IF Baiano Cursos Inscrições 2019

Conheça aqui as oportunidades em cursos gratuitos do IF Baiano para 2019 e as cidades onde ficam suas unidades de educação profissional, com opções de cursos técnicos gratuitos da modalidade integrada e subsequente que terão início ao ensino técnico em 2019.



IF Baiano Cursos Inscrições

Instituto Federal Baiano começa receber inscrições de candidatos interessados pelos cursos técnicos 2019 integrados e subsequentes, ofertados em Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Itapetinga, Valença, Senhor do Bom Fim e em mais cidades da Bahia, onde o IF Baiano têm unidades profissionalizantes.

Para ingresso de alunos em 2019, o IF Baiano abre 2.855 vagas para 16 cursos técnicos primeiro e segundo semestre 2019. Os cursos devem ser oferecidos em diferentes horários, nos três períodos. Isso varia e acordo com o curso, modalidade de ingresso e unidade ofertante.

Modalidade de ingresso e requisitos

Cursos técnicos integrados IF Baiano 2019 – cursos dessa modalidade são destinados aos alunos do 9º ano ou 8ª série do ensino fundamental que vão ingressar no ensino médio em 2019. O ensino médio deve ser feito junto com o curso técnico, que deve ter duração de 3 anos.

Cursos subsequentes 2019 – esses cursos são voltados para pessoas com o ensino médio completo até 2018 e devem ter duração de 1 a 2 anos.



Cursos gratuitos IF Baiano 2019

Técnico em Administração
Técnico em Alimentos
Técnico em Agropecuária
Técnico em Agroindústria
Técnico em Meio Ambiente
Técnico em Agrimensura
Técnico em Petróleo e Gás
Técnico em Guia de Turismo
Téc. Manutenção e Suporte em Informática

Processo seletivo Instituto Federal Baiano Cursos 2019

O processo seletivo dos participantes dos cursos Instituto Federal Baiano 2019 ocorre por meio de nota escolar. Para participar o aluno ou o candidato deve informar notas de língua portuguesa e matemática no momento da inscrição. Se for para curso integrado, informar notas do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental. Para curso subsequente, notas do 1º e 2º ano do ensino médio.

A classificação dos candidatos ocorre na ordem da maior para a menor nota, observando curso, turno e campi, além do sistema de vaga escolhido. A modalidade do sistema de vaga deve ser escolhida no momento da inscrição. Então, na hora de se inscrever o aluno ou seu responsável deve optar por vaga de ampla concorrência, sistema de reserva ou vaga pessoa com deficiência.




Vagas de ampla concorrência – essas estão a disposição de todos os candidatos que têm o nível escolar que o curso pede.

Sistema reserva de vagas – essas vagas só podem ser disputadas pelos candidatos que estudaram ou estudam em escola pública. Depois de escolher essa categoria, a pessoa ainda deve fazer mais uma escolha. Quem escolhe vaga do sistema “vagas oriundos escola pública” precisa optar por renda familiar mínima de até 1,5 salário mínimo por pessoa, referente ao ano base 2018, ou renda familiar acima de 1,5 salário mínimo.

Quem optar por vaga “oriundos de escola pública” e renda familiar de até 1,5 salário mínimo precisa comprovar que estudou todo o ensino fundamental em escola pública por meio do histórico escolar, e também, comprovar a renda familiar.

Para isso é preciso preencher uma declaração (encontrada no edital) que informa o rendimento médio mensal de toda a família. Esse formulário junto com os documentos comprobatórios devem ser entregues ou enviados pelo Correio no período informado abaixo.

A renda que a família ganha no mês pode vir do trabalho formal (carteira registrada) ou informação (trabalho como autônomo). Se tiver outras rendas formais também deve declarar. Na declaração não precisa informar renda vinda de benefícios sociais, como por exemplo, bolsa família. Como essa é uma ajuda do governo não precisa declarar para o instituto.



Inscrição IF Baiano Cursos 2019

As inscrições Instituto Federal Baiano que devem ser efetuadas no site concurso.ifbaiano.edu.br/portal/ingresso-de-estudantes-2019 começam dia 03/09 e vão até 03/10/2018.

Documentos comprobatórios, assim com a declaração das notas escolares, devem ser entregues ou enviados para o endereço do campus escolhido de 03/09 a 05/10.

Relação dos candidatos inscritos sai dia 19/11. Classificação preliminar dos candidato sai em 23/11 e classificação final IF Baiano 2019 pode ser conferido em 07/12/2018.

Informações completas estão no edital e edital retificado, publicados no mesmo site!



Comente aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.