Inscrições Encceja 2024 estão abertas

Veja como fazer a inscrição no Encceja 2024 para dar continuidade ou terminar o ensino fundamental ou médio, essa é uma oportunidade do Inep, que abre inscrições online no portal Inep para participação de pessoas que desejam fazer exame gratuito Encceja no Brasil, aplicado no 2º semestre 2024 para avaliação do conhecimento no ensino fundamental e médio e obter o certificado gratuito do MEC, completo ou parcial, referente ao ano 2024.
Encceja 2017


Confira também :

Saiba o que estudar para o Encceja 2024
Veja aqui como consultar material de estudo para prova do Encceja

Provas anteriores do Encceja, veja o que vai cair na prova
Consulte provas anteriores do Encceja 2022, 2020, 2017…

Municípios para a realização da prova Encceja
Confira nomes das cidades aqui!

Encceja Inep abre inscrições 2024

Podem participar das inscrições Encceja – Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos residentes do Brasil e brasileiros que moram no exterior que não puderam estudar quando mais jovens para concluírem o ensino regular, com idade mínima de 15 anos para provas ensino fundamental e idade mínima de 18 anos para provas ensino médio.

Informação importante sobre regras Inep sobre o Encceja – quem tem 18 anos ou mais e não concluiu o ensino fundamental pode fazer o exame do ensino médio direto.

Sobre certificação ensino médio pelo Enem

Muita gente costumava fazer o Enem para conseguir o certificado do ensino médio, mas já têm alguns anos que isso não é mais possível. Depois de uma decisão do Mec o exame Enem não pode mais ser utilizado para esse fim e sim o Encceja, que deve se feito por quem ainda não tem o ensino básico, sendo povo que mora no país e brasileiros que moram nos Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha, França e em outros países.

O Encceja é um programa do Inep – Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira vinculado com o Mec, que tem como responsabilidade publicações de datas de inscrição, datas dos exames e editais, realizações das inscrições e publicações de resultados do Encceja na página Enep/Encceja, onde estão as informações gerais e materiais para estudo grátis com assuntos do ensino fundamental e do ensino médio que podem ser acessados por todos que precisam estudar.




Prova Encceja nível fundamental – são 4 provas objetivas com 30 trinta perguntas cada, que são língua portuguesa, língua estrangeira, arte e educação física, matemática, ciências, história e geografia e também uma redação.

Prova Encceja nível médio – 4 provas objetivas com 30 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e uma redação.

Fazer inscrição Encceja em 2024

Inscrições para o Encceja 2024 devem ser realizadas no site Inep/Encceja portal.inep.gov.br/encceja. Todos devem ter o CPF para a inscrição.

Planejamento para inscrição no Encceja 2024

O prazo de inscrição do Encceja 2024 ainda não foi divulgado. Aqui em nosso site informativo estamos informando as datas de 2023 para que você leitor possa planejar a sua inscrição se baseando no último cronograma.

Inscrições Encceja ocorreram entre 22 de maio e 02 de junho 2023.

Prova do Encceja

A prova do Encceja Nacional 2023 foi aplicada no dia 27 de agosto 2023 em todas as regiões do Brasil, no período da manhã e da tarde.




Mais informações

É importante salientar que pessoas que se inscreveram para a prova de 2023 e não compareceram, deverão justificar a ausência e comprovar com documento o motivo do não comparecimento, caso contrário não poderão realizar a prova do Encceja 2023, o Inep receberá justificativa na data a ser informada. Justificativa de ausência para quem faltou nas provas do Encceja 2023 pode ocorrer no mês de abril 2024. Aguarde o cronograma 2024.

Dicas e opiniões do blog

Poder terminar os estudos de forma prática fazendo o Encceja é uma excelente oportunidade, pois não precisa estar presente em sala de aula frequentemente, mas, fazer esse tipo de prova exige muito tempo de estudo e tem gente que não consegue passar no exame. Isso se torna difícil porque a pessoa estuda sozinha, então tem certo assunto que precisa da ajuda do professor que é fundamental para o aluno que pode tirar dúvidas e explicar matérias.

O privilégio de estar com o professor todos os dias em sala de aula é só dos alunos do ano regular e do EJA presencial. Dessa forma os alunos podem fazer perguntas quando não entendem o assunto e eles têm muito mais chance de passar nas provas e também, os alunos que vão até a escola não são avaliados apenas por meio de prova, e sim, através de provas, trabalhos escolares e atividades em grupo e individuais, que juntos ajudam o aluno a obter a nota final para passar de ano e para a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Quem estuda para fazer o exame Encceja ou de outra modalidade pode passar na prova ou não, vai depender de cada um, e se não passar tem que estudar tudo de novo e enquanto não tira a média mínima na prova não pega o certificado. Tem gente que fica anos tentando finalizar uma, duas ou mais disciplinas e isso não vale a pena, melhor estudar com o professor em sala de aula por meio do EJA, que, em um ano oferece duas séries e em um ano e meio a pessoa conclui o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

Mas quem desejar mesmo fazer o Encceja melhor já começar a estudar para tirar uma ótima nota na prova. Quem passar no exame deve pegar o certificado ensino fundamental ou médio 2022.

O Certificado de conclusão ensino fundamental ou médio que fica por conta das secretarias da educação, parceiras do Inep, só é confeccionado quando a pessoa faz exames e passa em todas as áreas do conhecimento. Se passar em uma ou em algumas disciplinas a pessoa recebe a declaração de proficiência.

50 Comments

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.