Concurso Guarda Municipal de BH 2019

Concurso Guarda Municipal de BH 2019
4.8 (95%) 8 vote[s]

Está reaberto o período de inscrição Concurso Guarda Municipal de BH 2019, no qual podem participar homens e mulheres que vão concorrer cargo de Guarda Civil Municipal por meio de processo seletivo, realizado através de prova, avaliação de títulos, capacidade física, sindicância social e avaliação psicológica.



Concurso Guarda Municipal de BH abre inscrição

Fundação Guimarães Rosa abre novamente a inscrição para Concurso Guarda Municipal de BH 2019, para processo seletivo de 500 candidatos que serão admitidos no Curso de Formação, para ingresso no cargo efeito Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.

Cargo Guarda Municipal BH

O cidadão que ocupa o cargo de Guarda Civil Municipal da GCM BH tem a grande responsabilidade de proteger os direitos humanos fundamentais, o exercício da cidadania e as liberdades públicas na Capital de Belo Horizonte.

A GCM preserva a vida, reduz sofrimento e diminui perdas. Também faz patrulhamento preventivo, colabora com órgãos de segurança pública para levar a paz social, colabora com órgãos da defesa civil e faz parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, visando o desenvolvimento de ações preventivas. Ou seja, o Guarda Civil contribui para o bem estar e segurança das pessoas, dos lugares e estabelecimentos públicos.




Quando ingressar no cargo, o guarda vai cuidar da proteção municipal preventiva e proteção de bens, lugares públicos, e serviços e instalações do município. Nesse caso o candidato que passa no processo seletivo deve ingressar no cargo de Guarda Civil Municipal III. Com o passar do tempo, adquire a formação e conhecimento adequado e eleva o grau de responsabilidade, assim se torna Guarda Civil Municipal.

Curso de formação profissional GCM BH

No curso de Formação é que o cidadão aprende como ser um Guarda Civil. O curso que tem 1.128 horas é formado pelos módulos : O Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública em Nível Municipal (192 horas); Apropriação do Espaço Público (30 horas), Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania (398 horas); Comunicação e Gerenciamento da Informação (50 horas); Relações e Condições de Trabalho das Guardas Municipais (30 horas); Verificação de Instrução (12 horas); Técnicas e Procedimentos Operacionais da Guarda Civil Municipal e BH (258 horas); e Estágio Prático na Rotina Operacional de 158.

Estágio Prático para Guarda Civil Municipal de BH

Durante o estágio os guardas fazem visitas nas instalações do COP, na Sede GMBH, nos departamentos e inspetorias. Fazem estágio supervisionado na rotina operacional, fazem relatório de atividades, palestras e debates e outras práticas que acercam o cargo.

Requisitos para ocupar o cargo efetivo Guarda Civil Municipal de BH

O candidato deve ser brasileiro ou ter nacionalidade portuguesa de 18 anos acima com o ensino médio completo. Demais requisitos, são : estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares (requisito se aplica ao homem), ter direitos políticos, ter aptidão física e mental para atuar como defensor civil.




Processo seletivo concurso Guarda Civil Municipal BH

Prova objetiva de múltipla escolha – será elabora com assuntos de Língua Portuguesa, Legislação, Noções de Informática, Geografia Urbana e História de Belo Horizonte.

Prova de títulos – só participam dessa etapa os participantes que passarem na prova e tiverem feito curso de Formação de Segurança Pública, curso de Formação de Segurança Privada, curso de bacharelado e tecnologia, pós-graduação em especialização, Curso de Polícia Comunitária, Curso de Direitos Humanos, Curso de Gerenciamento de Crises ou Mediação de Conflitos, Curso de Segurança de Dignitários/escolta pessoal e que possuem CNH.

Prova de Capacidade Física – serão feitos testes de força muscular, resistência aeróbica e barra horizontal.

Sindicância Social – será feita uma investigação da vida do candidato que começa desde a fase do concurso e vai até o final do Curso de formação.

Avaliação Psicologia – avaliam o controle de agressividade, emotividade, impulsividade, efetividade, capacidade de atenção, energia vital, inteligência, se tem alguma fobia, se tem dificuldade de aceitar normas, distúrbios de linguagem e outros fatores.

Os candidatos que passarem e ficam entre os 500 classificados serão convocados para exame toxicológico, exames médicos e depois para matrícula no Curso de Formação.



Concurso Guarda Municipal de BH 2019 – Inscrição

Os interessados pelo concurso Guarda Civil de BH devem primeiro assegurar se atendem as exigências do edital e depois podem acessar o site fgrconcursos.org.br/inscricoes/concursos e realizarem a inscrição, que teve prazo reaberto de 10/06 a 09/07/2019.

Taxa de inscrição custa R$ 95,50 e deve ser paga até 12/07/2019. Isenção do valor pode ser solicitada até 12/06 pelos candidatos que não têm condição financeira de pagar. Pedido da isenção é feito no mesmo site de inscrição.

Candidatos com inscrições aprovadas vão conferir no Comprovante de Inscrição, publicado dia 12/08, o local para realização da prova objetiva, que está marcada para dia 18/08/2019.

Para ver essas e outras informações acesse o Edital Concurso Guarda Civil Municipal BH 2019 e os anexos. Esses são arquivos com assuntos que constam no edital, mas que foram separados para ajudar no entendimento de cada assunto.



Comente aqui

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.