Saiba como se cadastrar no Banco Central para consultar se tem valores a receber, pois o Valores a Receber volta a receber consultas que é feita somente pelo site de consulta oficial do Banco Central, onde os clientes de bancos e/ou de instituições financeiras poderão saber se tem saldos pendentes a receber. Confira data para consulta e resgate e as mudanças feitas em 2023. Leia o artigo abaixo com atenção e cuidado com golpes de sites que não seja do BC, Não faça PIX nem pague pelo serviço pois o Banco Central não cobra nada.
Valores a receber BCB
Cidadãos e empresas com contas encerradas em bancos ficaram sabendo que podem ter valores guardados nelas e que os bancos vão ter que devolver para os seus clientes que já tiveram conta neles e que foram encerradas com saldo positivo.
Veja também é importante:
O Banco Central exige cadastro tipo “Ouro ou Prata” no prtal gov.br para quem tem valor para resgate de valores : Confira aqui como fazer!
Poder fazer consulta em uma ou mais contas antigas e ficar sabendo que tem saldo, e ainda, que pode ter esse valor de volta é bom demais. Pois é, o Banco Central que disponibilizou uma ferramenta para que os usuários possam consultar suas antigas contas até abril 2022 abre novamente o sistema em fevereiro 2023 para que as pessoas possam fazer consultas e conferir se tem valores a receber em 2023.
Os valores que podem chegar a 6 bilhões a serem resgatados em 2023 podem ser de tarifas ou parcelas cobradas de forma indevida pelos bancos de contas-correntes de poupanças e até mesmo de recursos de consórcio não resgatados.
Quem pode consultar valores a receber BC
Pessoa Física e Pessoa Jurídica podem fazer consulta no Banco Central, inclusivo herdeiros e representantes legais dos falecidos.
Quando os valores poderão ser devolvidos
A partir de 07 de março 2023, 40 milhões de pessoas físicas e jurídicas vão poder solicitar o dinheiro de volta. No entanto, se o cliente não informar a chave PIX a instituição financeira é que entrará em contato com o cliente para fazer a transferência. Ou seja, o cliente precisa ter PIX para realizar a transferência no seu tempo.
De onde vem esses valores
-Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível
-Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central
-Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
-Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
Os 6 bilhões a serem resgatados são frutos das seguintes movimentações :
-Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;
-Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
-Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível;
-Outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.
O que o cidadão precisa saber é que, há uma quantia alta a ser resgatada, como vimos mais acima. Contudo, têm pessoas que podem resgatar pouco dinheiro, pois nem todos têm um bom valor nas contas. Isso precisa ficar claro para todos os interessados.
Valores a receber BC Consulta Banco Central
Esse é o site para consulta de valores a receber no Banco Central valoresareceber.bcb.gov.br
Como proceder
Primeiro é preciso fazer um cadastro na conta do governo sso.acesso.gov.br ou pelo App Gov.br Google Play ou App Store.
Quem já tem cadastro pode entrar no sistema valoresareceber com seu login cadastrado no gov.br.
Leia com atenção todas as informações citadas no site. Ao ler as informações, observe que o BC informa sobre possível golpe que as pessoas podem cair. Enfim, é preciso ficar atento para não perder seu dinheiro para golpistas. Por exemplo : alguém entrar em contato para falar de valores e para conformar dados. Também, não fazer pagamento algum para receber seus direitos. Em outras palavras, fique atento se algo parecer entranho.
Período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente nos bancos
A partir de 28 de fevereiro dá para verificar no site se tem valor para receber. Se tiver, o sistema mostrará o valor a partir de 07 de março 2023, às 10:00.
O que mudou no sistema Valores a receber em 2023
-Exibição de todos os tipos de valores previstos nas normas do SVR.
-Consulta a valores a receber de pessoas falecidas, com acesso de herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, instituição responsável pelo valor, dados de contato da instituição e informações complementares.
-Sala de espera virtual para atendimento em casos de acessos acima da capacidade do sistema, pois não haverá mais agendamento de acessos por data de nascimento ou data de abertura de empresa.
-Seleção obrigatória de chave Pix para solicitação de devolução via SVR. O preenchimento de dados de contato, como telefone e e-mail será facultado apenas aos usuários que selecionarem uma chave Pix.
-Informações sobre valores solicitados em contas conjuntas solidárias por outros titulares.licitou.