Inscrição Aprendiz Legal

Jovens que buscam por oportunidades para ingresso no mercado de trabalho podem fazer inscrição no Aprendiz Legal e concorrem vagas de emprego com curso profissionalizante. As oportunidades são CIEE e das empresas parceiras que empregam jovens com idade a partir de 14 anos, que estudam ou que já concluíram os estudos básicos.



Aprendiz Legal

O programa Aprendiz Legal abre inscrições pelo empresas.ciee.org.br, para participação de jovens de 14 a 24 anos de todas as localidades do Brasil, que estejam fazendo ou concluído o ensino fundamental ou médio.

O Aprendiz Legal é um programa oferecido por meio de várias parcerias para benefício dos jovens do Brasil. O programa conta com a capacitação e intermediação do Ciee (instituição da Fundação Roberto Marinho), que é a parte teórica e preparativa para ingresso na empresa parceira. Essa por sua vez contrata os aprendizes e, por meio de profissional designado pela empresa, orienta e forma o jovem no cargo, que é a parte prática do programa.




Desempenho do Aprendiz Legal

O desempenho do aprendiz é de responsabilidade do Ciee e das empresas contratantes. Os profissionais que acompanham esses jovens são pessoas unidas e bem preparadas para auxiliá-los e orientá-los durante todo o programa. E são os mesmos que vão avaliar todo o processo de aprendizagem, analisando o desenvolvimento profissional dos aprendizes.

Na avaliação de desempenho se observa : comportamento e atitude, participação e frequência, conciliação dos horários na formação pratica e teórica, ou seja, se o aprendiz está conseguindo participar do curso e de trabalhar. Além disso, é avaliado as atividades de trabalho, comprometimento, domínio aos recursos operacionais, vontade de aprender, a linguagem e uma boa apresentação (modo de se vestir, higiene e demais padrões exigidos pela empresa).

O aprendiz é avaliado no final de cada módulo e as anotações sobre seu desempenho são feitas em formulário. Através desse o profissional responsável deve informar as conquistas e os desafios do jovem, observado os tópicos citados acima. Primeiro deve ser feita uma avaliação de módulo básico e depois módulo específico. Cada etapa é de grande importância para o aprendiz, que deve receber avaliação que seja boa ou muito boa para que o programa tenha sido aproveitado com sucesso.




Contrato do Aprendiz Legal

Os jovens que atuam por meio do programa são contratados por um período que dura entre 11 e 23 meses. O tempo do contrato varia de acordo com a carga horária do curso preparatório. Os cursos que são presenciais e a distância, com carga horária de 4 e 6 horas/dia, têm duração de 11, 16, 17 e 24 meses. O tempo de duração depende do curso do programa.

Cursos presenciais e EAD Aprendiz Legal

Auxiliar de Alimentação
Auxiliar de Produção Industrial
Comércio e Varejo
Curso de Logística
Operador de Microcomputador
Ocupações Administrativas
Arco Bancário
E mais

Essas áreas profissionais são excelentes para quem quer trabalhar com carteira registrada, mas também como autônomo. A área que dá para seguir carreira autônoma é a área de informática. Quem ingressar no programa, fazendo curso de micro e ingressar na empresa na mesma área, e claro, tiver êxito no programa, ou seja, talento na área, poderá se tornar um grande profissional em sistema da informação. Basta investir nos estudos depois do programa para ser tornar um excelente profissional.



Inscrição Aprendiz Legal

Fazer inscrição no Programa Aprendiz Legal é bem simples e rápido. Para começar, entre no site www.empresas.ciee.org.br/portal/empresas/aprendizlegal e depois no link “cadastro estudantes”. Estando na página, acesse o nome do seu estado, que aparece no mapa, para ter acesso à página de cadastro.

Depois de fazer o cadastro o jovem pode conferir às vagas de emprego disponíveis e se candidatar na vaga de interesse. A lista de vagas só está disponível para quem tem cadastro no site.

Informações completas sobre o programa podem ser obtidas no site site.aprendizlegal.org.br



2 Comments

Comente aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.