CNH Social ES Inscrições

Gostaria de tirar a primeira habilitação gratuita em 2018? Então participe da CNH Social ES oferecida pelo Governo ES e Detran e concorra uma das 9 mil vagas abertas em 2018, para CNH A e B e para mudança na categoria na Grande Vitória e interior do Espírito Santo. Inscrições ocorrem no site detran.es.gov.br/cnhsocial em três períodos em 2018. Para saber de dadas leia mais informações do post.



Detran abre inscrições para CNH Social ES

A partir da 00:00 do dia 07 de março inicia o primeiro período de inscrição CNH Social 2018 para oferta de 3 mil vagas para formação, qualificação e habilitação profissional de pessoas de 18 anos acima considerados baixa renda, que buscam pela habilitação grátis em 2018.

Governo do Espírito, por intermédio da Secretaria de Segurança, Secretaria do Trabalho, Secretaria de Direitos Humanos e Detran ES, lança CNH Social 2018, programa social que oferece CNH A ou B ou para adicionar CNH A ou B ao condutor que já possui uma das categorias, e para mudanças na habilitação para C, D e E.




O programa que é gerenciado pela Secretaria do Trabalho e dos Direitos Humanos é executado pelo Departamento de Trânsito do Estado – Detran, que fica a cargo dos exames feitos nos Centros de Formação de Condutores, clínicas credenciadas e laboratórios das cidades onde têm vagas abertas.

Sobre CNH Social ES

O programa social do Governo ES que oferece carteira de motorista de graça aos moradores do estado foi criado para beneficiar as pessoas de baixa renda cadastrados no CadÚnico e que tenham renda familiar de até 2 salários mínimos, podendo ser pessoas empregadas e pessoas desempregadas há mais de 2 anos, pessoas que nunca tiveram emprego formal, pessoas que recebem o Bolsa Família e alunos matriculados em escola pública que tiveram um bom despenho escolar em 2017.

Os candidatos também devem saber ler e escrever, devem possuir CPF e documento oficial com foto, como RG, e não podem ter nenhum impedimento para emissão do documento.

Para conseguir a carteira de motorista gratuita primeiro o candidato deve se inscrever no site do Detran para participar do processo seletivo. Se for aprovado vai dar início ao curso na data informada posteriormente pelo Detran . O curso que habilita condutores consiste no exame prático (parte escrita) e teórico (direção), exames médicos, psicológicos e toxicológicos, etapas importantes para formação completa do condutor que vai tirar a primeira CNH ou renovar a mesma.




Reprovação nas aulas práticas e teóricas

O aluno que for reprovado nos exames teóricos e práticos pode tentar novamente uma vez, sem qualquer cobrança, desde que não tenha passado o prazo do processo de obtenção de 1ª CNH. O candidato reprovado nos exames práticos poderá renová-los uma vez, sem qualquer cobrança, desde que não exceda o prazo do processo de mudança de categoria da CNH. Passado o prazo o candidato só será incluído no projeto depois de 3 anos. Aos alunos condutores que passarem em todas as etapas terão a CNH emitida gratuitamente, assim como todos os exames que fazem parte do projeto.

Quem conseguir tirar a carta de motorista vai poder dirigir tranquilamente em qualquer lugar sem medo de ser pego pela polícia e até mesmo trabalhar como motorista particular ou manobrista no caso de CNH B, se for CNH A pode trabalhar como motoboy. Já o condutor que conseguir fazer a mudança na habilitação para CNH C poderá dirigir caminhão com até 6 mil quilos – para CNH D poderá dirigir van, ônibus e micro-ônibus – para CNH E poderá dirigir carreta e caminhão, por exemplo.

Importante saber

Quem pretende trabalhar como motorista ou motoboy precisa informar ao órgão quando for dar início ao programa, para que a habilitação saia com a especificação : “exercer atividades remuneradas”. Todos que trabalham com carro e moto devem ter essa informação na CNH. No caso dos motoristas que possuem a CNH C e D que já tem essa informação na habilitação só precisam fazer todos os exames para mudar de categoria.



CNH Social ES Inscrições

O projeto prevê a emissão de 9 mil carteiras em 2018 e para isso vai abrir inscrições em três datas. Inscrições abertas é para processo seletivo de 3 mil pessoas que têm os requisitos impostas pelo programa, sendo as primeiras pessoas a conseguirem a carteira em 2018.

Para se inscrever no Projeto CNH Social Gov ES, entre no site do Detran detran.es.gov.br/cnhsocial a partir da primeira hora do dia 07/03. O prazo de inscrição encerra dia 05/04/2018. Confira informações aqui: www.es.gov.br/governo-do-estado-lanca-programa-cnh

O cidadão que sabe que têm todos os requisitos mas ficou de fora desta etapa, dever ficar atento para fazer inscrição na segunda ou terceira fase do programa 2018.

Acompanhe informações pelo nosso site e fique informado!



3 Comments

Comente aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.