Programa Auxílio Brasil como funciona

Governo federal anuncia o Programa Auxílio Brasil, um projeto que está previsto para ser lançado após o auxílio emergencial chegar ao fim este programa deve substituir o Bolsa Família e pode auxiliar até 16 milhões de beneficiários vulneráveis financeiramente. Abaixo estamos informando como funciona o programa.



Programa Auxílio Brasil

O Governo está criando uma medida provisória que viabilizará o Programa Auxílio Brasil, que se torna um só programa de assistência social, saúde, emprego e renda em 2021 para beneficiar as pessoas que mais precisam.

Devido a pandemia que se iniciou no país, milhares de pessoas perderam seus empregos ou estão ganhando pouco dinheiro. Junto com a pandemia, veio o aumento estrondoso de vários produtos, sendo alimentício e higiene, ou seja, coisas que mais usamos.

Foi por causa do desemprego que o governo criou o auxílio emergencial em 2020 e como as coisas não melhoraram em 2021, o auxílio voltou. As pessoas mais necessitadas puderam contar com essa ajuda para comprar seus alimentos e outros itens necessários. Mas o auxílio 2021 também já está acabando.

Para não deixar as famílias sem ajuda depois do auxílio, o governo pensou em um programa que possa substituir esse, que é o Auxílio Brasil. Por meio desse 16 milhões de famílias vão poder contar com ajuda financeira todo mês, mas não é só isso, outros programas voltados para as pessoas carentes devem fazer parte do programa. Veja mais a seguir quais são.



Programa Auxílio Brasil como funciona

O Auxílio Brasil será o novo Bolsa Família. A intenção do governo é criar um programa que substitua o Bolsa Família, mas que seja melhor do que o Bolsa Família, e será, já que trás mais benefícios focando desde a primeira infância até a fase do ensino superior.

Modalidades básica que compõem o Auxílio Brasil

O núcleo básico do novo auxílio compõe : Benefício Primeira Infância – beneficia família com criança de 0 a 36 meses; Benefício Composição Familiar – beneficia crianças e jovens de até 21 anos; Benefício de Superação da Extrema Pobreza – mais uma ajuda dada às famílias que não conseguem superar a linha da pobreza mesmo recebendo esses dois primeiro benefícios.

Outras modalidades do Auxílio Brasil

Auxílio Esporte Escolar – pagamentos de 12 parcelas

Bolsa de Iniciação Científica Júnior – pagamentos de 12 parcelas

Auxílio Criança Cidadã – benefício creche para criança de 0 a 48 meses




Auxílio Inclusão Produtiva Rural – pagamentos até 36 meses

Auxílio Inclusão Produtiva Urbana – um benefício por pessoa e por família

Benefício Compensatório de Transição – benefício para famílias que tiveram o Bolsa Família reduzido depois que for implantado o Auxílio Brasil

As famílias que terão direito serão analisadas quando o novo auxílio for lançado. Só depois disso é vão saber quais têm direito nos auxílios e nos benefícios dessas modalidades.

Valor do Auxílio Brasil – novo Bolsa Família

O governo tem o intuito de pagar pelo menos o dobro do valor que a família recebe no Bolsa Família. Mas tudo isso ainda está em discussão, pois fará uma diferença grande nos cofres públicos. Vai fazer muita diferença por conta do dobro do valor e também a quantidade de famílias beneficiadas subirá de 14,6 milhões para 16 milhões.

Confira informações detalhadas no site do governo www.gov.br/pt-br/assistencia-social/2021, onde devem ser publicadas mais notícias sobre esse assunto.



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.