em escola pública e que precisam mudar de escolar porque a unidade de ensino não ofertará em 2025 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante;

Aqueles que tem o intuito de retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA em 2025;

Candidatos que tem como objetivo, ingressar em cursos da Educação Profissional na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.

Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental : ter 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2025.

Idade mínima para ingresso na EJA

EJA fundamental – idade mínima de 15 anos

EJA médio – idade mínima de 18 anos




Distribuição das vagas Educação MG abertas em 2025

São feitas conforme a divisão do município em pequenas áreas territoriais, por bairros, localidades rurais ou regiões próximas à residência do candidato/estudante, e constituído de escolas municipais ou estaduais que oferecem, em conjunto, as etapas do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional.

O encaminhamento/alocação do estudante em escola pública ocorre conforme disponibilidade de vagas e critérios definidos pela Educação, após a inscrição no SUCEM, bem como o turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado, o nível de ensino ofertado, respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade:

Estudante com deficiência;
Zoneamento;
Zona;
Estudante com irmão(s) que frequenta(m) a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento;
Estudante já integrante da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais;
Estudante com menor idade.

No entanto, o estudante que não realizar a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas. Sendo assim, deverá submeter-se à inscrição para o processo de ocupação das vagas remanescentes, abertas após o período de matrícula presencial nas escolas.

Exemplos de municípios que aderiram ao SUCEM matrículas Educação MG

Conselheiro Lafaiete
Ouro Branco
Belo Oriente
Coronel Fabriciano
Ipatinga
Timóteo
Mesquita
Curvelo
Presidente Jucelino
Diamantina
Couto de Magalhães de Minas
Presidente Kubitschek
São Gonçalves do Rio Preto
Divinópolis
Itapecerica
São José do Divino
Cantagalo
Gonçalves
Descoberto
Rio Preto
Santa Barbara do Monte Verde
Santos Dumont
Pará de Minas
Fortaleza
Cabo Verde
Caldas
Pouso Alegre
São João Del Rei
São Sebastião do Paraíso
Sete Lagoas
Teófilo Ontoni
Ubá
Indianípolos
Três Corações



Cadastro Escolar Educação MG 2025 matrículas abertas

Etapas de cadastro

Para isso, acesse cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, depois acesse o link “Clique aqui e faça sua inscrição” e em seguida entre em “Realizar cadastro”. Quem já tem cadastro e precisa fazer alterações, entre em Consultar/Alterar Cadastro.

É necessário para dar início no cadastro o nome do candidato, sua data de nascimento, nome da mãe ou pai. As próximas informações, são : unidade federativa, município e nome do cartório, folha, livro e termo da Certidão de Nascimento/Casamento, para documentos emitidos até 31/12/2009, ou número de matrícula da Certidão de Nascimento/Casamento, unidade federativa e município do cartório, se emitida a partir de 1º/01/2010; sexo; nacionalidade; naturalidade; endereço completo, inclusive, o Código de Endereçamento Postal – CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; e-mail, se possuir; número da carteira de identidade do estudante, se possuir, com o órgão expedidor; CPF do estudante, se possuir; filiação ou nome do responsável legal; declaração se o estudante possui deficiência.

Também : informar a rede escolar de origem, caso não seja o primeiro ingresso na escola; ano de escolaridade pretendido; indicação de até três escolas, caso tenha declarado possuir deficiência; informar se há irmão na mesma escola, estadual ou municipal, com o registro dos dados referentes a sua matrícula, a fim de possibilitar o encaminhamento.

Para matrículas presenciais precisa :

Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do estudante, original e cópia;

CPF dos estudantes que o possuírem e, prioritariamente, para maiores de 15 anos de idade, original e cópia;

Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;

Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2024, ficando o documento original na escola;

Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente;

Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante;

Declaração expedida pela instituição de Educação Infantil, legalmente autorizada, atestando que a criança se encontrava matriculada, desde o ano de 2018, para os inscritos que se enquadram na excepcionalidade prevista no inciso I do art. 10 da Resolução encontrada no site abaixo;

Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 (dez) anos de idade, original e cópia.

Datas importantes

Inscrições online – podem ser feitas de 01 de outubro até 01 de novembro 2024.

Confirmação das matrículas nas Escolas Municipais, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação de cada Município – A partir de 05/12/2023.

Matrícula dos estudantes em Escola Estadual – de 18/12/2024 a 10/01/2025.

Inscrição e encaminhamento dos estudantes às vagas remanescentes – de 21/01 a 31/01/2025 e confirmação de matrícula de 21/01 a 04/02/2025.

Confira as informações completas no site www.educacao.mg.gov.br/saiba-como-sera-o-cadastro-escolar-2025-e-o-que-e-preciso-para-se-matricular-na-rede-estadual-de-ensino

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.