Concurso do Exercito 2022

Estão abertas as inscrições para Concurso do Exército 2022, em SP, MG, RJ, PE, GO, SC e em mais regiões, para exame de admissão de jovens com interesse pela carreira militar, atuando como Aspirante a Oficial das Armas ou Sargento. Confira abaixo data e o link para inscrição.



Concurso do Exercito 2022

Exercito Brasileiro realiza processo seletivo 2022 para exame de admissão de 900 candidatos para o curso de Formação e graduação de Sargentos na ESA – Escola de Sargento das Armas e candidatos para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército 2023.

Concurso ESA

Escola de Sargento das Armas do Exército – ESA abre concurso para seleção de jovens que vão atuar na área da música, saúde e geral. Nas áreas profissionais podem participar brasileiros matriculados no ensino médio e egressos do ensino médio de 17 a 26 anos, podendo ser homens e mulheres, e que atendem aos demais requisitos impostos pelo Exército.

Áreas de formação ESA Exército 2023 – cursos

Cursos das áreas gerais : Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Armamento, Mecânico Operador, Manutenção de Comunicações, Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção Viatura Auto, Aviação – Apoio, Aviação – Manutenção.

Cursos da área música : Clarineta, Fagote, Flauta, Tímpanos, Trombone, Trompa, Tuba. Essas áreas exigem também habilidade no curso escolhido.

O curso da área área da saúde ESA é e para formação em Técnico de Enfermagem. Profissionais dessa área protege, previne, reabilita e recupera a saúde dos integrantes da Força Armada, assim como seus dependentes.





EsPCEx Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A Escola de Cadetes do Exército tem como missão preparar os jovens durante 1 ano de estudo para ingressar no curso de formação em área específica. Durante estiverem na EsPCEx os militares são considerados apenas alunos, pois é nessa escola que o militar dar início a sua formação de oficial combatente e se preparam para ser cadete da Academia Militar.

AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras

Na Academia Militar os cadetes concluintes do primeiro ano de curso ingressam na graduação de Oficiais de Carreira e estudam por mais 4 anos, pois o curso tem duração de 5 anos, oferecido em regime de internato. Na AMAN os alunos, que já são cadetes, iniciam a graduação nas áreas oferecidas, como : Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico.

Ao finalizar o curso com aproveitamento o cadete recebe o título de Aspirante – Oficial e lhe confere a graduação de Bacharel em Ciências Militares. Depois que termina o curso o espirante é matriculado no estágio probatório. Os que concluem o estágio com sucesso passam a ser Oficial do Exército Brasileiro, e integram ao posto de Segundo -Tenente.



processo seletivo dos participantes

Os candidatos do Concurso do Exército vão passar por processo seletivo em várias fases, começando na inscrição. Candidatos com inscrições aprovadas serão chamados para a realização do Exame Intelectual, aplicado em dois dias consecutivos.

Próximas etapas de seleção do concurso ocorrem pela inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica. O candidato que passar por todas essas fases e classificado dentre o número de vagas está apto para matricula no curso na EsPCEx. Se passar no curso ingressa na graduação na AMAN. A fase final do processo seletivo é o estágio probatório. Então a seleção começa na inscrição e termina no estágio probatório.

Para participar das inscrições e do processo seletivo o candidato deve possuir documentos pessoais e preencher os seguintes requisitos : ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 17 aos e máxima 22 anos até 31/12/2023 e ter o ensino médio completo. Os candidatos podem ser cíveis que se enquadram nesses requisitos e militares das Forças Armadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.




Inscrições Concurso do Exercito

Inscrição Escola Preparatória do Exército ocorre até 23/05/2022 e para Concurso Exército – ESA 2022 até dia 05/05/2022.

Links de inscrição e editais estão aqui : www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira

Planejamento Concurso Exercito

Exercito Brasileiro realiza processo seletivo para exame de admissão nos Cargos temporários de Cabo Especialista – nível fundamental, Cargo Sargento Técnico – nível médio/técnico e Oficial Técnico – nível superior.

Veja quando começam as inscrições para Concurso do Exército, em SP, ES, SC, SE e BA, para exame de admissão de jovens com interesse pelo Serviço Militar temporário, atuando como Cabo, Oficial e Sargento de nível fundamental, médio/técnico e nível superior.

Processo seletivo Cabo Especialista Exército – serviço temporário na 1ª Região Militar

A Primeira Região Militar – São Paulo e Espírito Santo realiza processo seletivo de candidatos com o ensino fundamental completo para atuação nos cargos : Auxiliar de Enfermagem, Armador de Ferragens, Auxiliar de Refrigeração, Auxiliar de Mecânica de Embarcações, Eletricista Predial, Operador de Microcomputador, Operador de Trator, Pedreiro e Auxiliar de Mecânica Elétrica Auto.



O ensino fundamental é o requisito mínimo para ingresso no cargo, mas quem possuir o ensino médio, e ainda, curso técnico e graduação na área de interesse ganha pontuação que será acrescida no processo seletivo. Outros requisitos que os candidatos devem ter são idade mínima de 19 anos e máxima de 35 anos, além de serem brasileiros natos ou naturalizados, estarem em dia com as obrigações eleitorais e militares e outros requisitos que podem ser conferidos no edital.

Processo seletivo Sargento Temporário do Exército – serviço 1ª Região Militar

Brasileiros natos e naturalizados têm a oportunidade de ingressar no Exercito por meio de processo seletivo para o cargo de Sargento na área da saúde, controle e processos industriais, gestão, produção alimentícia, hospitalidade, produção cultural, ambiente e segurança, informação e comunicação, recursos e processo industriais.

Para cargo de Sargento o candidato ou candidata deve ter técnico na área escolhida, ter idade mínima de 19 anos e máxima de 37 anos, estar em dia com as obrigações que têm como cidadão, ter idoneidade moral. Homem deve ter no mínimo 1,60 m de altura e mulher 1,55m, e inda, não pode está grávida. Outros requisitos estão no edital.



Planejamento Concurso Exercito

Inscrições Concurso do Exército, para exame de admissão de jovens de 17 a 35 anos na EsSEx e no IME, podendo ser candidato civil e candidato militar que têm interesse pelo curso de formação nível superior para ser Oficial e Engenheiro do Exército Brasileiro.

Exercito Brasileiro realiza concurso para exame de admissão no Curso de Formação superior, realizado na EsSEx – Escola de Saúde do Exército e no IME – Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro.

Concurso Escola Saúde Exército

Pelo concurso saúde Exército serão selecionados profissionais nascidos a partir de janeiro 1984, formados em Pneumologia, Urologia, Oftalmologia, Pediatria, Pneumologia, Infectologia, Cardiologia, Reumatologia, Psiquiatria, Radiologia, Cirurgia (Geral, Vascular, Cardiovascular, Torácica e de Cabeça e Pescoço), Patologia e em outras áreas. Além desses participam também pessoas formadas em Farmácia e Especialista na área da Odologia.

Concurso IME – Instituto Militar de Engenharia

O Exercito abre concurso IME para seleção de jovens com idade mínima de 17 anos e máxima de 22 anos em 2023 que têm o ensino médio e interesse pelo Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva. Também neste concurso fará seleção de profissionais formados em Engenharia Civil que gostariam de ingressar no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro Engenheiros Militares. Esses candidatos devem ter no mínimo 16 anos e máximo 22 anos completos até dezembro do ano de matrícula.


Concurso Exército – processo seletivo dos participantes

A seleção dos participantes ocorre em várias etapas, sendo elas o exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica, e para concurso EsSEx vai ter também prova de títulos. O candidato que passar por todas essas fases e classificado dentre o número de vagas está apto para matricula no curso de formação.

Inscrições para cargos temporários 1ª Região Militar, 3ª Regional Militar e 6ª Região Militar do último concurso ocorre no site www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-temporario#MFDV

Candidato que tiver interesse por cargo temporário Exército e todos os requisitos necessários, deve acessar o site www.ssmr.1rm.eb.mil.br/processo-seletivo e escolher o link com o título que corresponde a área que quer se inscrever.

Inscrições Concurso IME ocorrem no site inscricoes.ime.eb.br/vestibular/cfg




Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.