Concurso Público PM ES 2018

Interessados em participar do Concurso público PM ES 2018 e CBM saibam que saiu o edital com diversas vagas para cargos nível médio da Polícia Militar do Espírito Santo e Corpo de Bombeiro ES 2018, e podem participar pessoas com o ensino médio completo e que atendem os demais requisitos citados abaixo.



Concurso Público PM ES 2018 e BM

Polícia Militar e Corpo de Bombeiro do Espírito Santo abrem concurso 2018 para processo seletivo de candidatos que gostariam de ingressar na PM ou CBM ES, através de concurso público.

Os cargos destinados aos jovens 18 a 28 anos de nacionalidade brasileira. Esses candidatos devem ter, no mínimo, 1,65  de altura se for homem e 1,60 se for mulher, e ainda, terem requisitos necessários para participar em concurso público.

Além das exigências citadas, é preciso que todos os participantes tenham a CNH da categoria B, no mínimo. Afinal, profissionais militares dirigirem automóveis, os quais fazem parte da sua rotina de trabalho.




Nível escolar para todos os cargos

Para todos os cargos o nível escolar exigido é apenas o ensino médio. O que vai definir a carreira do profissional será o curso de formação. O curso é a etapa que qualifica candidato para o cargo, e ele faz parte do processo seletivo. Já que, quem for mal no curso será eliminado do processo seletivo.

Denominações dos cursos

Para PM ES – Curso de Formação de Soldado Combatente PM, Curso de Formação de Soldado Músico e Curso de Formação de Oficiais – Curso de Bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública.

Para CMB ES – Curso de Formação Soldado Combatente Bombeiro Militar e Curso de Formação Oficial Combatente.

Depois de formados

Alunos do curso PM – depois de formados ocupam cargo de Soldado Combatente, Soldado Músico – Instrumento Clarineta, Trompa, Trompa, Trombone, Tuba e em Persuasão, e em cargo de Oficial Combatente Militar – nível Aspirante-a-Oficial.

Alunos do curso CBM – depois de formados ocupam cargo de Soldado Combatente Bombeiro Militar ES e Oficial Combatente Militar – Aspirante-a-Oficial. O Oficial poderá mudar cargo para 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel e Coronel.



Processo Seletivo – Concurso PM e CBM ES 2018

Candidatos de ambos os concursos devem passar por 8 avaliações até chegarem ao curso de formação. Primeira fase será a prova objetiva e redação. Depois é a vez da avaliação dos documentos e a próxima etapa será avaliação física.

Participantes que passarem até essa fase devem passar pela avaliação psicológica, depois pela inspeção de saúde e exame toxicológico (cargos CBM) ou exame psicossomático (cargos PM). Os classificados devem passar pela investigação social (idoneidade moral e conduta social). Candidatos da lista de aprovados vão ser chamados para inscrição no curso de formação.

Obs. : Candidato ao cargo de Soldado Músico ainda deve passar pelo Teste de habilidade Musical. Dessa forma será avaliado o talento musical da pessoa. Quem tiver aptidão musical passa para a próxima etapa de seleção.



Inscrições Concurso PM ES 2018 e CBM

Acontecem no site www.institutoaocp.org.br/concursos.jsp. Período de inscrição começou dia 25/06 e termina dia 27/07/2018.

Informações importantes

Quem tiver interesse em participar do concurso deve saber que precisa estar por dentro das normas de participação. Por isso é necessário ler com muita atenção o edital.

O que se precisa observar é que têm cinco editais, os quais informam sobre os cargos, requisitos, cronograma e demais informações sobre cargos de forma distintas. São editais separados tanto para cargos da PM quanto para cargos CBM. Nesse caso, leia o edital com nome do cargo que pretende concorrer. Os títulos dos cargos podem ser conferidos em cada link. Por isso dá para conferir qual link dá acesso a página de inscrição e ao edital referentes ao cargo pretendido.



2 Comments

Comente aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.