Lucro do FGTS 2021 Valor e quando receber

A Caixa informa que irá pagar o Lucro do FGTS de 2021, saiba quando irá creditar e quanto vai cair na conta do trabalhador que quem tem saldo no Fundo de Garantia, o banco distribui o resultado positivo do Fundo de Garantia obtido em 2020, o qual será repassado a mais de 80 milhões de trabalhadores contribuintes. Veja abaixo como o lucro será pago.



Lucro do FGTS 2021

Os trabalhadores registrados que possuem conta do FGTS aberta na Caixa e contribuíram até 31/12/2020 vão receber o lucro de 8,5 bilhões do FGTS 2021, referente ao ano base 2020.

FGTS 

O FGTS, sigla dada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um saldo em contas que nasceu em 1990 pela leiLEI Nº 8.036, DE 11 DE MAIO DE 1990 e tem como objetivo, proteger o trabalhador demitido sem justa causa.

Graças a essa lei, as pessoas que trabalham com carteira registrada tem uma segurança financeira depois de serem demitidas pela empresa onde trabalham. E para que os trabalhadores possam receber o FGTS a empresa faz o depósito de 8% sobre o seu salário todo mês, na conta aberta na Caixa em nome do trabalhador.

Para receber o fundo de garantia guardado na Caixa o trabalhador deve ser demitido sem justa causa. Depois que sai do emprego, o trabalhador deve procurar a caixa com documento de demissão feito pela contabilidade da empresa. Estando tudo correto é só sacar o valor.




Importante saber : cada empresa que a pessoa trabalha abre uma conta na Caixa. Por isso é possível que uma pessoa tenha várias contas na Caixa onde é depositado o seu FGTS. É possível conferir todas as contas no aplicativo ou no site da Caixa, na opção Extrato FGTS.

Pagamento do lucro FGTS

Então, sabemos que o trabalhador tem o direito de receber o saldo que está no seu nome, depositado em conta na Caixa. No entanto, o governo decidiu dar mais um pouco ao trabalhador, que é o lucro obtido no decorrer de um, que vem sendo pago desde 2017. 

De onde vem o Lucro FGTS

O lucro FGTS é o resultado da divisão de uma porcentagem do lucro do FGTS do ano base, pelo saldo total das contas vinculadas existentes até o ano em que será feito o cálculo, que neste ano se refere há 2020. 

Esse lucro vem de juros cobrados de empréstimos de infraestrutura, em crédito da casa própria e para outros fins, para os quais a Caixa libera dinheiro do FGTS. Por isso que os trabalhadores têm direito ao lucro, porque o governo utiliza o seu dinheiro para dar esses empréstimos.



Como receber o lucro FGTS 2021

  

Quem tem direito de receber o lucro FGTS deve saber que o lucro vai cair na conta dos trabalhadores ativas e inativas. O valor pago deve ser proporcional ao saldo de cada conta e o adicional será R$ 1,86 para cada R$ 100 que tinha na conta até dezembro 2020. Então quanto mais alto o valor que tiver na conta, mas alto será o lucro.

Os pagamentos ocorrem até 31/08/2021, mas o saque lucro FGTS só pode ser feito quando ocorre demissão ou, compra da casa própria ou, aposentadoria ou mesmo quando ocorre doença grave.

A pessoa que é demitida por justa causa não pode sacar o FGTS e nem o lucro. O fundo fica retido e o mesmo é usado pelo governo em diversos programas.

Lucro FGTS para quem já sacou o valor

A pessoa que sacou o FGTS por ter sido demitida ou para compra da casa própria ou por outro motivo, vai receber o rendimento também, que cai na conta aberta na Caixa. Quem fez saque da virada do ano recebe um lucro proporcional ao que tinha até 31/12.

Para Consulta saldo FGTS baixe o aplicativo FGTS no celular. Veja informações aqui : www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/como-acessar

Uma dica nossa

Fique atento com a sua conta onde é feito o pagamento do FGTS. Pois têm empresas que acabam deixando de fazer os depósitos mensais e quando demite o funcionário não tem nada na conta ou tem pouco dinheiro por falta de pagamento.

Isso pode trazer grandes transtornos e tem gente que nunca consegue receber, se caso a empresa entrar em falência. Se a mesma ainda tiver ativa, é possível correr atrás e obrigar a empresa pagar o que deve à Caixa. 
 
É muito importante ficar atento com seus direitos para que na hora da precisão não venha a ter surpresas desagradáveis. 



3 Comments

Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.