Conecte SUS Certificado Digital

Saiba que o Contecte SUS oferece mais uma ferramenta aos usuários, é o Certificado Digital, documento pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo Conetecte SUS Cidadão de forma gratuita. Veja abaixo mais informações e como emitir o certificado.



Conecte SUS Certificado Digital

Agora você pode emitir o seu Certificado Digital de Vacina pelo Conecte SUS. Essa é uma novidade anunciada pelo Ministério da Saúde que está disponível para todos que desejarem utilizar o serviço.

Sobre o Conecte SUS

O Conecte SUS é uma plataforma criada em 2020 pelo Ministério da Saúde (site e aplicativo) que reune diversas informações sobre a saúde do cidadão. Por meio da plataforma podemos consultar resultados exames feitos pelo SUS, atendimentos realizados, bem como medicamentos que já foram prescritos, carteira de vacinação, Cartão SUS Digital. Também, podemos consultar hospitais, postos de saúde, maternidades, farmácia popular. Ou seja, um catálogo dos serviços de saúde.

Certificado Digital Vacina Covid pelo Conecte SUS

Esse é o mais novo serviço disponível na plataforma, o Certificado Digital Vacina Covid -19. Isso é possível porque após a vacinação, os dados de cada pessoa vão parar no sistema do Ministério da Saúde. A partir daí as informações chegam no sistema de vacinação do Conecte SUS.




Nesse caso, observamos que tudo que tem relação com a saúde pública vai sendo inserido nesse sistema. A tendência é essa, tornar muitos serviços físicos em serviços virtuais, quando dá, claro. Isso tudo é decorrente a era digital do século XXI, que chegou para facilitar as nossas vidas. Afinal, as coisas estão evoluindo.

O Certificado Digital de Vacina facilita quando formos apresentar a mesma. Geralmente esse tipo de documento é solicitado em aeroporto internacional, sendo assim, ele é necessário para viagens internacionais. E já têm uns países que já exigem também o da vacina Coronavírus.

Por que precisamos comprovar que tomamos algumas vacinas ?

Muitos vírus têm circulado no mundo, e há muitos países que lideram em surtos em vários tipos de vírus. Um bom exemplo é o da Febre Amarela. Tivermos sorte na época de surto aqui no Brasil porque já existia vacina efetiva para esse fim. Então, quando alguém ia viajar para um estado com uma grande epidemia, ou saindo dele, tinha que tomar a vacina primeiro. Só isso bastava. No entanto, para voos internacionais precisava e precisa comprar que tomou essa vacina, e para isso, exigem a comprovação por meio do certificado.

Vai ser assim também para a comprovação de vacinação contra Covid-19. Não importa se a vacina protege ou não, tem que tomar e depois comprovar que tomou. A pessoa que decidiu não tomar deve saber que, se tiver intenção de viajar para outro país não vai conseguir. Em outras palavras, vai ser barrado.



Emissão do Certificado Digital Vacina Conecte SUS

É muito simples a plataforma e fácil o acesso, de qualquer serviço. Mas não dá para acessar nada antes de fazer o cadastro no gov.br. Veja como fazer :

Ao acessar o site conectesus.saude.gov.br escolha o ícone Vacina e entre nele. Em seguida, acesse o link informado abaixo. Esse link dá acesso ao
www.gov.br. Entre esse site e faça o cadastro. Se já tiver, basta entrar com CPF e senha. Depois disso, volte para Conecte SUS e confira sua carteira de vacina digital.

A carteira deve conter a primeira e segunda dose da vacina, nome da vacina, onde tomou, data, lote, município, estado, dentre outras informações. Então, confira com atenção e veja se está igual a sua carteirinha física. Ao contrário, se tiver faltando informação, procure a unidade de saúde. Lá eles vão averiguar os possíveis erros.

Uma dica nossa!

Se você tiver navegando pelo site por um tempo e perceber que não consegue ter acesso a alguns serviços, atualize a página ou entre novamente no site. As vezes as páginas ficam travadas e não muda de uma para outra.

Obtenha informações sobre Conecte SUS e sobre vacina Covid-19 aqui www.gov.br/saude/conecte-sus/cidadao



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.