Censo Escolar 2018

Informações sobre o Censo Escolar 2018 realizado em escolas de todo o país, Inep publicou o cronograma do Censo Escolar de 2018 para inserção de dados de alunos e escolas públicas e privadas no Sistema Educacenso/Inep, que é feito todo ano para levantamento de informações sobre estabelecimentos de ensino, alunos e profissionais.



Inep define calendário do Censo Escolar 2018

Diretores das redes de ensino, diretores e responsáveis pelas escolas publicas e privadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Pará e dos demais estados e Distrito Federal já podem conferir datas do Censo Escolar 2018, realizado a partir de maio 2018.

Todo ano o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep abre período para coleta de dados do Censo Escolar e o cronograma para coleta dos dados e prazos de cada período do levantamento estatístico só e definido e publicado depois que todas as escolas do país já adequaram o calendário anual, pois cada região tem seu calendário.

O Censo Escolar é feito para que o Mec possa acompanhar o desenvolvimento da educação no país; taxas de rendimento e de fluxo escolar – para saber do total de alunos por escola/município, alunos aprovados e reprovados, quantidade de alunos transferidos, alunos que ainda devem se manter na escola no ano seguinte e os concluintes do ano referente ao censo, alunos falecidos e alunos que abandonaram a escola; idade-série; e quantidade de profissionais por escola.



Como é feito o Censo Escolar

A coleta de dados pelo Censo é feita em dois momentos. Primeiro momento deve ser feito a Matrícula Inicial – informações sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares. Segundo momento deve ser passada a Situação do Aluno – movimento e rendimento escolar dos alunos.

O Senso que inicia em maio 2018 se refere ao ano letivo 2018 e será feito em todas as escolas e em todos os níveis de ensino, sendo educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, EJA fundamental e médio, ensino médio normal, e educação profissional, que engloba ensino médio com curso técnico integrado e curso técnico e fic da modalidade concomitante, subsequente e integrado ao EJA.

Importância do Censo Escolar

Com as informações sobre escolas, alunos  e profissionais de cada região disponibilizadas através do Censo Escolar é possível que é Mec avalie a quantidade de alunos que estará estudando no ano seguinte, o aprendizado dos alunos, número de professores por escola e outros, e com isso pode fazer planejamentos e repasse de recursos vindos governo federal que destinam a educação.

Censo Escolar 2018 – Cadastro

Calendário Censo Escolar 2018/2019

Para inserção de dados o Censo Escolar inicia em 30 de maio 2018 no site censobasico.inep.gov.br/censobasico e termina em maio 2019 e durante esse período deve ocorrer as seguintes atividades :




De 30/05 a 31/07/2018 – período de coleta que compreende o processo de digitação e de exportação dos dados no sistema Educacenso;

Em 30/08/2018 – Inep disponibiliza os relatórios por escola para que os gestores municipais, estaduais e do DF possam conferir as informações. Possíveis correções podem ser feitas a partir dessa data.

De 17/12/2018 a 30/01/2019 – divulgação dos resultados finais e microdados públicos da pesquisa e fica a cargo do Inep;

De 04/02 a 20/03 – data em que acontece a exportação dos dados de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados na primeira etapa de coleta, que fica a cargo do diretor ou responsável pela escola ou pelo processo de exportação dos dados e gestores dos municípios e estados e do Distrito Federal;

Documentos que podem ser utilizados para esse fim são os existentes nas escolas, como diários de classe, livros de frequência, históricos escolares e por outros meios de anotações adotadas pelos professores e gestores, consideradas como documentos confiáveis pelo Mec e Inep, para o preenchimento do Censo Escolar.




Em 10/05/2019 – serão disponibilizados os relatórios por escola e indicadores de rendimento escolar 2018.

Para ver cronograma completo, acesse a Portaria na página de notícias do Inep  inep.gov.br/definido-o-cronograma-do-censo-escolar-2018

Quem tiver dúvida sobre o procedimento pode ligar para uma das Coordenações do Censo Escolar. Telefones para contado estão na Cartilha de Situação do Aluno

Demais informações, aqui : portal.inep.gov.br/censo-escolar



Comente aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.