Encceja 2017 Inep Certificado

Veja como fazer a inscrição no Encceja 2017 para dar continuidade ou terminar o ensino fundamental ou médio, essa é uma oportunidade do Inep que abre inscrições online no portal.inep.gov.br/encceja para participação de pessoas que desejam fazer exame gratuito Encceja no Brasil e exterior para avaliação do conhecimento no ensino fundamental e médio e obter o certificado gratuito do MEC, completo ou parcial.
Encceja 2017


Encceja Inscrições 2017 Inep

Podem participar das inscrições Encceja – Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos residentes do Brasil e brasileiros que moram no exterior que não puderam estudar quando mais jovens para concluírem o ensino regular, com idade mínima de 15 anos para provas ensino fundamental e idade mínima de 18 anos para provas ensino médio.

Sobre certificação ensino médio pelo Enem

Muita gente costumava fazer o Enem para conseguir o certificado do ensino médio, mas a partir de 2017 isso não será mais possível. Depois de uma decisão do Mec o exame Enem não poderá mais ser utilizado para esse fim e sim o Encceja, que deve se feito por quem ainda não tem o ensino básico, sendo povo que mora no país e brasileiros que moram nos Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha, França e em outros países.

O Encceja é um programa do Inep – Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira vinculado com o Mec, que tem como responsabilidade publicações de datas de inscrição, datas dos exames e editais, realizações das inscrições e publicações de resultados do Encceja na página Enep/Encceja, onde estão as informações gerais e materiais para estudo grátis com assuntos do ensino fundamental e do ensino médio que podem ser acessados por todos que precisam estudar.




Prova Encceja nível fundamental – são 4 provas objetivas com 30 trinta perguntas cada, que são língua portuguesa, língua estrangeira, arte e educação física; matemática; ciências, história e geografia e também uma redação.

Prova Encceja nível médio – 4 provas objetivas com 30 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática; ciências da natureza e ciências humanas e uma redação.

Fazer inscrição Encceja 2017

Inscrições devem ser realizadas no site portal.inep.gov.br/encceja no link Encceja Exterior ou ) ou Encceja Nacional. Todos devem ter o CPF para a inscrição.

No momento, os links disponíveis para inscrição são do Encceja Exterior e Exterior PPL para os quais as inscrições devem ser feitas até 17 de julho.

Inscrições Encceja Nacional começam dia 07 de agosto e terminam dia 18 de agosto de 2017. Para Encceja PPL Nacional as inscrições acontecem de 14 a 25 de agosto 2017.

Prova do Encceja Nacional 2017 está marcada para dia 22 de outubro 2017 e será aplicada em 564 localidades em todo o Brasil.




Dicas e opiniões do blog

Poder terminar os estudos de forma prática fazendo o Encceja é uma excelente oportunidade, pois não precisa estar presente em sala de aula frequentemente, mas, fazer esse tipo de prova exige muito tempo de estudo e tem gente que não consegue passar no exame. Isso se torna difícil porque a pessoa estuda sozinha, então tem certo assunto que precisa da ajuda do professor que é fundamental para o aluno que pode tirar dúvidas e explicar matérias.

O privilégio de estar com o professor todos os dias em sala de aula é só dos alunos do ano regular e do EJA presencial. Dessa forma os alunos podem fazer perguntas quando não entendem o assunto e eles têm muito mais chance de passar nas provas e também, os alunos que vão até a escola não são avaliados apenas por meio de prova, e sim, através de provas, trabalhos escolares e atividades em grupo e individuais, que juntos ajudam o aluno a obter a nota final para passar de ano e para a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Quem estuda para fazer o exame Encceja ou de outra modalidade pode passar na prova ou não, vai depender de cada um, e se não passar tem que estudar tudo de novo e enquanto não tira a média mínima na prova não pega o certificado. Tem gente que fica anos tentando finalizar uma, duas ou mais disciplinas e isso não vale a pena, melhor estudar com o professor em sala de aula por meio do EJA, que, em um ano oferece duas séries e em um ano e meio a pessoa conclui o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.




Mas quem desejar mesmo fazer o Encceja e ainda vai começar a estudar melhor tentar fazer a prova em 2018, pois com certeza será impossível estudar conteúdos de todas as áreas do conhecimento até o dia da prova, só se for para fazer exame de apenas uma disciplina, como por exemplo, língua portuguesa.

O Certificado de conclusão ensino fundamental ou médio que fica por conta das secretarias da educação, parceiras do Inep, só é confeccionado quando a pessoa faz exames e passa em todas as áreas do conhecimento. Em cada disciplina concluída a pessoa recebe a declaração de proficiência.

197 Comments

Comente aqui