Jovem Senador Inscrições

Oportunidades para estudantes do ensino médio, Projeto Jovem Senador 2019 abre inscrições para participação de alunos de mais de 19 mil escolas públicas do Brasil, interessados pelo Concurso de Redação 2019, o qual seleciona jovens para acompanhar os trabalhos dos Senadores dentro do Senado Federal.



Inscrições abertas para Jovem Senador 2019

Jovens de até 19 anos que estejam cursando o ensino médio podem fazer inscrição no Jovem Senador 2019, que neste ano aborda o tema : Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil.

Projeto Jovem Senador

O Projeto Jovem Senador é uma iniciativa da Secretaria de Relações Públicas e de outros órgãos públicos que tem como objetivo, estimular os jovens a refletir sobre a política, democracia e exercício da cidadania, e com isso, contribuir no processo de formação da cidadania, aplicar a visão sobre a política, a conscientização sobre a importância do papel da Constituição Federal , e também, transmitir informações sobre o papel do Senado e do Poder Legislativo brasileiro, para incentivar esses jovens a participação em todos os níveis da atividade política, mas de forma consciente e cidadã – direitos políticos e civis.



Como funciona o projeto – Concurso Jovem Senador

Por meio de uma redação, aplicada a todos os alunos das escolas escolhidas, são selecionados 27 alunos, um de cada estado e um do Distrito Federal, que elaborarem as melhores redações sobre o assunto abordado pelo o projeto de 2019, que será sobre Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil.

Os 27 alunos vencedores receberão o certificado e diploma de classificação no Jovem Senador 2019 e viajarão para Brasília com todas as despesas pagas (viagem, hospedagem, alimentação e translado).

Todos os alunos vencedores vão viajar acompanhados do professor orientador, mas o estudante que ficar em 1º lugar, na classificação nacional, deve viajar também na companhia do secretário de educação que representa a secretaria da educação da federação, de um coordenador pedagógico que acompanhar o projeto e do diretor da escola.




Os três primeiros classificados devem ir com o pai, mãe ou outro responsável legal para participação na cerimônia. Os responsáveis também terão todas as despesas pagas pelo Senado.

Para que os alunos possam participar estão sendo entregues nas escolas os kits com o regulamento do concurso, ficha de inscrição, folha de redação – papel timbrado do Senado, folheto de divulgação, cartaz e carta do Presidente do Senado, elaborada especialmente para o Jovem Senador, que informa sobre o tema, sobre o projeto, órgãos e profissionais participantes e como funciona o projeto.

Depois que tomarem posse os jovens vão participar de comissões e apresentam, discutem e votam em propostas que futuramente poderão ser transformadas em projetos de lei, claro, se forem acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Jovem Senador 2019 Inscrições

As inscrições para Jovem Senador 2019 serão feitas até 16 de agosto 2019 através da ficha entregue nas escolas, as quais devem ser preenchidas e entregues na secretaria da educação. A secretaria da educação deve escolher as três melhores redações e enviá-las para o Senado até 20 de setembro.




Os jovens senadores chegam em Brasília dia 25 de novembro e no dia 26 de novembro ocorre a cerimônia dr posse do Jovem Senador. No decorre da estadia serão feitos Trabalho legislativo no Jovem Senador – apresentação e discussão dos projetos, votação e aprovação dos projetos de lei; curso para professores e divulgação do Projeto Jovem Senador 2019. No dia 30 de novembro alunos e professores estão de volta.

Para conferir mais informações, acesse o site o Regulamento de Participação do Jovem Senador 2019 www12.senado.leg.br/jovemsenador/regulamento/1-dos-objetivos e todos os links que nele aparecem.



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.