Profmat 2020 Inscrições SBM

Atenção você que pretende participar do Profmat 2019-2020, saiba que Metrado Profissional – Profmat abre inscrições para processo seletivo de candidatos vão fazer Mestrado em Matemática gratuito 2020 em universidades estaduais, institutos Federais e universidades federais de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Brasília, Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia e das demais regiões,
Profmat 2018 Inscições


Profmat 2020

A SBM Sociedade Brasileira de Matemática abre inscrições para participação de professores de matemática que atuam na educação básica e desejam fazer Mestrado Profissional para aprofundarem seus conhecimentos e aprimorarem sua formação profissional.

Serão selecionados 1.833 professores aptos para fazerem mestrado pelo programa Profmat semipresencial, pelo qual os alunos participam das aulas online e das aulas presenciais que acontecem nas Instituições Associadas.

Pessoas que passarem no processo seletivo têm garantia nas vagas gratuitas do Profmat 2020, e estudarem nas instituições participantes, mas isso não é garantia que todos vão conseguir bolsa para gastos durante o tempo de estudo como material de estudo, transporte para o deslocamento até instituição e para outros gastos que todo o aluno tem.




Locais onde serão oferecidas as aulas de Mestrado em Matemática PROFMAT 2019 e período de aulas

  • Instituto Federal de São Paulo – as aulas serão oferecidas na segunda-feira ou terça-feira a tarde.
  • USP de São Paulo e de São Carlos – podem ter aulas pela manhã ou tarde na sexta-feira.
  • Universidade Estadual Paulista campus Bauru, Presidente Prudente, Rio claro e São José do Rio Preto – aulas na sexta-feira pela manhã ou tarde.
  • Universidade Estadual de Campinas – Unicamp oferecerá aulas na sexta-feira pela manhã ou a tarde.
  • PUC Rio de Janeiro – aulas no sábado no período da manhã ou no turno da tarde.
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO oferecerá aulas na sexta-feira a tarde ou noite.
  • UFSC – campus Florianópolis com aulas na sexta-feira no período manhã ou da tarde e campus Blumenau aulas na sexta-feira no turno da tarde ou noite.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina – campus Joinville pode ter aulas na quinta-feira a noite ou na sexta-feira a tarde ou noite e no sábado pela manhã.
  • UFES Vitória – as aulas serão na quinta-feira e no sábado pela manhã ou tarde.
  • Universidade de Brasília – há opções de aulas na terça e sexta-feira nos três turnos do dia.
  • CEFET Belo Horizonte – opções de aulas a tarde ou noite na sexta-feira e manhã ou tarde no sábado.
  • Universidade Federal do Tocantins – campus Palmas pode ter aulas pela manhã ou tarde na sexta-feira e campus de Arraias aulas na sexta-feira a tarde e no sábado pela manhã.
  • UFMA de São Luis – aulas na sexta-feira e no sábado pela manhã ou tarde.
  • UESPI Teresina – aulas na quinta, sexta-feira e sábado de manhã ou tarde.
  • UESB Vitória da Conquista – aulas na sexta-feira e sábado pela manhã ou tarde.
  • UFBA Salvador – aulas na sexta-feira a tarde ou noite.
  • UFC Fortaleza – as aulas vão acontecer aos sábados pela manhã ou tarde.
  • UFPA Belém e Bragança oferecerão aulas na sexta-feira e sábado pela manhã e a tarde e campus Castanhal e Abaetuba na sexta-feira pela manhã ou tarde.
  • UFPB João Pessoa – oferecerá aulas na sexta-feira a tarde ou no turno da noite.
    Confira lista completa no Edital Profmat 2018





As bolsas são concedidas pela agência financiadora CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e a quantidade de bolsa por instituição será definida posteriormente pela entidade, depois de ter feita análise de documentos, aprovações e ter feito o processo seletivo do pessoal com requisitos para ganharem as bolsas.

Para pedir bolsa o professor deve comprovar que atende alunos de escola pública e que faz parte do quadro permanente de servidores da rede pública de ensino, também comprovar estágio probatório, salário de até R$7.000 (sete mil reais), ter disponibilidade de atuar como tutor no ambiente UAB depois que finalizar o programa de mestrado e disponibilidade para se dedicar ao Profmat pelo menos por 2 horas por dia em ambiente virtual.

Candidatos às bolsas não podem ter vínculo empregatício com as instituições ofertantes, como por exemplo, candidato que pretende fazer mestrado no IFSP não pode ter relação de trabalho com o mesmo, não ter sido beneficiado com bolsa Profmat/Caps e não ter sido discente em programa de pós-graduação.

Para continuar recebendo a bolsa, a pessoa deve se manter no curso e tomar cuidado para não ser reprovado por frequência ou em uma das disciplinas e nem no exame de qualificação, além de cumprir outras normas impostas pela instituição onde estará fazendo o mestrado.




Confira as exigências do programa lendo com atenção o edital para saber se têm os requisitos para pedir bolsa CAPES e para realizar o curso de mestrado para pegar o diploma de Mestrado em Matemática.

Profmat 2020 Planejamento inscrições

Inscrições 2019 para vagas Profmat 2020 ocorrem de 01/08 a 16/09. Inscrição teve taxa de R$ 76,00.

Para conferir informações e se inscrever no Profmat 2020 acesse o site do programa < www.profmat-sbm.org.br/ingresso-2020




3 Comments

Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.