O Colégio Militar de Brasília DF realiza concurso público para admissão de alunos na educação básica no ano letivo 2024 e quem deseja matricular seu dependente deve saber que as inscrições estão abertas e são realizadas no site da escola. Matrículas CMB 2024 abertas são o ensino fundamental II e ensino médio. Saiba mais sobre esse assunto acessando mais informações.
Colégio Militar Brasília DF Matrículas 2024 abertas
Pais de alunos que vão ingressar no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio em 2024, sendo dependentes de civis e de militares, devem saber que o Departamento de Educação e Cultura do Exército publicou o EDITAL Nº 1, DE 27 DE JULHO DE 2023 com data de inscrição e de matrículas e com informações oficiais sobre o Concurso de Admissão aos Colégios Militares do Brasil, incluindo o Colégio Militar de Brasília DF.
O Edital tem por finalidade, estabelecer as condições de execução do Concurso de Admissão destinado à matrícula nos Colégios Militares, os quais integram o Sistema Colégio Militar do Brasil formado por 14 colégios, que ficam em 14 cidades do Brasil.
Como é feita a seleção dos participantes no Concurso de Admissão CMB ?
Por meio do Exame Intelectual, a Revisão Médica e Odontológica e a Comprovação dos Requisitos Biográficos, sendo todas as etapas eliminatórias que vão selecionar 355 novos alunos para o ano letivo 2024.
EI – trata-se de uma prova objetiva elaborada com assuntos de Língua Portuguesa e Matemática – composta de questões de múltipla escolha. Confira os intens das provas :
Para o 6º ano do ensino fundamental
Matemática :
Números e Operações : sistema de numeração indo-arábico; classes e ordens de um número natural; adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais; expressões numéricas envolvendo números naturais; múltiplos e divisores; mínimo múltiplo comum; máximo divisor comum; escrita, comparação e ordenação de frações e de números decimais; frações equivalentes; relação entre representações fracionária e decimal de um mesmo número; adição, subtração, multiplicação e divisão de frações e de números decimais; expressões numéricas envolvendo frações e números decimais; porcentagem e sistema de numeração romano;
Espaço e Forma: figuras geométricas e seus elementos; classificação de polígonos; perímetro e área de figuras planas; classificação de sólidos geométricos; planificação de sólidos geométricos; vistas de um objeto tridimensional e volume de paralelepípedos;
Grandezas e Medidas: medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo; múltiplos e submúltiplos de unidades de medida; transformação de unidades de medida; ed) sistema monetário brasileiro;
Tratamento da Informação : interpretação de informações em tabelas e em gráficos; organização de informações em tabelas e em gráficos; média aritmética e probabilidade.
Língua Portuguesa
Gêneros textuais e conceitos : localizar informações explícitas em um texto; inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto em que foi empregada; inferir o sentido de uma expressão a partir do contexto em que foi empregada; inferir uma informação implícita em um texto; identificar os elementos de um texto – narrador/foco narrativo;
Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto: interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,quadrinho, foto, etc.) e identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
Coerência e Coesão no Processamento do Texto: estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto; estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto e estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas porelementos coesivos.
Relação entre Textos: reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Relação entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido: identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados; identificar o efeito de sentido decorrente do uso da vírgula; identificar o efeito de sentido do uso da sinonímia/antonímia e identificar o efeito de sentido decorrente do uso de outros sinais depontuação ou outras notações.
Para o 1º ano do ensino médio
Matemática
– Números e Operações: relações de pertinência e inclusão em conjuntos; união, intersecção e diferença entre conjuntos; conjunto dos números naturais e suas propriedades; conjunto dos números inteiros e suas propriedades; conjunto dos números racionais e suas propriedades; diferentes representações de números racionais; dízimas periódicas e frações geratrizes; conjunto dos números irracionais e suas propriedades; aproximação de números irracionais por números racionais; conjunto dos números reais e suas propriedades; adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números reais; propriedades da potenciação; notação científica; operações com radicais; racionalização de denominadores; mínimo múltiplo comum (MMC) e máximo divisor comum (MDC); grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais; problemas de contagem; porcentagem e juros simples e compostos;
– Cálculo Algébrico: valor numérico de expressões algébricas; operações com expressões algébricas; produtos notáveis e fatoração algébrica; equações do 1º grau; inequações do 1º grau; sistemas de equações do 1º grau; equações do 2º grau; inequações do 2º grau; sistemas de equações do 2º grau; equações fracionárias; equações literais; equações biquadradas; equações irracionais; domínio, contradomínio e conjunto imagem de funções; gráficos de funções; função afim e função quadrática;
– Geometria: medidas de comprimento, tempo, massa, temperatura e capacidade;medidas de área e volume; conversão de unidades de medida; segmento de reta, semirreta, reta e mediatriz; posições relativas entre ponto e reta; posição relativa entre retas; ângulos; teoremas Angular e Linear de Tales; teoremas da Bissetriz Interna e Externa; semelhança de triângulos; teorema de Pitágoras; relações métricas no triângulo retângulo; razões trigonométricas no triângulo retângulo; Lei dos Senos e Lei dos Cossenos; polígonos; semelhança de polígonos; relações métricas nos polígonos regulares; circunferência; relações métricas na circunferência e perímetro e área de figuras planas;
– Estatística: população e amostra; variáveis quantitativas e qualitativas; tabelas e gráficos estatísticos e medidas de tendência central.
Língua Portuguesa
– Gêneros textuais (poema, cordel, contos, dissertação argumentativa, sarau, textos do cotidiano, resumo, textos digitais, letras de música, dissertação expositiva e textos regionais): interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso, compreendendo o texto como um recurso multimodal; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; localizar informações implícitas em um texto; reconhecer as diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido; identificar os objetivos de textos através da relação entre tal objetivo e o percurso do autor para alcançá-lo (tese e os argumentos que a sustentam); reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados e reconhecer os efeitos de sentido construídos através da escolha lexical;
– Conjunção: noções básicas/valor semântico-discursivo; frase, oração e período/perspectiva semântico-discursiva; processos de composição do período/coordenação e subordinação; orações substantivas/valor semântico-discursivo;
conjunções subordinativas/valor semântico-discursivo; orações adverbiais/valor semânticodiscursivo; pronome relativo/valor semântico-discursivo; orações adjetivas/valor semântico-discursivo; conjunção coordenativa/valor semântico-discursivo; orações coordenadas: reconhecer as relações de coordenação e subordinação no período
composto; identificar o efeito de sentido decorrente da exploração de pronomes relativos; estabelecer relações de comparação semântico-discursivas presentes nos períodos; compreender as relações semânticas que são constituídas através de elementos de composição dos períodos; perceber as relações de causa e consequência oriundas do uso de recursos semânticos e perceber as relações de oposição ou contraste oriundas do uso de recursos semânticos.
– Regência verbal e nominal/valor semântico-discursivo; regência verbal e nominal/crase : aplicar as regras de regência nominal e verbal e o uso da crase e aplicar as regras de colocação pronominal, de acordo com os níveis de
linguagem.
Provas anteriores Colégio Militar Brasília DF – CMB
O CMB publica anualmente as provas que aplicam aos candidatos e essas ajudam os próximos que vão concorrer as vagas do próximo ano, pois podem conferir o estilo de prova e os assuntos que mais caem na prova. Veja aqui provas anteriores CMB.
Para ingressar no 6 º ano ensino fundamental : estar matriculado no 5º ano do ensino fundamental regular em 2023 e
Para ingressar no 1º ano do ensino médio : estar matriculado no 9º ano do ensino fundamental regular em 2023.
Colégio Militar Brasília DF inscrição 2024 aberta
Acesse o site www.cmb.eb.mil.br/index.php/concurso-de-admissao-ao-cmb para fazer a inscrição, sendo que, primeiro deve ser feito o cadastro no site sso.acesso.gov.br, pois o site de inscrição direiona direito para apágina do governo.
Inscrições virtuais – até 14/09.
Inscrições presenciais para pessoas com deficiência ou TFE – até 14/09. Local : Relações Públicas das 8:30 às 11:30.
Pedido de isenção da taxa de inscrição – até 22/08.
Pagamento da taxa de inscrição – até 14/09.
Realização do Exame Intelectual – 29/10.
Divulgação das notas finais do Exame Intelectual – 23/11
Revisão médica e odontológica dos que forem chamados – de 15/01 a 02/02
Matrícula no CMB DF 2024 – de 15/01 a 02/02/2024.
Colégio Militar de Brasília
Endereço : Setor de Grandes Áreas Norte, SGAN – 902/904 – Brasília
Contato : Seção de Comunicação Social/Relações Públicas
Telefone : (61) 3424-1128
E-mail : relacoespublicas@cmb.eb.mil.br