Publicado edital de abertura do Concurso Público da PM DF 2023 que anuncia 2.100 vagas abertas para o Distrito Federal pelo processo seletivo de candidatos que farão o curso de formação de soldado para o Quadro de Praças Combatentes, das corporações que ficam em todo o território da capital brasileira. Confira banca organizadora e mais informações sobre o concurso, que já abriu inscrição.
PM DF abre Concurso público 2023
Polícia Militar do Distrito Federal realiza concurso em 2023 pelo Instituto AOCP, para o Curso de Formação de Praças para capacitação de Soldado 2ª Classe – Combatente, sendo 700 vagas para de início imediato e 1400 para cadastro reserva.
Para concorrer vaga no cargo de soldado combatente o candidato deve ser brasileiro formado em curso superior, ter entre 18 e 30 anos (não pode completar 31 anos até a data de inscrição), ter 1,65 m de altura se for homem e 1,60 m de altura se for mulher, no mínimo, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for homem, ter direitos políticos e civis, ter habilitação da categoria B e outros requisitos citados abaixo.
Processo seletivo concurso PM DF
O primeiro passo do processo seletivo começa pela prova objetiva, etapa que classifica e elimina candidatos para a próxima etapa do processo seletivo. Assim segue até a última fase de seleção. O que o candidato precisa saber é que para ser aprovado para o curso de formação é preciso passar em todas as etapas, sem contar que o curso também é uma fase eliminatória, pois quem não tiver um bom aproveitamento será eliminado e com isso não poderá ingressar na corporação.
Para ser um soldado combatente da PM DF a pessoa precisa ter uma boa condição física e aptidão mental, pois vai lidar com arma de fogo e com todos os tipos de pessoas e situações que a PM enfrenta ao longo da carreira.
Outro requisito fundamental que o candidato deve ter é uma boa reputação. Para saber se o candidato está apto para carreira de militar é feita uma investigação para saber sobre a conduta e indenidade moral. Se não tiver esses requisitos será eliminado.
Quem tem intenção de participar do processo seletivo e sabe que não tem todos esses requisitos melhor nem fazer a prova, porque se fizer pode ser perda de tempo. Candidato que não tem um dos requisitos será eliminado do concurso e não será chamado para o curso de formação. Também são eliminados os participantes que não tiverem todos os documentos solicitados, os quais são entregues para matrícula no curso de formação.
Etapas do processo seletivo
Prova objetiva – prova com 60 questões de conhecimentos básicos e específicos e prova discursiva /redação
Testes físicos – medição do desempenho por meio de exercícios físicos que envolvem natação, teste em barra, flexão abdominal e corrida.
Exames médicos e odontológicos – consistem em avaliação de saúde física e psíquica feita por meio de exames clínicos, oftalmos, odontológicos, toxicológicos, biométricos.
Sindicância da vida progressiva e investigação social – consiste numa investigação sobre a vida do candidato no âmbito social, criminal, civil, funcional ou trabalhista e escolar.
Avaliação psicológica – serão feitos testes psicológicos individuais e coletivos os quais devem ser feitos para saber se o candidato tem capacidade de exercer atividades na polícia.
Curso de Formação – etapa de preparação do soldado, que será realizado na Escola de Formação de Sargento, onde o aluno deve se dedicar totalmente às aulas para ser aprovado no final do curso, e com isso ser um membro oficial da PM DF. Após o curso o soldado tem direito a uma remuneração de R$ 6.081,28.
Fazer inscrição Concurso público PM DF 2023
Inscrições para o concurso começaram dia 14/02 e para participar, acesse o site www.institutoaocp.org.br/concurso e se inscreva até às 12:00 do dia 10/04/2023. A prova está marcada para dia 21/05/2023.
As informações pertinentes ao concurso podem ser conferidas no edital e edital retificado publicados no mesmo site!