Inscrição CNH Social RS aberta pelo DETRAN

Você que precisa tirar a Carteira de Habilitação deve aproveitar a oportunidade que o governo do Rio Grande do Sul está dando por meio da CNH Social RS, que tem inscrição aberta pelo Detran. O programa foi lançado com 3 mil vagas gratuitas para habilitação de 3 mil moradores do estado, com idade a partir de 18 anos que têm como objetivo, tirar a primeira habilitação, adicionar mais uma categoria ou fazer mudança de categoria. Confira neste artigo quais são os requisitos necessários para participação, datas importantes e como fazer a inscrição.



CNH Social RS 2025

Governo RS lança o Programa CNH Social RS em 2025 para acesso gratuito aos serviços de habilitação para condução de veículos automotores a pessoas de baixa renda com o propósito de promover a ocupação e o aumento da renda pessoal e familiar, por meio da concessão, adição e mudança de categoria da carteira de habilitação.

Categoria:
A (moto);
B (carro);
C (por exemplo, caminhão);
D (por exemplo, ônibus);
E (por exemplo, carreta).

Da distribuição das vagas

São 3 mil vagas, e essas foram divididas por categoria. Das vagas abertas, 1.500 vagas são para a primeira habilitação de moto e carro, e 1.500 vagas para adição e mudança de categoria, distribuídas da seguinte forma :

600 vagas – para adição de categoria
900 vagas – para mudança de categoria, sendo 90 destinadas à mudança para categoria C (caminhão), 720 para categoria D (ônibus) e 90 para categoria E (veículo de grande porte articulado).



Quem pode ocupar as vagas abertas pelo Programa CNH Social RS ?

São candidatos com idade superior a 18 anos que comprovarem que são residentes do dois anos no Rio Grande do Sul, no mínimo 2 anos, e que tenham renda familiar de até três salários mínimos. O programa exige também que os candidatos atendidos estejam em situação de vulnerabilidade social e que estejam inscritos no CadÚnico até o dia 28 de fevereiro de 2025.

A exigência de estar inscrito no CadÚnico é para beneficiar quem mais precisa, as pessoas que têm uma renda mais baixa, ou seja, pouca condição financeira para arcar com as despesas que a CNH exige. Pois a formação de um condutor responsável exige custos, que muitas vezes impedem as pessoas de baixa renda de acessar esse direito. Foi pensando nesse público que o governo criou o programa e assumiu os custos para oferecer uma oportunidade de habilitação qualificada aos seus habitantes.

Essa iniciativa que foi pensada na inclusão social e produtiva não apenas salva vidas, ela gera renda, empregos e desenvolvimento para o nosso estado. Sendo assim, investir no estado para melhorar a qualidade de vida das pessoas traz benefícios para as ambas partes, tanto para os moradores quanto para o estado, e é assim que a região evolui, é através da qualificação e da melhoria da renda familiar.

Impedimento de participação : quem não pode participar ?

Não poderão se candidatar pessoas com processo de habilitação já aberto, ou que precise ser reiniciado, quem tenha cometido crime na condução de veículo, e quem sofreu suspensão ou cassação da CNH ou da Permissão para Dirigir. Também não pode participar quem tem a necessidade de reiniciar o processo de habilitação.

Veja o que o programa cobre

Os beneficiários ficarão isentos de todas as taxas para os serviços de habilitação, como o curso teórico-técnico, o curso prático de direção e locação de veículos, o exame prático de direção e locação de veículos e o exame toxicológico, quando aplicável



Inscrição CNH Social RS aberta pelo DETRAN

Para facilitar o acesso às informações do programa, o Detran RS criou o hotsite cnhsocial.detran.rs.gov.br. Na página, é possível acessar o edital completo, link para inscrições, regras do programa, calendário de datas importantes e uma seção de perguntas e respostas. A Ouvidoria do DetranRS também está preparada para esclarecer dúvidas, assim como os Centros de Formação de Condutores.

Inscrição dos candidatos interessados

De 12/05 a 10/07/2025 – link de inscrição : cnhsocial.detran.rs.gov.br

Sorteio dos candidatos inscritos

Serão selecionados 3 mil beneficiários e mais 3 mil outros na modalidade cadastro de reserva, por meio de sorteio em edição única, via sistema eletrônico auditável da Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Chamamento dos sorteados

A lista dos sorteados será publicada em 22/07/2025 no Diário Oficial do Estado e no site do Detran/RS. Os sorteados receberão mensagem por e-mail e notificação na Central de Serviços do Detran/RS.

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.