Meu INSS Prova de Vida

Pelo Aplicativo Meu INSS é possível fazer Prova de Vida, essa é uma boa notícia para beneficiários do INSS que precisam comprovar que estão vivos todo ano para que continuem recebendo sua aposentadoria ou pensão. Saiba como usar o aplicativo acessando mais informações.



Meu INSS Prova de Vida

O INSS – Instituto Nacional de Seguro Social oferece novo serviço para comodidade dos seus beneficiários, é a Prova de Vida por meio do Meu INSS, um aplicativo que a pessoa pode baixar no celular, no Google Play Store ou App Store.

Meu INSS é um recurso do INSS que veio para ajudar as pessoas que não têm tempo de resolver essas situações pessoalmente. Pelo aplicativo as coisas ficaram mais simplificadas, mas não são todos que conseguem usar, precisa estar apto para esse recurso.

Quem pode utilizar Meu INSS

Bom, a plataforma usa o reconhecimento facial, então precisa ter a biometria facial cadastrada no sistema do governo. Pode ser a biometria cadastrada no Departamento de Trânsito – Detran, que nesse caso é para quem tem CNH, ou no TSE- Tribunal Superior Eleitoral, esse é para pessoas que fizeram atualização do título e tiraram foto.




Prova de Vida

A Prova de Vida é o meio de comprovação que o INSS encontrou para verificar se o beneficiário está vivo. Provar que está vivo, essa foi a maneira que a instituição encontrou de evitar fraudes e pagamentos a outras pessoas. Pois o que pode acontecer é que, o beneficiário vem a óbito e alguém da família ou mesmo conhecido fica recebendo no lugar. Se a pessoa utilizada apenas a senha para sacar, é muito fácil outra pessoa fazer os saques todo mês.

Não precisava fazer Prova de Vida até 2011, foi em 2012 que passou a ser obrigatório. Mas muitas pessoas não precisam mais fazer essa prova. Hoje em dia os bancos já usam a biometria para saques, que só podem ser feitos pela própria pessoa. E não tem como outra pessoa fazer os saques.

Antes do recurso biometria, as pessoas tinham que ir até o INSS e enfrentarem filas. Mas hoje têm várias formas. Pode ser feita no banco onde a pessoa recebe, pode ser feita de forma automática pelo próprio banco se a pessoa movimenta a conta com frequência (movimentação da conta é uma prova de vida), pode ser feita em casa pelo profissional cadastrado no INSS, caso o beneficiário tenha alguma comodidade, e agora pelo Meu INSS.



Aplicativo Meu INSS Prova de Vida

Para fazer a prova de vida digital baixe o aplicativo, depois faça o cadastro e em seguida o login. Se aparecer um mensagem dizendo que está na hora de fazer a Prova de Vida a pessoa está apta para fazer dessa forma.

Depois desse procedimento instale Meu gov.br. Após ter feito todos os procedimentos na página é hora de tirar a foto pela câmera do celular. Na página deve ser informada também a data de emissão do documento que está no cadastro do governo, como a CNH Digital.

Será pela câmera que a pessoa vai fazer a Prova de Vida. O sistema informa tudo que tem que fazer, os movimentos que devem ser feitos na tela do celular até que todo o procedimento seja concluído.

App Store
App Google play

Veja mais informações aqui www.gov.br/pt-br/trabalho-e-previdencia/2021/06/prova-de-vida-volta-a-ser-exigida-a-partir-de-1o-de-julho



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.