Emprega Brasil mte gov br Carteira de Trabalho

Jovens que vão ingressar no mercado de trabalho e precisam tirar sua CTPS e quem já tem a CTPS de papel devem saber que, por meio da Plataforma Emprega Brasil mte gov br é possível emitir a Carteira de Trabalho, que passou a ser digital, substituindo a carteira física e não precisa pagar nada por isso, a Carteira de Trabalho Digital gratuita pode ser obtida pelos cidadãos que já possuem a carteira e pelas pessoas que vão emitir pela primeira vez.



Emprega Brasil mte gov br Carteira de Trabalho

A partir de 2019, o Portal empregabrasil.mte.gov.br e o aplicativo CTPS passaram a receber cadastros da Carteira de Trabalho da Previdência Social, se tornando CTPS Digital, e deste então, o documento virtual passou a substituir a carteira de papel. Pois, antes, quando foi lançado o aplicativo, em 2017, o documento não substituia a carteira física.

Sobre o Emprega Brasil

É uma Plataforma do Ministério do Trabalho, desenvolvida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem por objetivo, atualizar o antigo Portal Mais Emprego tornando as políticas públicas de emprego ainda mais próximas do cidadão. Com isso, tem modernizado os serviços disponibilizados nos Postos de Atendimento do SINE e proporcionando maior agilidade, independência e transparência, por meio da web.

Pela plataforma, são disponibilizadas aos trabalhadores políticas e ações de emprego que se propõem a auxiliá-los na busca ou na preservação do trabalho decente, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias.

Emprega Brasil para as empresas

Estão disponíveis aplicações que possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado, além de auxiliá-las no atendimento das disposições trabalhistas.




O que é Carteira de Trabalho ?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório que todo cidadão que presta serviços formalmente deve ter, sendo todas as pessoas que prestam serviços no setor industrial, no comércio, na agricultura, na pecuária e no campo doméstico.

A CTPS é um documento básico e importante para o empregado. Nela é possível fazer anotações do contrato de trabalho, das empresas e cargos ocupados, salário, anotações de férias e de aumento salarial, adicionais, rescisão de contrato, e a comprovação do tempo de trabalho na época da aposentadoria. Contudo, o cidadão não depende de anotações na carteira de trabalho para se aposentar ou pedir licença maternidade, por exemplo, o autônomo também tem direito. Nesse caso, o trabalhador só precisa pagar o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social corretamente para quando tiver a idade certa, se aposentar.

Benefícios para quem tem a Carteira de Trabalho registrada

Seguro-Desemprego – é um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador demitido sem justa causa, sendo um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, que devem receber um auxílio em dinheiro por tempo determinado, por 3 ou 5 meses contínuos de acordo com o tempo de trabalho.

Abono Salarial Caixa – para o trabalhador com registro em carteira e que receberam uma remuneração mensal média de até 2 salários mínimos durante o ano-base e que tenha exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração. Além do mais, ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

O pagamento do Abono Salarial pode ser realizado por meio de crédito em conta Caixa se o trabalhador tiver conta corrente ou poupança ou Conta Digital.




Portal Emprega Brasil cadastro Carteira de Trabalho

Site empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital

Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo loja virtual Apple Store da Apple e no Play Store do Android.

Primeiro passo é fazer o cadastro na conta sso.acesso.gov.br/login.servicos.mte.gov.br caso ainda não seja cadastrado. Depois é só acessar o site ou o aplicativo fazendo o login gov.br, inserir os dados pessoais e aguardar a validação das informações. Tudo certo, basta inserir o CPF para ter acesso às informações inseridas na carteira.

Para o empregador ter acesso à sua carteira, ele só precisa do CPF. Daí, o pessoal da contabilidade quem faz o registro do funcionário e anota tudo que se refere ao contrato de trabalho. A Chave da Carteira de Trabalho Digital é o CPF.

A saber

Na CTPS Digital não consta o número do PIS. Para saber o número, basta acessar o aplicativo Caixa Tem.

Importante saber

A CTPS Digital não pode ser utilizada como um documento de identificação como é o caso da CTPS de papel.

Quem tiver a CTPS de papel deve guardar a mesma para fins de comprovações, se necessário por alguma determinação judicial.




O que você encontra no Portal Emprega Brasil ?

Pode fazer consulta de informações da Carteira de Trabalho Digital
Consultar a situação do seu Benefício TAC-Taxista
Consultar a situação do requerimento de Seguro-Desemprego e informações sobre o benefício
Consultar a situação do seu Benefício Emergencial
Buscar vaga de emprego SINE de acordo com o seu perfil profissional
Obter informações sobre o Abono Salarial

O Portal Emprega Brasil propõe : reunir em um único banco de dados as informações de trabalhadores e vagas disponibilizadas nas agências de emprego do SINE, em âmbito nacional; possibilitar o autoencaminhamento de trabalhadores às vagas de emprego disponibilizadas no Portal Emprega Brasil; padronizar e integrar o atendimento aos trabalhadores e empregadores na rede de atendimento; possibilitar aos trabalhadores desempregados que solicitam o benefício do Seguro-Desemprego o encaminhamento às vagas de emprego disponíveis no Portal Emprega Brasil e aos cursos de qualificação profissional – Pronatec, pelo Portal do Trabalhador, visando agilizar a sua recolocação no mercado de trabalho.

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.