Concurso PM MA 2017

Começou a inscrição no Concurso PM MA 2017 para cargo de Soldado e 1º Tenente PM para atuação área da saúde, são oportunidades para homens e mulheres de 18 anos cima que tenham o ensino médio ou curso de graduação, que desejam fazer parte da Polícia Militar do Estado do Maranhão, onde vão se formar e darem início a carreira de Oficial ou de saldado PM MA.
PM MA Concurso


Inscrições Concurso PM MA 2017

Polícia Militar do Maranhão abre inscrições para processo seletivo de profissionais graduados que vão atuar como Médico, Médico Veterinário, Psicólogo e Cirurgião Dentista no nível 1º Tenente da PM e de pessoas com o ensino médio completo ou curso técnico para cargo de Soldado do Quadro de Praças.

Para concurso 2017, a PM MA fez reserva de vagas para homens e mulheres e ainda, reserva de vagas para pessoas com deficiência e para candidatos que se declaram negros. Demais candidatos que não se enquadram nessas categorias concorrem vaga de ampla concorrência.

Vagas para 1º Tenente PM MA
Para ingresso de imediato, a PM vai contratar 43 profissionais que vão assumir cargo 1º Tenente, sendo que apenas 7 das vagas são reservadas para mulheres, e ainda, dessas há duas vagas para pessoas com deficiência e nenhuma para mulheres negras. Para cadastro reserva há 49 vagas distribuídas para homens e mulheres, pessoas com deficiência e negros.




Vaga para Soldado do Quadro de Praça PM Maranhão
Para ingresso de imediato há 1.171 vagas as quais todos podem concorrer, pois não há restrição de sexo ou de raça, as vagas podem ser ocupadas por todos que preenchem os requisitos, que passarem no processo seletivo e que ficarem dentro o número de vagas. Para cadastro reserva há 2.400 vagas que têm uma melhor distribuição para todos os tipos de candidatos.

Inscrição Concurso PM MA

Acontece no site de Concursos Cespe www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17 de 27/10 a 30/11/2017. Isenção da taxa pode ser solicitada durante o período de inscrição.

Pessoas que vão concorrer vaga do sistema de cotas para deficientes devem enviar seus documentos pelo site durante o período de inscrição para poder concorrer as vagas. Documentos necessários são CPF e laudo médico que tenha sinto emitido nos últimos 12 meses. Importante verificar no laudo se tem o grau da deficiência e o código internacional de classificação das doenças, que indique o tipo de deficiência e a causa da deficiência. Esse laudo deve ser feito por profissional do ramo para ter validade.




O candidato que deseja solicitar o atendimento especial no dia da prova, deve prosseguir da mesma forma, mandar os documentos para ser atendido de forma especial.

Processo seletivo Concurso PM MA

O processo seletivo vai ser feito em várias etapas, iniciando pela prova objetiva de conhecimentos gerais que elimina e classifica candidatos, oferecida dia 28/01/2018 em São Luis, Imperatriz e Caxias/MA.

Próxima etapa de seleção será feitas através de exames médicos e odontológicos, depois pelo teste de aptidão física, exame psicotécnico, investigação social e por último pelo curso de Formação, etapa que elimina e classifica os candidatos mais preparados para o cargo.

O curso de Formação 1º Tenente tem carga horária de 480 horas e curso para Formação de Soldado até 1.250 horas. O curso que é presencial e serve para preparar a pessoa para a função, deve ser feito em São Luis. A data e o local para realização do curso devem ser informados posteriormente.




Para conferir as informações encontradas aqui, acesse o site acima e verifique :

Edital de Abertura PM MA (Assinatura do edital alterada)

Edital 2 com retificações sobre datas e locais de realização da prova.

Opinião do blog

Muitas pessoas do Estado do Maranhão devem ter ficado animadas quando souberam do concurso PM MA, mas ao conferir o edital muita gente deve ter desanimado. São vários motivos, como a quantidade de vagas para mulheres e ainda, não tem vaga para veterinária, apenas no cadastro reserva. As vagas devem ser divididas por igual para homem e mulher, pois são dois tipos de profissionais que estudaram muito para atuar nessa profissão tão complexa.

A falta de vaga para mulheres negras também é incompreensível, a oportunidade deve ser igual para a pessoa branca e negra, pois a única coisa que diferencia uma pessoa da outra é o seu caráter. No profissionalismo não se distingue pessoas pela cor, mas sim pelo seu pelo grau de inteligência, e isso pode se notar no processo seletivo, pois só passam em provas desse nível as pessoas com maior nível de conhecimento.

Esta desigualdade acontece devido as leis criadas no Brasil onde dizem que tanto de vaga pode ser para mulheres e um tanto para pessoas negras. Por isso as vagas ofertadas não são iguais para todos os tipos de candidatos, mas deveriam ser iguais para homens e mulheres e iguais para brancos e negros. É dessa forma que vai acabando com o preconceito e o racismo.



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.