CNH Digital como fazer

Carteira de motorista já tem a versão digital, é a CNH Digital, um documento opcional gratuito disponibilizado pelo Detran que pode ser acessado pelo celular, por meio do QR Code, bem como a CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Veja abaixo como fazer.



Leia também :

Semas abre inscrição para CNH Social Maceió : Faça sua inscrição e concorra uma vaga!

CNH Social Amazonas 2022 Detran AM tem inscrição aberta. Veja como participar aqui !

Detran CE recebe inscrições para CNH Popular Ceará. Veja quem pode participar!

CNH Digital

É a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica que todos que tiraram a CNH a partir de 2017 podem ter acesso. É um documento prático, seguro e acessível por todos que têm o QR Code na Habilitação e pode ser acessado mesmo que o celular esteja sem internet. Isto é, ela fica registrada no celular mesmo estando off line.

A CNH Digital é um recurso moderno que veio para facilitar a vida dos motoristas. Isso porque, as vezes pode acontecer de esquecer o documento em cada ou mesmo perder o mesmo. Se isso acontecer, tem o documento no celular. Dificilmente alguém esquece o celular, não é mesmo ? 

A saber, esse documento é o mesmo do impresso, afinal, o que muda é que está na forma digital. Assim, a validade é a mesma. Então você precisa saber que, quando a CNH impressa vence, a digital também vence. Da mesma forma é o documento CRLV.



CNH Digital como fazer

Para fazer sua CNH Digital, baixe o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito da SERPRO no celular. Pode ser pelo sistema operacional Android ou iOS (iPhone). 

play.google.com/store/apps/gov.serpro.cnhe

apps.apple.com/br/app/cnh-digital

Depois de baixar o aplicativo é hora de fazer login no acesso.gov.br. Quem ainda não rem cadastro no site do governo, precisa fazer primeiro. Hoje em dia não dá para fazer nada antes de ser registrado pelo governo.
 
Depois do login, volta para a página da CNH para dar início no cadastro. Para isso, aponte a câmera do celular para o QR Code que pode ser localizado na parte de trás da habilitação e tire a foto.  

O que o aplicativo faz é comparar a foto do condutor com a foto registrada no banco de dados do Detran. Depois, confirme o CEP que foi cadastrado no Detran. Estando tudo certo, a CNH Digital aparece na tela do celular. Pronto, está feito!

Serviços acessados na CNH Digital

Habilitação – ao clicar nessa opção dentro do aplicativo aparece a habilitação como a impressa.




CRLV – essa opção dentro do aplicativo dá acesso ao documento do veículo igual ao documento impresso.

Infrações no Aplicativo CNH Digital – é possível conferir as informações por veículo, caso a pessoa tenha mais de uma, e por infrator. Ou seja, cada carro que esteja no nome do condutor que tomar multa, têm esses dados postados nesta opção.

De fato, é muito prático o aplicativo. Dá para visualizar informações da habilitação, do documento do veículo. O motorista pode compartilhar informações do documento, quando precisar. Por isso, não dá para dispensar essa tecnologia nas novas vidas. Em outras palavras, quanto mais prático é o nosso dia a dia, melhor aproveitamos o nosso tempo.
 
Informações importantes 

Quando a pessoa baixa o aplicativo e faz o cadastro, automaticamente ele cadastrou o celular no Senatran, Nesse caso, só por meio desse celular a pessoa pode ter acesso a sua CNH Digital. 

Daí, caso venha a perder o celular, logo deve ser feito o bloqueio da CNH-e no portal de serviços do Senatran (confira o link abaixo). Quando tiver comprado um novo celular, é só habilitar a CNH novamente. Assim, o documento na versão digital será transferido para o novo aparelho. Simples assim.

Gostou de saber um pouco sobre a CNH Digital ? Então, baixe agora o aplicativo no seu celular. É prático e cômodo. E não se preocupe por ter esses dados no seu celular, só você tem acesso.

links úteis

portalservicos.senatran.serpro.gov.br

www.gov.br/obter-carteira-digital-de-transito



Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.