Como sacar o FGTS 2019-2020

Informações para quem tem contas ativas e inativas FGTS e direito no Pis/Pasep, o governo federal já divulgou as datas para liberar recursos para trabalhadores que tem Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, além do abono salarial Pis/Pasep para quem trabalhou em empresas privadas e em entidades públicas. Para saber como Sacar o FGTS em 2019-2020 e o abono, leia mais informações abaixo.



FGTS e PIS/PASEP 2019-2020

Governo Federal informa que os trabalhadores vão poder sacar o FGTS 2019-2020 de contas ativas e inativas e o abono PIS/PSEP, graças a reforma que deve acontecer na Previdência Social e em outros setores públicos.

Objetivos do governo para liberação de saldos do FGTS

O Brasil entrou em crise há anos graças ao fechamento de empresas, pela falta de investimento por parte das empresas, pela falta de emprego e por outros motivos. Devido toda a essa situação o país vem sofrendo com o baixo crescimento econômico, pois tem menos dinheiro circulando. Por consequência entra menos dinheiro nos cofres públicos e o país segue com o baixo crescimento.

Para que possa haver melhorias no país, uma série de medidas foram tomadas, foram feitas reformas importantes em diversos setores e o governo escolheu as áreas que mais precisavam ter mudanças. O intuito do governo, ao fazer a reforma, é fazer o dinheiro volte a circular no país, e com isso a economia voltar a crescer.



Depois dos planos colocados em ação (feitas as reformas fundamentais) o governo liberou o FGTS nas contas dos trabalhadores. Então o FGTS e Pis/Pasep 2019-2020 já estão com datas definidas para saques.

Como sacar o FGTS

O FGTS é o Fundo de garantia da população que tem direito ao benefício e para sacar é preciso ser desligado da empresa. O desligamento pode ser devido a aposentadoria e demissão sem justa causa. Também é possível sacar o FGTS o trabalhador que deseja utilizar o saldo para comprar a casa própria.

Essas são as regras para saque do benefício, mas o que o governo fez, para melhorar a economia, libou os valores das contas ativas de trabalhadores e inativas (contas fechadas há um tempo devido ao desligamento sem justa causa). Pois seu objetivo é fazer esses valores que estão parados circularem no mercado e voltarem para os cofres públicos.

Saques do FGTS 2019 – saque imediato podem ser feitos por trabalhador com contas ativas e inativas de até R$ 500,00 e devem ser feitos na Caixa. Quem tiver conta na Caixa o valor cai automaticamente. Corretista que não quiser que o valor caia na conta deve avisar a Caixa que não quer que o valor entre na conta. Quem não tem conta na Caixa deve sacar o valor com o Cartão Cidadão na Caixa e em terminais correspondentes.

Saque FGTS 2019 – começam dia 13/09 e vão até março 2020. Os valores vão sendo liberados conforme mês de aniversário do trabalhador. Confira Calendário FGTS Caixa

Saques do FGTS 2020 – saque-aniversário serão feitos nas datas de aniversário dos trabalhadores anualmente e devem ser na Caixa. A decisão de sacar o FGTS todo ano deve partir do trabalhador. Esse precisa decidir se vai querer receber o FGTS no mês de aniversário todo ano, e para isso precisa comunicar a Caixa Econômica Federal.

As datas para saque FGTS 2020 informadas pelo governo são para nascidos de janeiro a dezembro. Veja abaixo os meses de saques já definidos.

Para quem nasceu em janeiro e fevereiro – os saques do FGTS podem ser efetuados de abril a junho de 2020.

Para pessoas nascidas em março e abril – os saques do FGTS serão efetuados de maio a julho de 2020;

Nascidos em maio e junho – os saques do FGTS ocorrem de junho a agosto de 2020.


Quem pode sacar o FGTS

São trabalhadores formais com registro em carteira, trabalhadores rurais, inclusive os que só trabalham na época de safra, temporários, avulsos e atletas.

Informações sobre FGTS 2020 podem ser conferidas a partir de 5 de agosto 2019, no site: www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts. Última data para saques será julho 2020.

Pis/Pasep 2019-2020

O saque do PIS 2019-2020, benefício concedido aos trabalhadores das empresas privadas, também deve ser feito na Caixa. Já o Pasep, benefício dado aos trabalhadores do setor público, será no Banco do Brasil.

Saques do Pis começaram dia 25/07 para nascidos no mês de julho. Demais datas podem ser conferidas no site www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.