Programa Progredir Cadastro MDS Gov Br

Saiba como fazer o cadastro no Programa Progredir lançado pelo governo federal para benefício das pessoas cadastradas no CadÚnico, são diversos serviços que já estão em funcionamento no portal de Cadastro MDS Gov Br – Progredir, como cursos de qualificação Pronatec Voluntário voltados para o mercado de trabalho e para geração de renda, educação financeira, inclusão digital, serviços voltados para Microempreendedor Individual – MEI e mais.



Programa Progredir MDS

Ministérios do Trabalho MT, da Educação MEC, da Tecnologia MCTIC, da Indústria MDIC e do Desenvolvimento MDS juntos com o governo federal lançaram o Programa Progredir pelo mds.gov.br/progredir, em parceria com instituições privadas, para oferta de serviços inéditos aos moradores do Brasil, beneficiários do Bolsa Família e demais inscritos no Cadastro Único.

Por meio do portal Progredir é possível ter acesso a ferramenta para elaboração de um bom currículo, acesso às vagas de emprego e com isso ser encaminhado para um emprego, acesso a oficinas de educação financeira, cursos de informática para inclusão digital e cursos de qualificação EAD Pronatec.

Além dessas oportunidades, as famílias que têm um pequeno negócio e precisam de investimento para crescer, podem contar com um microcrédito cedido pelo MDS e quem trabalha como autônomo pode se beneficiar com assistência técnica e inclusão financeira para que possam crescer e ganhar independência, e assim não vão mais precisar receber recursos do governo para ajudar na renda familiar.




Exemplos de trabalhadores autônomos são cabeleireiros que não trabalham em salão e vendedores de cosméticos que trabalham por conta.

Quem já trabalha no negócio próprio ou tem intenção de abrir um negócio (autônomo ou pequena empresa) e gostaria de se preparar melhor para função ou para alavancar seu negócio, pode contar com o cursos gratuitos do Sebrae. Para ter acesso aos cursos do Sebrae precisa formalizar sua profissão ou seu negócio no MEI – Microempreendedor Individual.

Ao se cadastrar você está formalizando seu negócio e com isso você ganha vantagens, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário maternidade e outros benefícios, desde que cumpra com seus deveres, como fazer o pagando em dia do imposto que tem valor baixo entre R$ 45,00 e R$ 50,00 e outras obrigações que podem ser conferidas no site www.portaldoempreendedor.gov.br/microempreendedor-individual. Acesse aos cursos do Sebrae pelo mesmo site.




Para ter todos esses benefícios é necessário que seja cadastrado no Cadúnico, veja como se inscrever no Progredir para se qualificar e sair à frente no mercado de trabalho ou para fortalecer o seu negocio.

Cadastro Programa Progredir

Deve ser feito no mds.gov.br/assuntos/progredir por meio do CPF. Para ter acesso informe o número do documento, estado onde mora e depois preencha o formulário com seus dados, e-mail e outras informações, e por último crie um senha de acesso. CPF de pessoas não cadastradas no CadÚnico não serão aceitos.



Se você ficou interessado mas sua família ainda não possui cadastro, é preciso que um responsável de sua família vá até uma unidade Cras mais próxima para realizar o cadastro, desde que seja de baixa renda. Quando se cadastra no Cadúnico a família consegue o número do NIS – Número de Inscrição Social e é por meio dele que participa de diversos programas do governo, como Programa Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde, Fomento, redução da tarifa de energia, isenção de taxa de inscrição em processos seletivos (cursos e concursos) e outros, e agora, tem acesso a diversos serviços gratuitos online pelo Programa Progredir.

Para ser declarado baixa renda no CadÚnico é necessário que a família receba até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos mensais, incluindo toda a renda da família. Veja documentos necessários para cadastro aqui www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico

Informe-se sobre oportunidades do Pronatec Voluntário, lendo notícia no portal do Mec portal.mec.gov.br onde pode se conferida data de inscrição cursos Pronatec 2017-2018.



19 Comments

Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.