Como emitir a 2ª via do Cartão Digital SUS – CNS

Leia informações deste artigo e saiba como emitir a 2ª via do Cartão Digital SUS – CNS, opção para cidadão que deseja usar o documento online na hora de apresentá-lo em estabelecimentos de saúde de qualquer região do país.



Como emitir a 2ª via do Cartão Digital SUS – CNS

Governo lança o Cartão do Digital SUS pelo Aplicativo conectesus-paciente.saude.gov.br, por meio desse o cidadão pode emitir a 2ª via do Cartão SUS – CNS (Cartão Nacional de Saúde), documento de identificação do usuário no Sistema Único de Saúde.

O Cartão SUS – CNS é um documento indispensável em postos de saúde, hospitais e demais estabelecimentos públicos de saúde para o atendimento ao cidadão, por problemas de saúde de todos os tipos. Nele é possível verificar o nome da pessoa, data de nascimento, nome da mãe, números dos documentos pessoais, como CPF e RG, bem como formas de contato – telefone e e-mail. Ou seja, tem todas as informações necessárias sobre o usuário.

Para fazer o cartão é necessário ir pessoalmente em uma unidade de saúde. É preciso ter em mãos um documento oficial com foto e um comprovante de endereço. Também, se precisar fazer alteração dos dados, deve ir no mesmo local.




Obter a 2ª via do Cartão Digital SUS

Para obter a 2ª via do SUS já é mais fácil, e ainda, dá para obter de forma virtual. Estando com o cadastro feito o sistema da Saúde, o mesmo têm todos os dados da pessoa. Então, obter o cartão de forma digital é bem simples, já que agora tem o Conecte SUS.

O que dá para fazer pelo app é atualizar os dados cadastrados na página. É possível alterar e-mail, senha e número de telefone, apenas. E essa opção é feita por meio do CPF da pessoa e a senha cadastrada.

Opções de uso do Cartão SUS

Através do SUS Digital as pessoas podem obter o cartão pela internet, mas ainda podem utilizar o cartão físico. Não é porque que foi criado o cartão virtual que o cartão físico vai deixar de existir. Quem escolhe a melhor forma é o cidadão. Qualquer um dos dois deve ser apresentado nas urgências e nas consultas, e até mesmo para tomar vacina.

Importante saber : o SUS é importante para o atendimento na saúde pública, mas a falta dele não deve impedir o atendimento. Veja essas informações no site abaixo, no link “Sobre o SUS”. Tendo essas informações você pode contestar seus direitos e provar que está com a razão.




Cadastro Conecte SUS emitir 2ª via Cartão Digital SUS – CNS

Entre no site conectesus-paciente.saude.gov.br clique na janela azul logo abaixo. Esse link dá acesso ao site do governo bov.br, onde iniciam os primeiros passos. Se preferir pode fazer o cadastro pelo aplicativo Conecte SUS Cidadão.

Para dar início entre em criar conta e em seguida escolha a opção CPF. Ao finalizar a primeira fase a pessoa deve receber um e-mail para validação das informações. Então acesse-o e finalize o seu cadastro. Quem já tem conta criada basta entrar com CPF e senha.

Esqueceu a senha ? Entre em esqueci a senha e escolha para onde que que vai o código de recuperação. Depois de informar o código de recuperação, crie uma nova senha e depois entre de novo com o CPF e senha. Pronto! você tem acesso ao seu CNS.

Para encontrar o seu cartão digital, baixe o Aplicativo no seu celular de acordo com o sistema do seu dispositivo, entre em “cartão. Quando clica no QR Code o cartão gira e então exibe a foto da pessoa e o número do cartão.




Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.