Sisu Transferência Vagas 2019

Informações para você que gostaria de ingressar em instituição pública em 2019, o Mec anunciou a criação do Sisu Transferência, para ocupação nas vagas que sobrarem nas instituições públicas do ensino superior em 2019, situadas em todas as regiões do Brasil. Abaixo têm mais informações sobre o sistema.



Sisu Transferência Vagas

Sisu Transferência é um novo modelo do Sistema de Seleção do Mec que tem como objetivo, oferecer as vagas remanescentes das universidades públicas de SP, RJ, MG, BA, ES, PE, AM, MA, PA, GO, DF e das demais regiões que costumam oferecer todas suas vagas, ou parte delas, pelo Sisu.

Entenda o Sisu

Sisu é um sistema de seleção criado e ministrado pelo Mec, que serve para selecionar e classificar candidatos nos cursos de graduação gratuitos. Através do Sisu, as instituições públicas do ensino superior publicam suas vagas, as quais devem ser ocupadas pelas pessoas que participaram da edição do Enem mais recente.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito o Enem e não ter zerado a redação. A seleção desses participantes vai sendo feito pela ordem da maior para a menor nota. O cálculo para classificação é feito pela instituição, campus, curso e turno. Então quem obteve a maior nota no Enem, observado o peso de nota de cada área do conhecimento, para cada curso, vai ficando na lista de classificados. Essa vai sendo atualizada até o último dia de inscrição. Os que permanecerem na lista até o último dia de inscrição, serão os que vão ser chamados para matrícula.




Citamos o termo “permanecerem” porque o Sisu vai fazendo corte de candidatos até o último dia de inscrição. Conforme os cortes acontecem, os candidatos com as melhores notas ficam na lista. O corte de notas acontece durante o tempo que as inscrições ficarem abertas. A cada inscrição feita, o Sisu faz busca das notas do Enem, analisa as notas de cada área e vai adicionado o candidato à lista. A posição na lista depende da nota do Enem. Observado que, é uma lista para cada instituição, que tem um número de vagas reservado por campus, curso e turno.

Entenda o Sisu Transferência

O Sisu Transferência será adotado em 2019 por um motivo muito importante, o preenchimento das vagas remanescentes que sobram nas universidades no decorrer do ano. Pois milhares de vagas acabam ficando sem estudantes todos os anos nas instituições públicas do Brasil.

Conforme as informações passadas pelo Mec (conferir no link abaixo), as sobras de vagas estão acontecendo devido ao abanado nos cursos durante o 2º, 3º, 4º e 5º semestre. Isso pode estar ocorrendo devido a distância, ou mesmo porque o aluno escolheu um curso que não se identificou. Ou também não se adaptou a instituição escolhida. O abandono pode acontecer porque o aluno não conseguiu vaga onde queria estudar. Outro fator é o curso escolhido. As vezes a pessoa escolhe um curso porque não conseguiu vaga no curso desejado durante o processo seletivo do Sisu.




Como vai funcionar o Sisu Transferência

As instituições que tiverem interesse em oferecer suas vagas remanescentes por meio do sistema devem aderir ao Sisu Transferência. Só depois da adesão que a instituição pode disponibilizar as sobras de vagas, e utilizar suas próprias regras para fazer o processo seletivo, e o Sisu é uma das opções.

Mais informações sobre Sisu Transferência, no site do Mec  portal.mec.gov.br

Inscrições Sisu 2019

O Sisu abre inscrições duas vezes por ano no site sisu.mec.gov.br,  no começo de cada semestre para ingresso de alunos no primeiro e segundo semestre do ano, no Sisu 2018 primeiro semetre as inscriçõs ocorreram entre 23 e 26 de janeiro, use esta data como refer^rncia até aparecer o cronograma oficial.

Assim que o cronograma de inscrição Sisu 2019-1 for publicado informaremos aqui. Aguarde!



Comente aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.