Enem inscrições 2020

Faça agora a sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020 aberta pelo site do Inep que divulgou o cronograma com data das provas impressas e para Enem Digital 2020 e dos demais eventos do exame 2020. A taxa de inscrição 2020 custa R$ 85,00.



Novidade para o Enem 2020

Até 2019 todos os participantes do Enem faziam as provas impressas, mas em 2020 o governo quer implementar o Enem Digital como um projeto piloto em quase todo o Brasil. Então o Enem será aplicado em duas datas. O Enem Digital será em outubro e o Enem impresso em novembro 2020. Nesse caso as pessoas podem optar por um dos dois.

Enem inscrições 2020

Estão em andamento para participação de estudantes do ensino médio e egressos do ensino médio, que visam as notas do Enem para disputa de vagas em instituições públicas ou particulares da educação superior.

Enem – Exame Nacional do Ensino Médio do Inep

O Enem é um exame de avaliação gerenciado e executado pelo Instituto Anísio Teixeira – Inep, que é aplicado todo ano em todo o território brasileiro. O objetivo do Exame é avaliar o desempenho escolar dos alunos, que estão concluindo ou já concluíram a educação básica (ensino médio).

O resultado do Enem serve para quem pretende ingressar na educação superior, por meio do Sisu (instituição pública), bolsa Prouni ou financiamento Estudantil Fies (instituições particulares), mas ele serve também como base de avaliação do conhecimento aos estudantes do ensino médio, os quais participam do exame como treineiros.




Esses são os objetivos dos estudantes que fazerem o Enem, mas o Inep utiliza o resultado do exame para outro propósito, que é para desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Por meio desse o Inep avalia a qualidade do ensino (desempenho escolar, contextos e econômico e social inseridos nas escolas). Assim a Instituição fica sabendo como anda o acesso, a permanência e aprendizagem dos alunos, e com isso pode criar políticas públicas para melhorias na educação e serviços oferecidos pelas escolas. A média dos alunos é classificada pela ordem : país, região, estado, município e escola.

Áreas do ensino médio avaliadas pelo Enem 2020

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação – primeiro dia de prova
-Disciplinas são Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol (escolher uma dessas na hora da inscrição), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Ciências Humanas e suas Tecnologias – primeiro dia de prova
-Disciplinas são História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – áreas do segundo dia prova
-Disciplinas são Química, Física e Biologia e Matemática.

O primeiro dia de prova impressa tem duração de 5 horas e 30 minutos. O segundo dia de prova tem duração de 5 horas. Os portões abrem às 12:00, fecham às 13:00 e as provas começam às 13:30, sendo o mesmo horários para os dois dias de prova. O término das provas vai ser em horário diferente, já que elas não têm o mesmo tempo de duração. Prova do primeiro dia acabará às 19:00 e prova do segundo dia às 18:30.




Enem 2020 – fazer inscrição

Para fazer inscrição no Enem 2020, acesse enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Para pedido da isenção entre em Isenção Enem 2020 e informe o CPF e data de nascimento. Quando as inscrições começaram é só escolher a opção Inscrição. Depois de inscrito entra na opção Página do Participante com o CPF e senha para conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição. Esse deve conter o local, dia e horário das provas.

Cronograma Enem 2020

  • Inscrição para pedido da isenção taxa Enem – começa dia 06 de abril e vai até 17 de abril 2020
  • Inscrição Enem 2020 – de 11 a 22 de maio 2020
  • Provas Enem Impresso 2020 – primeira dia 01 de novembro e a segunda dia 08 de novembro 2020
  • Divulgação dos gabaritos e cadernos de questões – dia 11 de novembro 2020
  • Resultado Enem – será publicado em janeiro 2021 – resultado dos treineiros em março 2021.
  • Provas Enem Digital 2020 – primeira prova dia 11 de outubro e segunda prova dia 18 de outubro 2020
  • Divulgação dos gabaritos Enem Digital – dia 21 de outubro 2020

Informações completas, aqui www.inep.gov.br



4 Comments

Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.