Concurso do Exercito 2019

Concurso do Exercito 2019
4.7 (93.33%) 3 votes

Veja quando começam as inscrições para Concurso do Exército 2019, para exame de admissão de jovens de 17 a 22 anos na EsPCEx e na AMAN, podendo ser candidato civil e candidato militar que têm interesse pelo curso de formação nível superior para ser Oficial do Exército Brasileiro.



Concurso do Exercito 2019

Exercito Brasileiro realiza concurso 2019 para exame de admissão no Curso de Formação superior, realizado na EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército em Campinas SP e na AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras em Resende RJ.

EsPCEx Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A Escola de Cadetes do Exército tem como missão preparar os jovens durante 1 ano de estudo para ingressar no curso de formação em área específica. Durante estiverem na EsPCEx os militares são considerados apenas alunos, pois é nessa escola que o militar dar início a sua formação de oficial combatente e se preparam para ser cadete da Academia Militar.

AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras

Na Academia Militar os cadetes concluintes do primeiro ano de curso ingressam na graduação de Oficiais de Carreira e estudam por mais 4 anos, pois o curso tem duração de 5 anos, oferecido em regime de internato. Na AMAN os alunos, que já são cadetes, iniciam a graduação nas áreas oferecidas, como : Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico.




Ao finalizar o curso com aproveitamento o cadete recebe o título de Aspirante – Oficial e lhe confere a graduação de Bacharel em Ciências Militares. Depois que termina o curso o espirante é matriculado no estágio probatório. Os que concluem o estágio com sucesso passam a ser Oficial do Exército Brasileiro, e integram ao posto de Segundo -Tenente.

Concurso Exército – processo seletivo dos participantes

Os candidatos do Concurso do Exército vão passar por processo seletivo em várias fases, começando na inscrição. Candidatos com inscrições aprovadas serão chamados para a realização do Exame Intelectual, aplicado em dois dias consecutivos.

Próximas etapas de seleção do concurso ocorrem pela inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica. O candidato que passar por todas essas fases e classificado dentre o número de vagas está apto para matricula no curso na EsPCEx. Se passar no curso ingressa na graduação na AMAN. A fase final do processo seletivo é o estágio probatório. Então a seleção começa na inscrição e termina no estágio probatório.

Para participar das inscrições e do processo seletivo o candidato deve possuir documentos pessoais e preencher os seguintes requisitos : ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 17 aos e máxima 22 anos até 31/12/2020 e ter o ensino médio completo. Os candidatos podem ser cíveis que se enquadram nesses requisitos e militares das Forças Armadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.



Inscrições Concurso do Exercito

Acontecem no site www.espcex.eb.mil.br de 07/05 a 06/06/2019. Taxa de inscrição custa R$ 90,00.

O pedido da isenção da taxa de inscrição pode ser feito de 07 a 10/05/2019. Candidatos pagantes têm até dia 07/06 para pagar o boleto com o valor da taxa. Cartão de Confirmação de Inscrição com os dados completos  do candidato, local e horário da prova pode ser acessado e impresso de 17 a 29/09. Os candidatos inscritos que tiverem acesso ao Cartão de Confirmação são os que foram aprovados na fase de inscrição.

Cronograma do processo seletivo – exames

Aplicação do primeiro Exame intelectual – prova de Português, Redação, Física e Química dia 28/09/2019.

Segundo Exame Intelectual – prova de Matemática, Geografia, História e Inglês dia 29/09/2019.

Locais de realização das provas : Organizações Militares de São Paulo/Capital, Taubaté/SP, Campinas/SP ((EsPCEx), Lins/PS, Rio de Janeiro/Capital, Resende/RJ (AMAN), Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Florianópolis/SC, Cascavel/PR, Curitiba/PR, Salvador/BA, Três Corações/MG, Juiz de Fora/MG, Uberlândia/MG, BH/MG, Vila Velha/ES, Campo Grande/MS, Goiania/GO, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Maceió/AL, Recife/PE, João Pessoa/PB, Natal/RN, Fortaleza/CE, Teresina/PI, São Luis/MA, Belém/PA, Macapá/AP, Boa Vista/RR, Manaus/AM, Rio Branco/AC, Palmas/TO e em Porto Velho/RO.

Gabaritos saem dia 30/09 e resultado Concurso Exército com nomes dos participantes classificados nas provas sai dia 29/11/2019. Todos que forem aprovados em todas as etapas do concurso, até a avaliação psicológica serão convocados a partir de 23/01 para a realização da matrícula no curso inicial dia 15/02/2020.

O edital com informações sobre o concurso foi publicado no Diário Oficial da União, acesse www.in.gov.br o confira!



Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.