MEC abre cursos EAD grátis Programa Novos Caminhos

Atenção, MEC abre cursos EAD grátis pelo Programa Novos Caminhos, que é uma iniciativa do governo federal para levar qualificação profissional e técnicos às pessoas que estão em busca de curso a distância enquanto durar o surto do Coronavírus.


MEC abre cursos EAD grátis Programa Novos Caminhos

Ministério da Educação – MEC abre inscrição com cerca de 30 mil vagas em cursos EAD grátis em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Ceará, Amapá, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

São diversos cursos Novos Caminhos ofertados neste primeiro semestre 2020, que são ofertados em instituições públicas, e para início de imediato foram liberadas 14 mil vagas, as quais podem ser concorridas pelos candidatos que tenham a partir do ensino fundamental incompleto.

Novos Caminhos

É um programa nacional lançado em 2019, para substituir o Pronatec, que tem como objetivo, fomentar a educação profissional e tecnológica em todo o território nacional. O plano é abrir 78 mil vagas em cursos até 2021, e com isso formar o maior número de pessoas possível de forma presencial e EAD, sendo as que têm o talento para ser um empreendedor e as que desejam ingressar no mercado de trabalho.




Cursos técnicos que podem se encontrados no site Novos Caminhos

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Técnico em Logística
Técnico em Farmácia
Técnico em Administração
Técnico em Enfermagem
Técnico em Informática
Técnico em Edificações
Técnico em Mecatrônica

Cursos de qualificação profissional Novos Caminhos

Cuidados de Idosos
Cuidador Infantil
Produtor de Derivados do Leite
Organizador de Eventos
Promotor de Vendas
Curso de Inglês
Assistente de Logística
Agente de Informações Turísticas
Assistente de Controle de Qualidade
Assistente Administrativo
Representante Comercial




Cursos qualificação Novos Caminhos RJ 2020

No Rio de Janeiro as vagas foram abertas pela Faetec e Cecierj. Exemplos de cursos a distância são Operador de Editoração Eletrônica, Mecânico de Motores, Confeiteiro, Agente de Recepção e reservas em meios de hospedagem.

Informações importantes

Cursos das duas listas que estão citando acima são os cursos que encontramos no site do Programa Novos Caminhos. Os cursos que encontramos já com inscrições abertas são os oferecidos no Rio de Janeiro.

Nas informações publicadas no site abaixo citam que o MEC oferta 14 mil vagas para início imediato, ou seja, para os cursos com inscrições abertas e o restante das vagas devem ser abertas durante o mês de abril 2020. Nesse caso, quem acessar o site e ver que os cursos ofertados na sua cidade não têm vagas abertas, é porque ainda não abriram. Mas o intuito do Mec é abrir todas as 31.700 vagas no decorrer do mês.




Inscrição MEC cursos EAD grátis Novos Caminhos

Deve ser feita no site da instituição ofertante acessado pelo site portal.mec.gov.br/novoscaminhos/oportunidades e esse é o link que dá acesso direto a página da Faetec cursos EAD Novos Caminhos www.faetec.rj.gov.br/inscricoes/concursos/141-pronatec-edital-aluno-fic

Para se inscrever, acesse o site, depois clica na sigla do seu estado informado no mapa e depois Acesse o site da instituição. Ou nas janelas do lado do mapa, escolha a sigla do estado, município modalidade de ensino e nível escolar.

Veja a notícia no portal do MEC portal.mec.gov.br/mec-abre-31-7-mil-vagas-de-cursos-tecnicos-e-de-qualificacao-profissional-em-ead




Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.