Serviço Voluntário do Governo bolsa auxílio e cursos

Trabalhadores desempregados agora podem contar com o Programa Serviço Voluntário do Governo, que vai oferecer bolsa auxílio e cursos de qualificação para quem tem a partir de 18 anos. Veja mais detalhes sobre o programa no site abaixo.



Serviço Voluntário do Governo

Governo federal lança mais um programa que visa o benefício dos cidadãos mais necessitados do país, que são os jovens com idade entre 18 e 29 anos e as pessoas desempregadas, as que estão fora do mercado há mais de dois anos,  com idade acima de 50 anos.

Sobre programas do governo federal

Sabemos que a pandemia que se iniciou em 2020 vem deixando um rastro de desemprego, muitas perdas e aumento dos itens básicos de sobrevivência. Para controlar o avanço dessa queda no Brasil, o governo vem criando medidas provisórias para transferência de renda, emprego temporários e oferta de cursos profissionalizantes.

Tudo isso é para evitar a calamidade da fome, que só vem aumentando por conta da perda de renda dos cidadãos, que os que estavam registrados e os que trabalham em seu próprio negócio e de repente se viram sem seu negócio ou o mesmo diminuiu os lucros.




Programa Serviço Voluntário 

Esse é o mais novo programa do governo e certamente esse é diferente dos demais que já vimos pelo fato de beneficiar pessoas com mais idade. Então, o seu foco é oferecer emprego para essas pessoas que não encontram mais oportunidade no mercado de trabalho e ajudar os jovens que buscam por oportunidade.

Como vai funcionar o programa

Para o programa acontecer o governo firma parcerias com as prefeituras municipais, que é uma adesão voluntária, já que o município não é obrigado a participar. A partir daí que os trabalhos vão surgir, pois são as prefeituras que vão contratar as pessoas.

Mas, o programa conta com mais parceiros, e esses são as instituições do Sema S, são elas : Senac, Senai e Sebrae. A finalidade dessas é a qualificação dos contratados, tendo como objetivo, qualificar pessoas nas atividades econômicas mais importantes do município. 

Para isso, serão oferecidas 200 opções de cursos de qualificação com carga horária de 12 horas para cada 30 dias de permanência. No entanto, não somente serão cursos dessas entidades, mas outros cursos também poderão ser oferecidos. Nesse caso, cabe a prefeitura firmar convênio com instituições que oferecem cursos profissionalizantes nas áreas de interesse do município. Em outras palavras, o Sistema S e outras instituições podem oferecer os cursos do Programa Serviço Voluntário.



Jornada de trabalho e remuneração do Serviço Voluntário do Governo

Conforme informações oficiais que encontramos nos links abaixo, os contratados vão trabalhar 22 horas semanais, sendo o limite de 8 horas por dia. Ou seja, a pessoa deve cumprir 22 horas de serviço, mas essa carga horária deve ser dividida para os cinco dias na semana ou em menos dias de trabalho, desde que não passe de 8 h/dia.

A princípio, a Remuneração auxílio Serviço Voluntário governo prevista será de R$ 5,51 por horas gastas no trabalho e na qualificação, pois as horas de trabalho e de cursos formam o programa, quer dizer que, juntos formam uma só carga horária. Ainda, os participantes terão direito a seguro contra acidentes e vale-transporte. Enfim, os participantes vão trabalhar e estudar e ganhar a bolsa auxílio até o final do programa, isto é, até 31 de dezembro 2022.



Como participar do Serviço Voluntário do Governo bolsa auxílio e cursos

As informações joa postadas sobre o programa são preliminares, isto é, as primeiras informações. Daí, precisamos aguardar mais notícias para sabemos de datas e como os candidatos podem participar do programa. Além da lista completa de requisitos.

O que já sabemos

Idade dos participantes, quantidade de cursos, instituições profissionalizantes parceiras, jornada de trabalho, remuneração e até quando vai o programa, quer dizer, até dezembro deste ano.

Informações encontradas aqui podem ser conferidas nos links : www.gov.br e www.camara.leg.br




Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.