A Fundação Cesgranrio começa receber inscrição concurso BNDS 2024 no qual podem participar, pessoas com formação em Administração, Informática, Eletrônica, Psicologia, Direito e em outras áreas da profissão que vão ocupar cargos com remuneração inicial de R$20.900,00. No concurso público aberto pela instituição, reserva-se 30% das vagas para candidatos negros e negras e 15% das vagas para pessoas com deficiência. Confira data de inscrição e da prova, que será aplicada em todo o país, lendo mais informações deste post.
Concurso público BNDS
O concurso aberto pelo BNDS, trata-se da seleção pública de 900 candidatos aptos ao cargo de Analista com ênfase em diferentes áreas e para formação de cadastro de reserva, que são pessoas que vão lotar os cargos que vão sendo abertos por conta de aposentadoria de servidores.
Quem é o BNDS ?
BNDS – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, fundado na década de 50, é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sendo o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento nos diversos segmentos da economia brasileira.
Sistema BNDES
-BNDS – para micro, pequenas e médias empresas; empresas médias grandes; grandes empresas; empreendedores individuais; indústria; comércio e serviços; união, estado e município; além de outros campos.
-BNDES Participações S.A. (BNDESPAR) – atua no mercado de capitais.
-Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME) – dedicada ao fomento da produção e da comercialização de máquinas e equipamentos.
Onde fica o BNDS ?
O BNDS tem escritórios nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Recife, porém, conforme as informações publicadas pela instituição, é bem provável que todos os novos empregados sejam chamados para ocupação de cargos no Rio de Janeiro, já que é no Rio de Janeiro que se encontram, aproximadamente, 90% dos empregados. Pois é no estado onde estão concentradas as suas atividades.
Cargos abertos pelo BNDS no concurso 2024
Analista na ênfase Administração
Analista na ênfase Análise Sistemas – Cibersegurança
Análise de Sistemas – Desenvolvimento
Análise de Sistemas – Suporte
Analista na ênfase Arquitetura – Urbanismo
Analista na ênfase Arquivologia Digital
Analista na ênfase Ciências Contábeis
Analista na ênfase Ciência de Dados
Analista na ênfase Comunicação Social
Analista na ênfase Direito
Analista na ênfase Economia
Analista na ênfase Engenharia
Analista na ênfase Psicologia Organizacional
Da função do Analista
O Analista do BNDS deve planejar, desenvolver, analisar e propor soluções que incluam múltiplas e complexas variáveis e requeiram capacidade de julgamento, relacionadas aos projetos e processos da instituição, além de executar outras atividades necessárias à aquisição dos objetivos institucionais, conforme previsão constante no plano de cargos e salários vigentes no momento da contratação.
Regime de trabalho dos concursados
Os atuais funcionários do BNDES podem, desde que haja compatibilidade das atividades de trabalho e do perfil da pessoa, podem aderir ao Programa Piloto de Trabalho Híbrido, sendo possível trabalhar remotamente até 2 dias na semana. Para pessoas com deficiência ou responsáveis por PcD, é possível o trabalho remoto por até 15 dias por mês. No entanto, a continuidade do Programa, nos termos atuais, é prerrogativa da Diretoria Executiva do BNDES, que pode alterá-lo ou revogá-lo, a qualquer tempo, conforme juízo de conveniência ou oportunidade.
Para os novos concursados, durante o primeiro ano de trabalho, durante o Período de Acompanhamento, as condições de trabalho remoto serão específicas. No entanto, o detalhamento das regras ainda está em fase de estudos.
Benefícios oferecidos pelo BNDS
Os candidatos admitidos por meio do concurso BNDS farão jus à percepção das seguintes vantagens : Possibilidade de ascensão de carreira de acordo com o plano de cargos e salários vigentes à época da admissão e conforme o desempenho, assistência à saúde; assistência educacional (auxílio babá, creche e ensinos fundamental e médio); plano de previdência complementar, bem como demais vantagens estabelecidas por normas complementares específicas vigentes à época da contratação. A jornada de trabalho no BNDES é de 35 horas semanais.
Requisitos para participar do concurso – função Analista
-Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa
-Estar em dia com as obrigações eleitorais
-Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino
-Ter, na data de admissão, idade mínima de dezoito anos completos e máxima de 75 anos incompletos.
-Comprovar o cumprimento dos requisitos de acesso para o exercício do cargo/ênfase, mediante apresentação dos documentos
Inscrição BNDS 2024 concurso público aberto
Inscrições concurso BNDS 2024 – foram abertas dia 26/07 pelo site da Fundação Cesgranrio oncursos.cesgranrio.org.br/portal/avaliacoes/14 e encerram dia 19/08/2024
Inscrição com isenção da taxa – solicitações serão aceitas até dia 02/08/2024
Cartão de Confirmação de Inscrição – deve ser publicado dia 09/10/2024
Aplicação das provas – dia 13/10/2024 em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.
Cartão-Resposta – será disponibilizado dia 19/11/2024
Resultado das provas objetivas e notas preliminares da prova discursiva – dia 27/11/2024
Resultado final das provas – pode ser conferido dia 30/01/2025
Informações importantes
Os aprovados no concurso assinarão o Contrato de Trabalho com o BNDES, o qual se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho, não gerando, portanto, estabilidade ou direitos correlatos. A contratação será em caráter experimental, pelo período de 90 dias, visando a avaliar o desempenho do empregado e seu grau de ajustamento às atribuições do cargo/ênfase, à equipe e à Instituição.
O resultado dda avaliação do empregado será decisivo para a manutenção do seu Contrato por prazo indeterminado (artigo 443, parágrafo 2º, alínea “c”, combinado com o artigo 445, parágrafo único, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).
Após o período de 90 dias, o empregado que tiver sido efetivado será avaliado novamente, em até 1 ano, de acordo com as disposições do Plano de Cargos e Salários vigente. O resultado dessa avaliação implicará a manutenção do vínculo ou o desligamento do empregado.