Capes abre Especialização grátis para professores 2020

Oportunidades para docentes do todo o Brasil, Capes abre especialização grátis para professores 2020 em instituições estaduais e federais, e podem participar, docentes do ensino fundamental que gostariam de ampliar seus conhecimentos para planejar aulas diferenciadas, convidativas e estimulantes.



Capes abre Especialização grátis para professores 2020

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes abre 3.920 vagas para curso de especialização grátis 2020 de 480 horas que aborda Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia, que vai especializar professores de Ciências do 6º ao 9ª ano do ensino fundamental.

Especialização Capes para professores

O curso de especialização lançado pela Capes faz parte do programa Ciência é 10 o qual integra o Ciência na Escola criado e gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação, MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

A Especialização grátis Capes para Professores será oferecida modalidade a distância, por meio do Sistema Universidade Aberta – UAB da Capes. Nesse caso, os professores vão cursar distância em ambiente virtual da UFSCar, instituição parceira da Capes e participarão das atividades presenciais mensais nos polos de instituições públicas, as que compõem o sistema UAB, que ficam em 125 cidades brasileiras.



Sobre o curso de Especialização para professores 2019

O curso foi dividido em três módulos que dão um total de 480 horas em 1 ano e meio de estudo. O primeiro módulo aborda “Para perguntar e experimentar, é só começar!” (com uma introdução de 30 horas) – segundo módulo “Para perguntar e responder, melhor saber!”- terceiro módulo “Se é para experimentar, vamos fazer!”. E o que forma esses módulos são os êxitos temáticos : Ambiente, Vida, Universo e Tecnologia, abrangendo as áreas de biologia, química, física e matemática, pois todas estão ligadas na disciplina ciências.

Pelos temas do curso se observa que os professores vão adquirir um nível de conhecimento bem dinâmico, algo que não estão acostumados levar para as salas de aulas, pois não fazem parte da pasta pedagógica, que já possui um padrão de ensino imposto pela Secretaria da Educação.

Com essa nova experiência adquirida os docentes vão poder preparar as aulas bem atrativas e assim levar novos desafios para as salas de aulas. Isso pode gerar mais interesse por parte dos alunos, que vão ficar mais atraídos pelas aulas. Toda essa novidade vai fazer com que os alunos tenham mais interesse pelas aulas, e todo esse interesse vai fazer com que o professor se sinta mais estimulado para dar aulas.




Instituições participantes e cidades polos UAB que vão receber os professores

  • UFABC – têm polos UAB em Bragança Paulista, Peruíbe, Diadema, Guarulhos, Campinas, São José dos Campos e em Casa Blanca.
  • UFTM – mantém polos UAB em Uberaba MG, Araxá e Ituiutaba-MG e em Franca e em Jales SP.
  • UFRGS – polos em Porto Alegre, Lajeado, Gravataí, Passo Fundo e em São Francisco de Paula.
  • UFES – há polos UAB em Castelo, Itapemirim, Mantenópolis, Pinheiros, Santa Leopoldina, São Mateus, Vanda Nova do Imigrante e, Vila Velha ministrados pela UFES.
  • IFBA – têm polos pelo Sistema UAB Salvador, Mata de São João, Mundo Novo, Pintadas, Seabra, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista, Brumado, Ilhéus, Itabuna e em mais regiões.
  • UEMA – polos em São Luís, Viana, Loreto, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Coelho Neto, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Grajaú, Caxias, Porto Franco, Paraibano e Santa Inês.
  • UFMA – polos em Açailândia, Anapurus, Arari, Nina Rodrigues e São Luís.
  • IFPE – polos em Carpina, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe e mais.
  • Unb – polos UAB em Alto Paraíso do Goiás, Anápolis, Caldas Nova, Goiás, Goiânia, Jataí. Também participam polos Brasília-UNB e Planaltina-UNB, que são dois dos campi da universidade.
  • IFAM – mantém polos UAB em Carauari, Ariquemes, Porto Velho, Lábrea e em Tefé.




Inscrição Especialização grátis Capes para professores 2020

Período de inscrição curso Especialização grátis Capes para professores começa dia 30/09. As inscrições são feitas no site das instituições participantes. Confira sites de cada um delas.

www.ufabc.edu.br

www2.ifam.edu.br

www.uftm.edu.br

portal.uel.br/home

portais.ufma.br

portal.ifpe.edu.br

portal.ifba.edu.br

www.uema.br

www.ufes.br

www.ufu.br

www.uerr.edu.br

www.ufvjm.edu.br

www.ifrr.edu.br

www.furg.br

www.ufrgs.br

www.unb.br

www.ufmt.br

www.unilab.edu.br

www.ifsc.edu.br

Confira informações no site oficial do Ciência é 10 c10.capes.gov.br

Também no Portal do Mec portal.mec.gov.br



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.