Escola PEP INSS cursos grátis

Veja o que estudar na Escola PEP para conhecimento previdenciário INSS, que oferece cursos grátis para 2.500 pessoas que contribuem com a instituição ou não, e que buscam por orientação sobre seus direitos e deveres que devem ser cumpridos para receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro social – INSS.



Escola PEP INSS oferece cursos grátis

São oportunidades do Programa de Educação Previdenciária – Escola Virtual do PEP INSS em cursos grátis a distância 2019, voltados para todos os cidadãos que desejam saber mais sobre aposentadoria, pensão, salário, contribuição, auxílios e benefícios.

PEP INSS

O PEP INSS é um Programa de Educação Previdenciária do governo federal que foi criado com o objetivo de levar a inclusão social e o fortalecimento da cidadania, por meio da educação previdenciária. As equipes do PEP atuam em todo o país, em  escolas, entidades, associações e eventos para dar orientação e informação e palestras, além de oferecer cursos presenciais e a distância (Escola Virtual) de graça para os cidadãos.

Através da Escola Virtual PEP INSS são oferecidos vários cursos grátis a distância para os servidores que atuam no INSS e para demais pessoas que precisam saber quais são os seus direitos quando se contribui com a instituição e quais são suas obrigações, o que devem fazer para que possam valer seus direitos.




A Escola vem oferecendo conhecimento previdenciário, através de cursos gratuitos desde 2016. Já foram ofertadas milhares de vagas em diversos cursos até o início de 2019 e para formação de novas turmas 2019, a escola abriu 2.500 vagas gratuitas e vai abrir mais vagas em outros cursos do INSS, que é a segunda rodada de cursos 2019. Veja quais são os cursos e escolha o que quer fazer pela modalidade a distância.

Cursos grátis 2019 Escola PEP INSS

  • Pensão Por Morte – orientar as pessoas sobre os benefícios e serviços previdenciários referentes a Pensão por Morte.
  • Auxílios – Doença, Acidente e Reclusão – acerca dos benefícios previdenciários auxílio doença, auxílio acidente e auxílio reclusão.
  • Benefício de Prestação Continuada – esse curso destina-se às pessoas que têm interesse em saber mais sobre beneficio assistencial oferecido ao idoso( homem ou mulher) de 65 anos acima com baixa renda, os qual não tem meios de garanti o sustento, e às pessoas com deficiência física, mental, intelectual e sensorial.
  • Aposentadoria pelo INSS – orienta pessoas sobre aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e os requisitos que o requerente deve ter para pedir um desses benefícios, pois para cada um há uma exigência, tipos de documentos e comprovação.
  • Salário Maternidade e Família – esse curso é para quem depende de salário do INSS, sendo Salário-Familia (valor pago ao trabalhador doméstico e ao trabalhador avulso, de acordo com o número de filhos ou equiparados que possua) ou Salário-Maternidade (valor pago as mamães pelo nascimento de um filho, aborto natural ou pela adoção de uma criança).
  • Contribuinte Individual – esse é um curso para quem trabalha por conta ou pretende trabalhar tem intenção de ser um contribuinte individual. No curso a pessoa sabe sobre os benefícios e o que precisa para se tornar um contribuinte.




Escola PEP INSS cursos grátis Inscrição

Quem tiver interesse por um dos cursos deve acessar o site escolapep.inss.gov.br, em seguida a opção Cursos com inscrições abertas e depois clicar no nome do curso que fica no lago esquerdo da página.

Quando acessar a página seguinte, entre em Cadastramento de usuário, caso ainda não tenha cadastro. Em seguida informe CPF, senha e-mail, nome, sobrenome, cidade e pais onde mora. Próxima etapa deve ser o preenchimento do formulário.

Inscrições para alguns cursos acabam no final de março para aulas em abril e outros cursos Escola PEP INSS têm inscrições abertas de 15 a 28 de abril para aulas em maio 2019.

Para ver informações detalhas sobre cursos, acesse Apresentação do curso em PDF.




Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.