Veja quando será aberta a inscrição Programa Jovem Candango 2024, o programa de aprendiz governo DF voltado para o jovens com idade mínima de 14 e que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho para sua primeira experiência profissional. São 1.800 vagas, abertas por órgãos públicos do Distrito Federal, no setor administrativo, e essas devem ser ocupadas por jovens que atendem as requisitos exigidos pelo programa, o qual será executado pela Secretaria de Estado da Família e Juventude e Renapsi.
Sobre o Programa Jovem Candango DF – programa de aprendizagem
O Jovem Candango é um programa do Governo do Distrito Federal que tem como propósito, promover a formação técnico-profissional aos jovens do Distrito Federal, por meio de atividades práticas e teóricas, compatíveis com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do aprendiz. Os jovens que ingressarem nesse programa, vão incorporar a aprendizagem à Administração Pública, e com isso, vão promover a convivência e fortalecer o vínculo e garantir a promoção da integração no mercado do trabalho.
Como funciona o programa ?
O programa é formado por aulas teóricas (parte importante do programa) e a parte prática e tem duração de até 24 meses, que dá um total de 1.900. Veja como as atividades estão distribuídas :
Formação teórica básica inicial é de 40 horas continuada de mais 360 horas – total : 400 horas;
Formação prática após a conclusão da formação básica inicial, em órgãos públicos do governo do Distrito Federal – carga horária é de 1.500 horas.
Daí, o aprendiz que tiver um aproveitamento 75% no contrato de aprendizagem vai receber o certificado de participação no Programa Jovem Candango DF. Com isso, está pronto para conquistar seu primeiro emprego na área administrativa, caso deseje seguir carreira nesse setor.
Requisitos para participar do Programa Jovem Candango 2024 aprendiz DF
As oportunidades são para os jovens com idade entre 14 e 18 anos, no ato da inscrição, que tenham cursado ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio em instituição pública do Distrito Federal ou em instituição particular na condição de bolsista, desde que residam no Distrito Federal durante todo o prazo de contrato.
Também :
Pertencer a família com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até
3 salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais – CadÚnico.
Podem participar no programa, também :
Egressos do sistema socioeducativo do Distrito Federal ou em cumprimento de medida socioeducativa em regime meio aberto, semiliberdade e internação em usufruto de benefício de saídas sistemáticas ou decisão judicial que possibilite a participação plena nas atividades do Programa;
Oriundos de programas governamentais de erradicação do trabalho infantil no DF;
Pessoas com deficiência (não há limite de idade para esses);
Acolhidos no Distrito Federal mediante medida de proteção prevista no artigo 101, inciso VII, da Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente;
Familiares de vítimas encaminhados pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito
Federal – FUNAP/DF;
Familiares de presos provisórios ou internados, condenados a penas privativas de liberdade, restritivas de direitos ou egressos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, encaminhados pela FUNAP/DF;
Participantes do Programa Bombeiro Mirim do Distrito Federal;
Pessoas que residem há, no mínimo, 5 (cinco) anos em área rural;
Participantes de projetos executados pelos Centros de Juventude;
Jovens atendidos pela política pública distrital destinada ao resgate de jovens vítimas de violência sexual, denominada Vira Vida, conforme disposto na Lei n° 7.210, de 28 de dezembro de 2022;
Jovens órfãos de mulheres vítimas de feminicídio, conforme estabelecido na Portaria Nº 53, de 22 de junho de 2023 da Secretaria de Estado da Família e Juventude do Distrito Federal.
Distribuição das 1.800 vagas :
-10% das vagas reservadas são para os jovens que se enquadrem na condição de egressos do sistema socioeducativo do Distrito Federal ou em cumprimento de medida socioeducativa em regime meio aberto, semiliberdade e internação em usufruto de benefício de saídas sistemáticas ou decisão judicial que possibilite a participação plena nas atividades do Programa;
-10% das vagas são para os jovens que se enquadram na condição de acolhidos no Distrito Federal mediante medida de proteção prevista no artigo 101, inciso VII, da Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente;
-10% das vagas para os jovens que se enquadram na condição de pessoa com deficiência;
-10% das vagas serão reservadas para os jovens que se enquadram nas condições participantes do Programa Bombeiro Mirim do Distrito Federal; residentes há, no mínimo, 5 anos em área rural; ser participante de projetos executados pelos Centros de Juventude.
Remuneração Jovem Candango
Salário mínimo-hora para 20 horas semanais, 4 horas por dia é de R$ 619,99
Benefícios
Vale Transporte, tarifa única do Distrito Federal, não sendo pago VT intermunicipal
Vale Alimentação R$ 220,00 (Pago em cartão de Benefício);
Férias;
13º Salário;
Seguro de Vida;
Uniforme e Crachá
Inscrição Programa Jovem Candango 2024 aprendiz DF
As inscrições devem ser realizadas no site jovemcandango.org.br
Planejamento de inscrição Jovem Aprendiz Candango 2024
As inscrições para ingresso no programa em 2024 ainda não estão disponíveis, mas devem ser abertas no mesmo período do processo seletivo 2023, que foi de 26 de junho a 23 de julho de 2023.
Processo seletivo dos participantes
Os candidatos inscritos foram classificados mediante pontuações, feitas conforme os requisitos. Dia 23 de agosto de 2023 começaram as contratações do primeiro lote de aprovados.
Então, pleneje a sua inscrição se baseando nessa data e acompanhe informações em nosso site!