Concurso Polícia Civil BA 2018

Está em andamento o Concurso Polícia Civil BA 2018 para processo seletivo de candidatos graduados em direito que gostariam de ocupar cargo de delegado e pessoas formadas em qualquer área superior com interesse pelos cargos de investigador e escrivão. Por meio do concurso serão selecionadas mil pessoas que vão ocupar cargos na área de segurança pública, os quais oferecem remuneração de até R$ 11.389,96 em 40 horas de trabalho semanais.



Concurso Polícia Civil Bahia 2018

Polícia Civil da Bahia abre concurso público 2018 com 1 mil vagas para cargo de Delegado de Polícia, Investigador de Polícia e Escrivão de Polícia e o processo seletivo dos participantes fica por conta da Vunesp – Fundação para Vestibular da Universidade Paulista.

Das vagas ofertadas para cada cargo há uma boa porcentagem para candidatos negros e pessoas com deficiência. Maior número de vagas é para Investigador de Polícia, para esse há 572 vagas para ampla concorrência, 264 para negros e 44 deficientes. Para cargo de Delegado têm 53 vagas para ampla concorrência, 25 para negros e 4 para deficientes. Para cargo de escrivão há 38 vagas ao todo. Para esse cargo há 11 vagas para pessoas negras.

Com um grande número de vagas como esse, muitas pessoas terão a chance de ingressar na Polícia Civil. Os candidatos só precisam ter curso superior e demais requisitos que esse tipo de concurso exige. Confira abaixo quais são e veja se atende a todos os requisitos para ser um membro da Civil.




O candidato interessado por um dos cargos deve ter idade a partir de 18 anos completos até a data de posse do cargo, estar em dia com seus direitos eleitorais, políticos e militares, se for o caso, e também ter aptidão física e mental, não ter antecedentes criminais, não ter tido problemas com a justiça eleitoral nos últimos 8 anos, não ter sido condenado por crimes diversos (conferir tipos de crimes do edital) dentre 8 anos, não ter sido excluído do exercício da profissão por infração ético-profissional ou ter sido demitido de cargo público em decorrência de processo administrativo ou judicial dentre 8 anos.

Comprovação dos requisitos para cargos Polícia Civil BA

Os requisitos exigidos dos candidatos devem ser comprovados por meio de exame biomédico, teste de aptidão física, exame psicotécnico e investigação social e conduta pessoal.

No exame psicotécnico será feira a avaliação do perfil psicológico dos candidatos, e essa é uma das etapas mais importantes do concurso, e pessoa deve ter uma boa avaliação para ser classificado, devendo ficar com uma média Boa ou Adequada na avaliação.

Na avaliação psicológica se leva em conta : atenção, inteligência geral, relacionamento interpessoal, resistência à fadiga psicofísica, domínio psicomotor, capacidade de improvisar, controle emocional, agressividade controlada e bem canalizada, sinais disrítmicos, impulsividade, memória auditiva e visual, autocrítica, disposição para o trabalho, tomada de decisão, receptividade, capacidade de liderar, fluência verbal e planejamento e organização, que sevem para definir os participantes.




Serão aprovados e classificados candidatos que ficarem dentro dos níveis medianos (adequado para o cargo) e acima dos níveis medianos (boa para o cargo). Quem tiver algum problema com um dos itens mencionados e não sabe se controlar ou não tem concentração, melhor treinar, pois se não atingir a média desejável, será considerado inapto para tal função, já que profissionais dessa área devem ter controle, esperteza, agilidade, postura e disposição, senão, não tem perfil para ingresso na polícia, ainda mais na civil.

Concurso Polícia Civil BA Processo Seletivo

O processo seletivo será realizado em 8 etapas, começando pela prova objetiva e discursiva, exame, testes físicos, exame psicotécnico, prova de títulos, investigação social e de conduta e por último o curso de formação, esse faz parte do processo seletivo.

Candidatos que passarem na prova vão fazer exames e se for bem nos exames passa para os testes físicos e depois para o psicotécnico. Quem passar em todas essas etapas vão passar pela prova de títulos. Os documentos para avaliação de títulos podem ser diploma de mestrado, doutorado, aperfeiçoamento e/ou especialização e declaração da experiência profissional em cargo na Polícia Civil. Essa é uma etapa que apenas classifica, não elimina candidatos que não têm esses documentos.




Próxima etapa do processo seletivo será feita pela investigação social e de conduta pessoal. Dos candidatos aprovados serão classificadas mil pessoas, as quais serão convocadas para ingresso no Curso de Formação de Policiais Civis, qualificação fundamental para assumir cargo na Policia Civil da Bahia.

Inscrição Concurso Polícia Civil BA

Ocorre o site da Fundação Vunesp www.vunesp.com.br/SAEB de 01/02 a 02/03/2018 – solicitação de isenção da taxa de 01 a 02/02. Pagamento da taxa até 05/03.

Divulgação da lista com nomes dos candidatos inscritos que vão fazer a prova sai dia 10/04 no Diário Oficial do Estado da Bahia.

Prova objetiva e prova discursiva para Concurso Polícia Civil BA dia 22/04.

Essas e outras informações aqui documento.vunesp.com.br/edital de abertura. Não deixe de acessar o link Editais e Documentos para ver se não têm retificações e anexos relacionados com o concurso, na página de inscrição.



7 Comments

Comente aqui