Inscrição CNH Social SC Emprego na Pista

Novo projeto do governo SC que oferece CNH gratuita SC para promover a inclusão social e oferecer oportunidades de emprego no setor de transporte terrestre é lançado em Santa Catarina com 30 mil vagas para 2024, 2025 e 2026, é o Programa CNH Social SC Emprego na Pista que oferece a 1ª Habilitação das Categorias A e B, adição da catgoria A ou B, Mudança de Categoria para D ou E e Inclusão de Exercício de Atividade Remunerada + Curso de motofretista. Veja no post abaixo quando começa a inscrição CNH Social SC 2024.



CNH Social SC Emprego na Pista

O Programa CNH Emprego na Pista é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com o DETRAN/SC e o SEST SENAT, sancionado em 02 de julho 2024, sob lei, que foi criado para promover a inclusão social e dar oportunidades de vagas de emprego aos moradores de todo o estado interessados pela primeira habilitação, para os que querem crescer na carreira no mercado de transporte terrestre, através da mudança de categoria da CNH, e ainda retirar profissionais da informalidade para que possam exercer atividades remunerada.

Para o governo SC, o Emprego na Pista vai ser o diferencial para o estado, pois ele vai preparar e entregar motoristas ao mercado. O programa é uma excelente ferramenta de trabalho, que gera inúmeras oportunidades para todos que visam uma vida melhor.

Serão 30 mil carteiras de habilitação gratuitas em Santa Catarina, distribuídas em 2024, 2025 e 2026, ou seja, serão abertos três processos seletivos para oferta das vagas. E para uma parte dos candidatos selecionados entre os processos seletivos os parceiros garantem a entrevista de emprego junto às transportadoras, que serão quase 12 mil pessoas habilitadas através do programa. Além disso, haverá oferta gratuita do curso Escola de Motoristas do SEST SENAT.



Quem pode concorrer às vagas CNH Social SC Emprego na Pista ?

CNH Emprego na Pista é destinada aos residentes de todos os municípios de Santa Catarina que atendam aos requisitos específicos de cada modalidade. Veja a seguir as categorias e requisitos.

Requisitos para a 1ª Habilitação A ou B

Saber ler e escrever
Ser maior de 18 anos
Possuir CPF
Residir em SC há mais de 2 anos
Cadastro ativo no CadÚnico
Ser penalmente imputável
Não ter sido condenado por crime de trânsito
Não possuir bloqueio judicial ou administrativo

Requisitos para Adição de Categoria A ou B

Possuir CNH nas categorias A, B, C, D ou E
Saber ler e escrever
Ser maior de 18 anos
Possuir CPF
Residir em SC há mais de 2 anos
Cadastro ativo no CadÚnico
Ser penalmente imputável
Não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação de CNH
Não ter sido condenado por crime de trânsito

Requisitos para Mudança de Categoria para D ou E

Possuir CNH nas categorias B, AB, C, AC, D ou AD
Saber ler e escrever
Possuir CPF
Residir em SC há mais de 2 anos
Ter no mínimo 21 anos
CNH válida na categoria “B” por pelo menos 24 meses ou “C”/“D” por 12 meses
Não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses
Não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação de CNH
Não ter sido condenado por crime de trânsito

Requisitos para Inclusão de EAR + Curso de Motofretista

Saber ler e escrever
Possuir CPF
Residir em SC há mais de 2 anos
Ter no mínimo 21 anos
Possuir CNH categoria A por pelo menos 2 anos
Não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação de CNH
Não ter sido condenado por crime de trânsito




Papel do SEST SENAT no Programa

O SEST SENAT deve auxiliar o DETRAN na operacionalização do Programa, conferindo documentos e, se necessário, recrutando a Secretaria de Assistência Social para consulta ao CadÚnico.

O que faz o Sest Senat ?

Atua na formação e na qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, por meio de conteúdos que atendem às demandas do mercado, para a execução das atividades com eficiência, reflexão crítica e segurança, a fim de enfrentarem todos os desafios da atividade transportadora em qualquer segmento. Além do mais, a instituição os torna aptos a operarem novas tecnologias.

Para isso, o SEST SENAT oferece cursos especializados, presenciais e a distância que abrangem diferentes áreas do conhecimento, relacionadas desde as atividades operacionais de transporte e logística até a gestão dos negócios. As capacitações são desenvolvidas e ministradas com metodologias inovadoras de ensino e com o uso de equipamentos tecnológicos que dinamizam e desenvolvem a aprendizagem.

Cursos profissionalizantes oferecidos aos condutores do programa

Comunicação verbal e não verbal
Noções de empregabilidade
Noções de Gestão de pessoas
Noções de percepção de riscos
Qualidade de vida no trabalho
Qualidade no atendimento ao cliente
Relacionamento interpessoal e ética no trabalho
Noções de gestão do tempo

Após completar as aulas teóricas e práticas, e passar nos exames, o motorista sai do programa com uma CNH marcada com EAR e dois cursos profissionalizantes concluídos.

Inscrição CNH Social SC Emprego na Pista

O prazo de inscrição será aberto dia 15 de julho e as inscrições devem ser realizadas no site empregonapista.detran.sc.gov.br

Parceiros do projeto

-Secretarias de Estado da Assistência Social, Mulher e Família; de Portos, Aeroportos e Ferrovias; e da Indústria, do Comércio e do Serviço;
-SEST SENAT;
-Fetrancesc;
SEBRAE/SC;
Fenamoto – Federação Nacional dos Mototaxistas e Motoboys;
-AMASC – Associação dos Motoristas de Aplicativo de Santa Catarina;
-FABET e Arteris Litoral Sul;
-Centros de Formação de Condutores;
-Médicos;
-Psicólogos de trânsito;
-Laboratórios;
-Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte.

Informação importante

Candidatos que estão cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação de CNH não podem participar do Programa CNH Social SC.

Confira mais informações aqui estado.sc.gov.br/noticias/governador-sanciona-lei-do-programa-cnh-emprego-na-pista-para-oferta-de-mais-de-30-mil-carteiras-de-habilitacao

One Response

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.