Veja como é feito o cadastro Tarifa Social de Energia EDP para conseguir desconto na sua conta de luz, que pode chegar a 65%. Esse é um benefício do governo federal voltado às famílias de baixa renda, inclusive as que estão cadastradas no BPC. O programa tem inscrição aberta no site, www.edp.com.br/tarifa-social, onde encontram-se as regras de participação, requisitos e locais que o programa atende.
Tarifa Social de Energia EDP inscrição aberta
Moradores de São Paulo e Espírito Santo podem contar com a Tarifa Social de Energia EDP do governo federal, programa que está regulado pela Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010 e pelo Decreto nº 7.583, de 13 de outubro de 2011, que está com inscrição aberta para beneficiar às famílias inscritas no CadÚnico – Cadastro Único e no BPC – Benefício de Prestação Continuada. É um benefício por família.
Famílias que têm direito ao Tarifa Social de Energia
-Famílias com renda familiar mensal até meio salário mínimo vigente por pessoa – perfil 1
-Famílias com um membro que necessite de um equipamento elétrico vital – perfil 2
-Idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência – perfil 3
-Famílias indígenas e quilombolas – perfil 4
O cadastro para pedir o desconto de energia pode ser feito por qualquer pessoa da família maior de idade e que se enquadre nos requisitos e cada endereço deve receber apenas um benefício.
É importante destacar que, os inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo precisam estar com o cadastro atualizado, e isso é um regra que se aplica a todos que estão no CadÚnico. A não atualização dos dados gera a suspensão da família com o sistema, que é gerenciado pelo Ministério da Cidadania. Daí, quem recebe o Bolsa Família, por exemplo, perde o auxílio que é pago todo mês.
Quando atualizar o CadÚnico ?
É quando houver alguma mudança na família, como : morte de alguém, nascimento, separação ou casamento, mudança de domicílio, aumento da renda familiar. E se não tiver qualquer mudança, deve ser feito a cada dois anos.
Então, revisar os dados no Cadastro Único leva a mais benefícios sociais, como é o caso da tarifa de energia, além de outros que as famílias de baixa renda costuam receber.
Descontos Tarifa Social de Energia de acordo com a faixa de consumo de energia
-
Para famílias do perfil 1, 2 e 3
Até 30 kWh por mês – 65% de desconto
De 31 a 100 kWh no mês – 40% de desconto
De 101 a 220 kWk por mês – 10% de desconto
-
Para famílias do perfil 4
Até 50 kWh por mês – 100% de desconto
De 51 a 100 kWh por mês – 40% de desconto
De 101 a 220 kWh no mês – 10% de desconto
Cadastro Tarifa Social de Energia EDP
Famílias que atendem ao perfil do programa podem fazer o cadastro no site do Institito EDP, uma empresa privada do setor elétrico de 20 anos de experiência, que atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, atendendo cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo.
Para se inscrever, acesse www.edp.com.br/tarifa-social nogo abaixo na página, na opção “Cadastre-se na Tarifa Social” por meio do NIS – Número de Inscrição Social ou pelo número do BPC.
No entanto, veja na sua conta se a sua família já não está cadastrada no Programa Tarifa Social. Para isso, confira o campo Subclasse e se nesse campo tiver escrito Residencial Baixa Renda, pronto, a família já está sendo beneficiada. O desconto já está sendo aplicado automaticamente.
Fazer Cadastro no CadÚnico para pedir Tarifa Social Energia SP e ES
Caso você ainda não esteja cadastrado no sistema CadÚnico, procure logo uma unidade do CRAS, Posto do Cadastro Único ou a prefeitura da sua cidade para fazer a inscrição portando o CPF ou o Título Eleitor. Leve também os documentos dos membros da família, sendo : CPF ou, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento ou, Carteira de Identidade ou, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou o Título de Eleitor do titular.
O comprovante de inscrição do CadÚnico pode ser obtido pelo site cadunico.cidadania.gov.br e pelo aplicativo Cadastro Único que pode ser baixado no celular. Ou quem preferir, pode ir direto no Posto do Cadastro Único.