Enem 2020 como e quando fazer a inscrição

Participantes do Enem 2020 devem saber que haverá duas versões do exame este ano, o Enem Impresso com provas no mês de novembro e o Enem Digital com provas aplicadas em outubro 2020, e uma das duas deve escolhida na hora da inscrição. Confira abaixo como e quando fazer inscrição.


Enem 2020

Abre inscrição em maio 2020 para participação de estudantes com o ensino médio completo em 2020 e demais pessoas que tenham finalizado o ensino médio e que gostariam de ser avaliados pelo Exame Nacional Enino Médio para ingresso em curso superior.

Enem impresso

O Enem impresso a versão do exame que se aplicada há anos. Por meio desse exame é que os jovens são avaliados e provados através do Sisu/Mec, Prouni e Fies para acesso aos cursos de graduação oferecidos por instituições públicas e privadas do Brasil.

Além de dar acesso à graduação por meio do Sistema Sisu, Programa Prouni e o Fundo de Financiamento Fies, as notas obtidas no exame são utilizadas por instituições para processos seletivos internos.




Enem Digital 2020

Essa é uma nova versão do Enem e deve ser aplicado em plataforma online do Inep. O primeiro exame aplicado em 2020 é um projeto piloto e nem todas as regiões do Brasil vão ter acesso, pelo menos este ano, não. Na fase inicial do projeto 100 mil pessoas vão poder fazer a prova.

O Inep pretende expandir o modelo até 2026 e assim todos podem escolher essa versão. Vai depender de como vai ser o exame aplicado em 2020. Se tiver um grande procura e der tudo certo, além de a procura nos próximos anos for superior ao Enem impresso, é bem provável que o Enem Digital prevaleça. Já que esse é um projeto experimental.

Se der certo o Enem Digital vai ser muito melhor para todos. Envolve a tecnologia, modernização e menos gastos para os cofres públicos. Mas é preciso que todos se adaptem a essa tecnologia, como as escolas onde se aplica e os participantes. É muito importante que os participantes saibam mexer com computador e goste desse método de e estudo.

Dicas nossas

Se você pretende fazer o Enem em 2020 e se sua escolha for a opção digital, mas você não tem familiaridade com computador, comece a treinar, caso tinha em casa. A prática é que vai fazer toda a diferença na hora de fazer a prova.

Com esse teste possível observar se gosta mais da digital ou se prefere a impressa. Para quem nunca fez o Enem uma boa dica é, faça simulados impressos e pelo computador. Não é difícil de achar. Na internet têm simulados gratuitos do Enem que podem respondidos no computador e serem impressos.




Enem 2020 como e quando fazer inscrição

O período de inscrição Enem Impresso e Enem Digital é o mesmo. Apenas as provas serão realizadas em meses diferentes. Veja o calendário :

Inscrição do Enem 2020  deve realizada no site
enem.inep.gov.br/participante de 11 a 22 de maio 2020.

Pagamento da taxa para os pagantes será até 28 de maio 2020
Isenção da taxa que custa R$ 85,00 pode ser solicitada de 06 a 11 de abril 2020

Cronograma da prova Enem Impresso 2020

Aplicação do Enem primeiro dia será em 01 de novembro
Aplicação do Enem segundo dia em 08 de novembro
Divulgação dos resultados do Enem 2020 das provas individuais saem em janeiro 2021

Data da prova Enem Digital 2020

Aplicação do Enem Digital primeiro dia será em 11 de outubro
Aplicação do Enem Digital segundo dia em 18 de outubro 2020

Provas do primeiro dia vão duras 5 horas e 30 minutos e do segundo dia 5 horas. Os portões devem abrir às 12:00 e fecham às 13:00. As provas começam às 13:30.

Edital Enem Impresso

Edital Enem Digital

Informações estão também no site do Inep www.inep.gov.br




Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.