Bolsa Universidade Manaus 2019

Saiba que o programa Bolsa Universidade Manaus, da Prefeitura Municipal, abre inscrições para participação de estudantes de instituições particulares do ensino superior que buscam por bolsa de estudos 2019 para ajudar a custear a graduação paga em 2019, saiba como participar para concorrer bolsa de 100%, 75% e 50%.
Bolsa Prefeitura Manaus


Bolsa Universidade Manaus 2019

A Prefeitura de Manaus oferece 27.729 bolsas de estudo pelo Bolsa Universidade 2019, em instituições localizadas no município participantes do programa, como Uninorte, Estácio de Sá, Uninassau, Fucapi, Esbam, Fametro, Dom Bosco e outras que oferecem cursos de graduação pagos credenciados pelo Mec.

Bolsa universidade 2019 – esse é um programa que visa a concessão de bolsas aos alunos e aos candidatos que serão alunos das instituições participantes, para que possam pagar menor ou ficar isento do valor das parcelas do curso. Como contrapartida, os alunos devem participar de atividades em órgãos públicos de Manaus, para elaboração de projetos socioeducacionais, ambientais e culturais, com carga horária de 8 horas, 12 horas ou 16 horas semanais, que varia de acordo com o desconto da mensalidade.

Pode ser beneficiado pelo Bolsa Universidade, morador de Manaus que faz parte de familiar com renda familiar mensal igual ou menor a 1, 5 salário mínimo por pessoa, como por exemplo, ser de família de três pessoas que recebe uma renda mensal de R$ 4.216,50, que dividindo para três dá R$ 1.405,50.




Então se você se encaixa nos requisitos deve se inscrever para participar do processo seletivo. Se conseguir uma vaga vai ser excelente para seu currículo, as atividades entram como extracurriculares, as quais todos os universitários deveriam ter para acrescentar no currículo, pois elas agregam valor à experiência profissional, ainda mais se as atividades forem nas áreas que esteja cursando.

Confira cursos de graduação por instituição de Manaus que oferecem bolsas

Uninassau – Engenharia Civil , Engenharia Mecânica, Enfermagem, Farmácia, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Rede de Computadores, Administração, Gastronomia e mais.

Uninorte – Marketing, Pedagogia, Letras, Psicologia, Sistema de Informação, Gestão da Qualidade, Jornalismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina e muitos outros.

Faculdade Salesiana Dom Bosco – Administração, Ciências Contábeis, Tecnológico em Gestão Ambienta, Filosofia, Gestão Financeira, Serviço Social e mais.

ESBAM – Educação Física, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Medicina Veterinária, Turismo e outros.

Fucapi – Ciências da Computação, Engenharia de Bioprocessos, Controle e Automação, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Publicidade e Propaganda, Marketing, além de outros.

Nilton Lins – Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo, Odontologia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia em Segurança do Trabalho e mais.



Fazer inscrição Bolsa Universidade Manaus

Acesse o site portalespi.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade, cadastrar CPF e senha para obter login e ter acesso ao formulário de inscrição. 

Inscrições do programa para acesso às bolsas 2019 ocorreram de 12/11 a 26/11/2018.

Dica para fazer inscrição

Se você escolher a opção fazer inscrição pelo celular e não conseguir, tente pelo computador pois as vezes o celular não suporta. Se pelo computador o site não abrir pode ser que esteja congestionado devido a quantidade de acessos. Nesse caso, deve persistir e atualizar a página quantas vezes for necessário até ter acesso ao link de inscrição. Se não tem tempo para isso, faça a inscrição de madrugada, essa é uma boa hora porque o fluxo de gente se inscrevendo é menor.

Quem conseguir a bolsa deve ficar atento para a convocação. Os candidatos classificados serão convocados por meio do e-mail e por meio do portal do programa para se apresentar na sede da ESPI, no local deve assinar o termo de compromisso.

Quem não puder realizar a contrapartida na carga horária definida pelo programa deve levar documentos que comprovem vínculo empregatício ou que presta serviço como autônomo, para prestar atividades com menor carga horária. Então o aluno que ganhar bolsa de 50% vai participar de contrapartida de 40 horas por semestre, se for bolsa de 75% contrapartida de 70 horas por semestre e se for bolsa de 100% contrapartida de 100 horas por semestre.




Antes de se inscrever, leia o edital portalespi.manaus.am.gov.br/Edital-Programa-Bolsa-Universidade para saber sobre o processo de inscrição e seleção dos participantes, e cursos por instituições que estejam participando do programa. Também, o edital informa que tipo de renda pode entrar no cálculo da renda familiar, pois nem todos os valores recebidos pela família precisam ser inseridos no cálculo.

Opinião do blog

Programa para concessão de bolsa aos estudantes de graduação paga deveria ser adotado por mais órgãos públicos e instituições privadas de muitas outras regiões do Brasil, pois incentiva o estudo e ajuda o aluno ir até o fim dos estudos.

O brasileiro precisa de oportunidade como essa para ter incentivo de estudar e conseguir a formação superior em instituição privada, pois nem todos conseguem vaga em instituição pública. A falta de profissionais desse nível ainda é grande no Brasil, muitas vezes é por falta de tempo para estudar, ou por não ter dinheiro para pagar por um o curso de graduação, além de outros motivos.

Por isso, a iniciativa da Prefeitura de Manaus e instituições parceiras deve ser vista como uma excelente oportunidade. O pagamento do aluno por meio de contrapartida é ainda mais compensador do que a bolsa, pois o aluno vai desenvolver projetos na área de estudo e com isso vai aumentar seu grau de conhecimento, dando muita vantagem na hora de concorrer boa vaga de emprego.

Então não perca tempo e se inscreva! Se não conseguir bolsa para no que vem, e ainda der tempo devido ao ano de estudo, tente ano que vem para concorrer bolsa 2020.

Boa sorte!




12 Comments

Comente aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.