Enade 2022 inscrição e edital aberto pelo INEP

Atenção estudantes, o Enade 2022 recebe inscrição para o exame aplicado em novembro 2022 em todo o Brasil, para avaliação das competências dos estudantes e egressos de 26 cursos de bacharelado e de tecnologia, os quais foram enquadrados ao Enade. O edital aberto pelo INEP, o qual contém todas as informações sobre o exame e cronograma, está disponível no artigo abaixo. 



Sobre o Enade

A saber, o Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é o tipo de exame obrigatório aplicado periodicamente, que o Inep faz para avaliação de estudantes ingressantes e concluintes de cursos de graduação, que é de responsabilidade do Inep, instituição vinculada ao MEC. Ou seja, avalia cursos e as IES por meio do desempenho dos estudantes.

Então, é por meio do Enade que o Mec verifica o padrão da educação superior do Brasil, bem como as instituições da educação superior, a organização acadêmica, além dos municípios, estado e região. Dessa forma, conforme resultados, são criadas ações que permitem melhorar a qualidade dos cursos superiores. Daí, devem passar por melhorias os professores e demais profissionais que fazem parte da educação superior das instituições.

Em virtude disso, o Enade é muito importante, porque a educação precisa saber se as instituições estão oferecendo cursos de qualidade. Pois, sem qualidade é impossível formar profissionais competentes. Imagina só um bacharel ou tecnólogo que precisam ser grandes competentes no que fazem se formando em baixa qualidade? Por isso, cursos de bacharelado e tecnologia precisam ser reconhecidos e aprovados pelo Mec. Assim como as instituições, essas precisam ser competentes na oferta da educação superior.




Exame Enade Inep avalia :

O rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos;

Desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;

O nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Cursos a serem avaliados

Bacharelado : Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia, Turismo.

Tecnologia : Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Financeira, Marketing, Processos Gerenciais.

Tipo de exame do Enade

O exame deve ter duração de 4 horas e é composto por questões sobre formação geral (discursiva e múltipla escolha), que é comum para todas as áreas profissionais, e por conteúdo específico, isto é, por conteúdo elaborado de acordo com cada área. Também será composta por questões discursivas e de múltipla escolha.




Enade inscrição e edital aberto pelo INEP

Inscrições Enade começaram dia 06 de julho no site enade.inep.gov.br/enade, onde podem ser realizadas até 08 de agosto 2022, sendo etapa obrigatória do coordenador dos cursos. Já o cadastro que é de obrigação do estudante pode ser feito até 26 de novembro 2022.

Locais de prova serão divulgados entre 16 e 27 de setembro no sistema Enade. Provas do Enade serão aplicadas dia 27 de novembro. Resultados Enade com o boletim de desempenho individual; microdados; relatórios de cursos; IES e síntese de áreas; conceito Enade serão publicados a partir de 31 de agosto 2023.

Horários de prova

Portões abrem às 12:00 e fecham às 13:00

Provas começam às 13:30 e terminam às 17:30

Edital Enade 2022 aberto pelo Inep



Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.