Valores a receber BC Consulta Banco Central

Saiba como se cadastrar no Banco Central para consultar se tem valores a receber, um novo site para consulta Banco Central foi lançado e a partir de 14/02 estará disponível, e através do novo site os clientes de bancos e/ou de instituições financeiras poderão saber se tem saldos pendentes a receber. Confira data de agendando para consulta e resgate.



Valores a receber BCB

Cidadãos e empresas com contas encerradas em bancos ficaram sabendo que podem ter valores guardados nelas e que os bancos vão ter que devolver para os seus clientes que já tiveram conta neles e que foram encerradas com saldo positivo.

Veja também é importante:

O Banco Central exige cadastro tipo “Ouro ou Prata” no prtal gov.br para quem tem valor para resgate de valores : Confira aqui como fazer!

Essa é uma novidade para todos, poder fazer consulta em uma ou mais contas antigas e ficar sabendo que tem saldo, e ainda, que pode ter esse valor de volta. Pois é, o Banco Central quem disponibilizou uma ferramenta para que os usuários possam consultar suas antigas contas.

Os valores que podem chegar a 8 bilhões a serem resgatados podem ser de tarifas ou parcelas cobradas de forma indevida pelos bancos de contas-correntes de poupanças e até mesmo de recursos de consórcio não resgatados.



Quem pode consultar valores a receber BC

Pessoa Física e Pessoa Jurídica podem fazer consulta no Banco Central, no novo site que acaba de ser criado, pois as consultas estavam sendo feitas no site do Banco Central. O novo site precisou ser desenvolvido para desafogar o site BC, que foi derrubado devido ao grande número de acesso.

Quando os valores poderão ser devolvidos 

A partir de 07 de março 2022, 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas vão poder solicitar o dinheiro de volta. No entanto, se o cliente não informar a chave PIX a instituição financeira é que entrará em contato com o cliente para fazer a transferência. Ou seja, o cliente precisa ter PIX para realizar a transferência no seu tempo.

De onde vem esses valores
 
-Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível
-Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central
-Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
-Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Os 8 bilhões a serem resgatados são frutos das seguintes movimentações :

-Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;

-Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;

-Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; 

-Outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

O que o cidadão precisa saber é que, há uma quantia alta a ser resgatada, como vimos mais acima. Contudo, têm pessoas que podem resgatar pouco dinheiro, pois nem todos têm um bom valor nas contas. Isso precisa ficar claro para todos os interessados.



Valores a receber BC Consulta Banco Central

Esse é o site para consulta de valores a receber no Banco Central valoresareceber.bcb.gov.br

Como proceder

Primeiro é preciso fazer um cadastro na conta do governo sso.acesso.gov.br ou pelo App Gov.br Google Play ou App Store.

Quem já tem cadastro pode entrar no sistema valoresareceber com seu login cadastrado no gov.br.

Leia com atenção todas as informações citadas no site. Ao ler as informações, observe que o BC informa sobre possível golpe que as pessoas podem cair. Enfim, é preciso ficar atento para não perder seu dinheiro para golpistas. Por exemplo : alguém entrar em contato para falar de valores e para conformar dados. Também, não fazer pagamento algum para receber seus direitos. Em outras palavras, fique atento se algo parecer entranho.

Período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente nos bancos

No momento, dá para verificar no site se tem valor para receber. Se tiver, o sistema informará uma data para a pessoa voltar ao site para fazer a consulta do valor e fazer o resgate. Veja as datas possíveis :

Nascidos Antes de 1968 – consulta e resgate do valor entre 07 e 11/03;

Nascidos entre 1968 e 1983 – consulta e resgate do valor de 14 a 18/3;

Nascidos após 1983 – consulta e resgate do valor de 21 a 25/03.

Para quem perder o prazo

Nascidos Antes de 1968 – fazem o repescagem em 12/03

Nascidos entre 1968 e 1983 – fazem a repescagem em 10/03

Nascidos após 1983 – fazem a repescagem em 26/03

Quem perder todos o prazos acima tem uma nova oportunidade a partir de 28/03. Mas, mesmo se os interessados perderem as datas, os mesmos ainda têm o direito de resgatar o valor, que ficará guardado na conta até ser solicitado e resgatado.

Obs. : as mesmas datas servem para as empresas. Ou seja, observe quando a empresa foi criada, pois será em um desses períodos acima que o empresário pode fazer a consulta e resgate.




44 Comments

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.