Novo recurso Regularizar documento CPF online site da Receita

Está com problema com o seu CPF? Saiba que, através de um novo recurso pode regularizar documento CPF online, pelo site da Receita Federal, que pode ser utilizado por brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil e exterior que vão tirar o documento, e por pessoas que estejam com documentos suspensos ou em outra situação.



Novo recurso Regularizar documento CPF online site da Receita

Receita Federal lança o novo recurso Meu CPF, plataforma online que permite regularizar CPF – Cadastro Pessoa Física sem precisar sair de casa, agora tudo pode ser resolvido de forma eletrônica, até enviou de documentos comprobatórios.

Por causa dessa onda de pandemia se iniciou a quarentena, e por conta disso o governo passou a oferecer o auxílio emergencial. Mas para se cadastrar no auxílio todos precisam ter o CPF regular. Não pode ter qualquer problema, senão, a pessoa não consegue realizar o cadastro.

Por esse motivo houve uma grande procura nas unidades físicas da Receita. Muita gente descobriu que estava com problema no CPF quando tentou se inscrever no programa do governo para ajuda durante a pandemia. Então as unidades ficaram super lotadas de pessoas querendo resolver problemas parecidos relacionados com o CPF.



Regularizar documento CPF online site da Receita

Para minimizar a situação (lotação nas unidades), foi criado o Meu CPF www.gov.br/receitafederal/meu-cpf. Com esse novo recurso pode ser feita inscrição para regularizar o documento, atualizar dados cadastrais e também fazer primeira inscrição (para quem não tem CPF), consultar situação cadastral e obter o documento digital ou impresso.

A plataforma oferece os serviços citados acima e informa os problemas que as pessoas podem ter e como podem ser resolvidos. Veja as opções :

Pendente de Regularização – essa é uma situação de quem não entregou alguma Declaração de Imposto de Renda;

Suspenso – essa é uma opção para quem está com informações incorretas ou incompletas no CPF;

Cancelado – opção para a pessoa que teve o documento cancelado por duplicidade ou por conta de processo judicial;

Titular Falecido – quando aparece essa informação é que foi informada a data de falecimento do dono do CPF.

Obs. : se o seu CPF estiver nessa situação, você está com problema, precisa resolver. Pois, para o governo o titular do documento nessa situação faleceu.

Quais problemas desses podem ser resolvidos pelo Meu CPF : Documento suspenso e pendência de regularização. No link abaixo você confere passo a passo de como fazer.



Regularizar documento CPF online site Receita

Este é o site www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf

Para CPF Suspenso – entre no site, clique no link que corresponde ao serviço, informe o CPF e demais informações necessárias. Estando tudo certo, deve ser gerado um protocolo, e esse deve ser enviado junto com os documentos para o e-mail da Receita. Quem preferir pode levá-los direto na Receita. Só precisa agendar.

Pendente de Regularização – entre no link indicado, que dá acesso ao portal e-CAC, informe o CPF, código de acesso e senha. Quem não tem precisa se cadastrar no gov.br (o link dá cesso ao portal para cadastro).

Por meio do acesso é possível conferir qual declaração está pendente. A seguir é só enviar a declaração que falta. Assim que a mesma for processada o CPF fica regular.

Demais serviços ainda são feitos presenciais. Se seu problema for outro, um dos citados acima, agende um dia e horário de atendimento em uma unidade da Receita!



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.