Aprendiz Paulista 2022 Inscrição cadastro

Veja como participar do programa Aprendiz Paulista 2022, uma oportunidade para jovens em fase de estudo que precisam de experiência profissional e assim terem um currículo desejável. Então, se você tem o perfil para ser um aprendiz, idade mínima de 14 anos, pode conferir aqui como fazer inscrição, o programa recebe cadastro no empregasaopaulo.sp.gov.br. Confira as instruções.



Aprendiz Paulista 2022 Inscrição

Programa Aprendiz Paulista 2022 abre inscrição para ingresso de jovens com idade entre 14 e 24 anos, residentes no Estado de São Paulo e matriculados em curso oferecido pelas unidades do Centro Paula Souza, em vagas de trabalho para jovem aprendiz. 

Aprendiz Paulista

Esse é um programa do governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Desenvolvimento Econômico, que funciona por meio de parceria com o CPS e diversas empresas de São Paulo. Seu objetivo é encaminhar os jovens estudantes ao mercado de trabalho como menor aprendiz, onde devem obter a prática profissional.

Como funciona o programa Aprendiz Paulista 

No site do Emprega São Paulo, as empresas contratantes fazem o cadastro das suas vagas para aprendizes. Daí, elas ficam à disposição dos candidatos, ou seja, dos jovens com idade de aprendizagem. Então, o jovem faz o cadastro e depois pode acessar os cargos disponíveis.




Para isso, o jovem deve ter idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos. Além disso, deve estar fazendo curso técnico profissionalizante em uma ETEC – Escola Técnica de São Paulo, desde que esteja cursando o 1º semestre do curso que dura 3 semestres ou pelo menos o 2º semestre do curso que dura 4 semestres. Além do mais, o candidato não pode ter vínculo empregatício.

Jornada de trabalho do Aprendiz Paulista

O tempo de trabalho do Aprendiz Paulista é de 4 horas diárias, dando um total de 8 horas por dia, contando com 4 horas de curso. É a empresa que escolhe o melhor horário, pois o programa têm horários flexíveis por conta do curso que a pessoa está fazendo. 

Nesse caso, quem estuda a noite deve ser contratado para ingresso no emprego depois das 10:00 da manhã e horário máximo para permanecer na empresa é até às 17:00 e há quatro diferentes cargas horárias de trabalho entre 10:00 e 17:00.

Jovens estudantes do período da tarde podem ser contratados para trabalhar das 8:00 às 12:00. Daí, se o jovem for maior de idade pode trabalhar no período da noite, isso vai depender da necessidade da empresa. 

O horário de trabalho dos jovens que fazem curso de manhã deve ser das 13:00 às 17:00 ou das 14;00 às 18:00. Nesse sentido, cabe à empresa decidir qual é o melhor horário para ela.

Direitos do aprendiz 

Tem direito em uma remuneração (o valor a empresa quem determina), vale transporte, seguro desemprego, férias remuneradas e FGTS.



Aprendiz Paulista 2022 cadastro

Para cadastrar seu currículo em vaga disponibilizada por empresa parceira do programa, acesse www.empregasaopaulo.sp.gov.br/Aprendiz. Para dar início no cadastro, entre na janela “Aluno : Faça seu cadastro gratuito”. Na sequência marque o termo de responsabilidade e clique no “link Próximo”.

Processo seletivo do aprendiz

Sobretudo, os responsáveis pelo programa faz a seleção dos estudantes e logo depois, se tiver vaga aberta, o jovem deve ser encaminhado para entrevista. A partir daí, é de responsabilidade da empresa selecionar e aprovar cada aprendiz para seu respectivo cargo. Isto é, quem decide se vai disponibilizar a vaga para o aprendiz é a empresa.

Tire suas dúvidas sobre o programa aqui www.empregasaopaulo.sp.gov.br/aprendiz/candidato

E aqui www.empregasaopaulo.sp.gov.br Perguntas mais frequentes

Deseja obter mais informações ? Então, ligue no 0800-770-7378 de 2ª a 6ª feira, das 7;00 às 22:00, e aos sábados, das 7:00 às 13:00. Ou, caso prefira, pode entrar em contato por e-mail [email protected] Contudo, tem ainda a opção de ir direto em uma unidade dos PATs. Daí, é só conferir endereços no site www.emprego.sp.gov.br/pat



Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.