Cesam aprendiz cadastro

Conheça as oportunidades do Cesam Aprendiz – Centro de capacitação que qualifica e encaminha jovens para empresas diversas no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e mais, e saiba como fazer seu cadastro para concorrer uma das vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras.



Cesam Aprendiz

Centro Salesiano do Adolescente e Trabalhador – Cesam recebe cadastro de jovens em fase de aprendiz que estão em busca do seu primeiro emprego e que precisam de ajuda profissional.

O Cesam, instituição que pertence aos Salesianos de Dom Bosco – Organização internacional que se dedica todo o seu tempo para levar a educação aos jovens, tem como objetivo, encaminhar jovens para empresas, além de oferecer a capacitação profissional por meio do Programa de Aprendizagem Salesiana.

As unidades de aprendizagem Cesam ficam em cinco regiões do Brasil, que são as já citadas no começo do artigo e em Tocantins. Cada espaço é formado por salas de aulas onde os cursos são oferecidos por profissionais qualificados na área. Além das salas de aulas, os centros têm laboratório, sala de informática e biblioteca, e é tudo de graça. No Cesam os jovens têm a oportunidade de fazer o curso gratuito na área que gostaria de trabalhar e ainda consegue uma vaga de emprego como aprendiz.



Quem pode ser Aprendiz

O programa de aprendizagem (técnico-profissional), que é amparado por lei, foi criado para atender adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Pela lei, os adolescentes não podem trabalhar como adulto, mas podem exercer atividades remuneradas com menos carga horária, desde que não prejudique a escola. Pensando nisso que surgiu o Programa de Aprendizagem, o qual deve ser adotado pelas empresas de médio e grade porte de todo o país.

Esse programa beneficia e protege os jovens de exploração no trabalho. Então pela lei os jovens deve trabalhar por 4 ou 6 horas em local adequado e em horário que não atrapalhe a jornada escolar, pois a escola é o mais importante para os jovens.

A lei ampara os jovens entre 14 e 18 anos, mas até 24 anos são considerados jovens aprendizes, já que ainda estão em fase de estudo e estão ingressando ou vão ingressar no mercado de trabalho.

As empresas que contratam aprendizes devem fazer contratos que durem pelo menos 2 anos. Esse é o tempo máximo que as empresas devem manter cada aprendiz. O aprendiz tem direito a remuneração, salário que pode variar de empresa para empresa, e também, vale-transporte, FGTS e férias. Benéficos são acordados com a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.




Como funciona o Programa Aprendiz

Os jovens aprendizes participam de aulas teóricas e práticas para que a formação seja completa. Por isso devem iniciar o programa na escola profissionalizante, que nesse caso é o Cesam, onde são oferecidas as aulas teóricas. Logo depois começa a parte prática na empresa contratante. Depois que termina o programa o jovem está pronto para integrar aos demais profissionais no mercado de trabalho.

Os jovens que participam do Cesam passam por todo esse processo. O Centro os capacita por meio de cursos de qualificação, como : Assistente administrativo, Assistente Bancário, Auxiliar de produção, Auxiliar de Vendas, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Almoxarifado e Estoque, Frentista, Repositor, Operador de Caixa e outros, e as empresas parceiras os recebem para jornada de trabalho em função de aprendiz.

Os núcleos de capacitação Cesam ES ficam em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, e de MG ficam em Belo Horizonte e Pará de Minas.



Cesam Aprendiz Cadastro

Os jovens interessados pelo programa devem acessar o site do Cesam do seu estado e se cadastrar. Para iniciar o cadastro entre em um dos links abaixo, depois em “Seja um Aprendiz”, e quando acessar o formulário insira o nome completo, números de documentos pessoais, nível acadêmico, número de telefone, endereço residencial, entre outras informações.

Depois do cadastro feito é só aguardar ser chamado para dar início ao programa. A pessoa é chamada quando seu currículo é selecionado.

Links para acesso ao formulário de cadastro

cesames.salesianos.br
cesammg.salesianos.br
cesamgo.salesianos.br
cesamdf.salesianos.br
cesamto.salesianos.br



Comente aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.