Inscrições ESA 2019 Concurso Exercito

Encontre informações sobre inscrições ESA 2019 para o Concurso Exército Escola de Sargentos 2020, realizado em várias regiões do país por meio do site concurso.esa.ensino.eb.br para processo seletivo de estudantes e egressos do ensino médio nascidos no Brasil ou naturalizados, que desejam fazer curso de formação de Sargento do Exército 2020-2021.
ESA Escola Exercito


Concursos ESA Exército 2019-2020

A ESA – Escolas de Sargento das Armas recebe inscrições de candidatos que vão concorrer 1.060 vagas abertas para o curso de Formação de Sargentos 2020, na área geral, saúde e música.

Os candidatos às vagas podem der homens e mulheres de nacionalidade brasileira com idade entre 17 e 24 anos para área da geral, e até 26 anos para área da música e saúde, além dos demais requisitos que podem ser conferidos no edital, publicado no link abaixo.

Candidatos interessados pela área da música precisam ter habilidade específica comprovada. Já os candidatos interessados por curso da área da saúde precisam ter feito curso técnico na área, concluído até a data de ingresso, e possuírem o Coren.



Concurso ESA Exército área geral

Concurso Exército Escola de Sargentos deve ser realizado também para seleção de seleção de estudantes e egressos do ensino médio que desejam fazer curso que oferece formação de Sargento em Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Topografia e em outras áreas.

Processo seletivo Concurso Exército 2019

O processo seletivo dos candidatos vai ser feito em várias etapas, sendo que a primeira será o exame intelectual – prova objetiva com questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, história e geografia do Brasil e uma redação, oferecida a todos os participantes. Candidatos do curso de música vão responder questões de teoria musical e do concurso da área de saúde serão questões de conhecimentos específicos de enfermagem.

Aprovados na primeira etapa estão aptos para a segunda fase do processo seletivo, que consiste nos valores de títulos que são diploma ou certificado em curso técnico, curso superior, curso de formação de oficiais e outros, utilizados para pontuações que servem para classificação. Quem não tiver título para participação na segunda fase e passar na prova não será eliminado, passa para a terceira etapa, essa será a inspeção de saúde.




Na inspeção de saúde participam candidatos aprovados, classificados e convocados pela ESA. Quem tiver com saúde em dia vai para a quarta fase, nessa será feito o exame de aptidão física. Candidatos classificados que vão fazer curso de música devem fazer um exame de habilidade musical.

Candidatos chamados vão fazer a revisão médica e apresentarem documentos para comprovação dos requisitos. Conferir documentos no Manual do candidato, quando for publicado.

Candidatos que passarem em todas as etapas vão poder efetivar matrícula para dar início ao curso básico e depois o curso de qualificação. Para participar da qualificação é preciso passar no curso do período básico.

Cursos do período básico com duração de 34 semanas serão oferecidos na Organização Militar Corpo de Tropa de:

Minas Gerais
-Grupo de Artilharia de Campanha Leve e no Batalhão de Infantaria Leve de Juiz de Fora e no Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre;

São Paulo
-Grupo de Artilharia de Campanha de Jundiaí e no Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga;

-Grupo de Artilharia Antiaérea do Rio de Janeiro;
-Pernambuco – Batalhão de Polícia do Exército de Recife;
-Ceará – Batalhão de Caçadores de Fortaleza – Ceará;
-Goiás – Batalhão de Infantaria Motorizado de Jataí;
-Regimento de Cavalaria Blindado de Campo Grande;
-Santana Catarina – Batalhão de Infantaria de Blumenau;
-Rio Grande do Sul -Regimento de Cavalaria Blindado de Alegrete.




Os cursos de qualificação para Sargento que vão durar 43 semanas acontecem na ESA/Quartel de Três Corações MG, na Escola de Sargentos de Logística RJ e no Centro de Instrução de Aviação do Exército SP.

Inscrições ESA 2019 Concurso Exército

Inscrições ESA 2019 ocorrem de 20 de fevereiro a 20 de março 2019, no site concurso.esa.eb.mil.br/priol2019

-Exame Intelectual ESA – 04/08/2019.

-Entrega de documentos para análise de títulos, se tiver – em 14 e 15/10/2019.

Resultado ESA Concurso Exército – em 20/01/2020,


One Response

Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.