Inscrição Manaus Minha Casa 2023 programa habitacional

Está aberto o período de inscrição Manaus Minha Casa 2023, programa habitacional da Prefeitura de Manaus que vai contemplar famílias da Capital do Amazonas que ainda não possuem moradia própria e as que residem em área de risco com 17 mil moradias. Veja no artigo abaixo quais os documentos necessários para fazer o cadastro, realizado na plataforma Simhab – Sistema Municipal de Habitação..



Manaus Minha Casa 2023 programa habitacional

A Prefeitura de Manaus recebe inscrição para o programa habitacional Manaus Minha Casa 2023 para contemplar 17 mil famílias de baixa renda que aguardam por moradias, no decorrer de 4 anos, sendo 1.200 moradias por ano para famílias em área de risco.

Moradias entregues em Manaus em 2023

Até o final de 2023, o prefeito de Manaus pretende entregar 4.200 habitações através de parceria com o governo federal, e mais 252 unidades feitas com recursos do Programa Manaus Minha Casa, e no primeiro momento o programa vai contemplar 252 famílias que sofreram com um desabamento, que moram no Bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

Programa Minha Casa, Minha Vida

Por meio desse programa, 3 mil famílias vão receber moradias pelo Minha Casa, Minha Vida, programa de habitação federal do Brasil criado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março de 2009 que oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou no campo até um determinado valor. São : Minha Casa, Minha Vida e Minha Casa, Minha Vida Rural.




Entregas de moradias em Manaus é um compromisso entre o estado e o governo federal. O governo está retomando as construções de moradias do Minha Casa, Minha Vida que estavam paradas desde o último governo, cerca de 186 mil por diversas situações, como áras ocupadas irregularmente, com pendências de infraestrutura, abandono da construtora e outros motivos.

Em 2023, as obras foram retomadas graças às ações entre agentes financeiros, empresas, governo federal e órgãos públicos. No próximo ano, mais 32 mil unidades paralisadas, que apresentam ocupações/invasões e problemas de infraestrutura, serão retomadas.

O déficit habitacional está em todo o Brasil, inclusive a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas. É por isso que a Prefeitura criou o Manaus Minha Casa para que, junto com o programa do governo federal, possa ampliar ainda mais a oferta de moradias. Essas ações vão retirar muitas famílias de áreas de risco e trazer uma qualidade de vida para muita gente, além de melhorias para a cidade.

Cadastro das famílias que esperam por moradias em Manaus

As famílias que já fizeram o cadastro precisam atualizar os dados cadastrados, e para isso, devem acessar o novo sistema simhab.manaus da Semhaf – Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, que passou a funcionar a partir de 25 de setembro 2023, e fazer o cadastro de forma gratuita.

A saber

Os beneficiados não serão escolhidos por ordem de chegada, e sim, por prioridades, que serão definidas pelo Conselho Municipal de Habitação. Então, não precisa que a população fique preocupada e corra para fazer o cadastro, pois as famílias vão sendo selecionadas conforme a necessidade de cada uma. Sem contar que, todos querendo fazer cadastro ao mesmo tempo, gera uma sobrecarga no sistema de inscrição, que faz o site travar ou dar erro na inscrição.



Inscrição Manaus Minha Casa 2023 programa habitacional

Ocorre no site simhab.manaus.am.gov.br/inscricao por meio do NIS – Número de Inscrição Social, nome completo do responsável pela família, CPF, RG, data de nascimento, nome da mãe e Título de Eleitor.

Além dessas informações, no formulário de inscrição precisa também informar a nacionalidade, estado civil, profissão, estado e cidade onde mora, nome do pai, gênero. Essa é a primeira etapa para inserção dos dados. Depois da primeira página, vem a página para informações adicionais, seguida da terceira página onde deve inserir o contato e endereço, depois composição familiar e por último o resumo. Pronto, cadastro feito.

Pessoas cadastradas serão analisadas pelo Conselho Municipal de Habitação e selecionadas conforme a prioridade, ou isto é, vão sendo selecionadas as famílias da cidade de Manaus que estão mais necessitadas por moradia, as que moram de área de risco.

Saiba mais

Quem tiver dificuldade de fazer a inscrição online pode ir até a sede da Semhaf para pedir orientação.

Endereço sede Semhaf : Avenida Constantino Nery, 200, Bairro Chapada, Zona Centro-Sul Manaus

Funcionamento : de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e de 13h00 às 15h00

Confira informações sobre o programa no site www.manaus.am.gov.br/moradia/nova-secretaria-de-habitacao-da-prefeitura-de-manaus-inicia-atendimentos



2 Comments

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.