Cursos grátis sobre MPOX e materiais são divulgados pela OMS

Devido ao surto de MPOX, que é uma emergência de saúde pública de importância internacional, uma série de cursos online grátis sobre MPOX e materiais foram divulgados pela OMS. Uma medida que deve preparar profissionais da saúde e demais cidadãos para a crescente doença que se espalha em países na África, além de detalhar sinais e sintomas da doença, opções de tratamento e medidas de prevenção e controle de infecções. Também, a UNA SUS cria curso online MPOX para preparar mais de 2 mil profissionais de saúde, gestores dos serviços de saúde e demais interessados no tema.



Vírus MPOX (Monkeypox)

A OMS – Organização Mundial da Saúde declara que o cenário de MPOX no continente africano constitui emergência em saúde pública de importância internacional. Isso porque a risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia, sendo este o mais alto nível de alerta da entidade.

A MPOX em números

Em 2024, a organização indica que mais de 15 mil casos suspeitos da doença foram contabilizados na República Democrática do Congo, além de 537 mortes. Também já foram confirmados casos de Infecções em Burundi, Quênia, Ruanda, na África do Sul e em Uganda.

A taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b, que causou a epidemia global em 2022, registrou taxa de letalidade de menos de 1%.




MPOX no Brasil

O Ministério da Saúde do Brasil instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde para coordenar as ações de resposta à doença no país. A vigilância no Brasil está em alta, como prioridade, desde a primeira emergência decretada em razão do MPOX, de 2022 a 2023. O monitoramento vem sendo feito atentamente a situação mundial. O Ministério da Saúde negocia a aquisição emergencial de 25 mil doses contra o MPOX junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

História do MPOX

O MPOX faz parte do grupo dos poxvírus, relacionados à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Mpox foi identificada em macacos, mas seu reservatório principal são roedores africanos e, desde seu surto na Europa em 2022, a doença tem sido monitorada com atenção. Ela não é uma doença sexualmente transmissível, ela é transmitida por contato direto com a pele afetada e não por fluidos sexuais. Também causa lesões que evoluem de manchas vermelhas a bolhas cheias de pus, e requer isolamento de três a quatro semanas para evitar a disseminação.

O Brasil está tomando precauções contra a doença e a vacinação contra a varíola oferece proteção cruzada contra o MPOX. Por isso, o País está priorizando a imunização de profissionais de saúde que lidam com casos suspeitos. No entanto, o número de casos de infecção pelo vírus caiu significativamente desde seu pico em 2022.

Neste momento não há indícios de que o clado 2 tenha chegado ao Brasil, mas as autoridades de saúde permanecem vigilantes e a população deve seguir as orientações das autoridades para buscar atendimento médico caso apresentem sintomas compatíveis com o MPOX. Por isso, a população deve ficar atenta quanto às lesões de pele que evoluem para bolhas e crostas. No entanto, a recomendação é que todos mantenham a calma e continuem acompanhando as orientações das autoridades sanitárias. Quem sentir os sintomas deve procurar um serviço de saúde para diagnóstico e orientação adequada.



Cursos grátis sobre MPOX e materiais são divulgados pela OMS

Os cursos MPOX com conteúdo de aprendizagem em saúde pública foram desenvolvidos pelos especialistas da OMS, baseados em evidências científicas da OMS. Os cursos são gratuitos e a pessoa pode fazer no seu próprio ritmo e no seu idioma. Os materiais são de baixa largura de banda e podem ser descarregados para ser consultados offline.

Os materiais publicados pela OMS detalham :

Possíveis vias de transmissão da MPOX;

Detecção clínica de casos suspeitos e as diferenças em relação a quadros como varicela humana e sarampo;

Descrição de amostras e testes laboratoriais.

Também : os materiais tratam da distribuição geográfica da MPOX, do manuseio e envio adequado de amostras biológicas e da correta condução de investigação de surtos da doença, acompanhada de respostas eficazes ao cenário.

Confira cursos e materiais publicados aqui : openwho.org/courses

Curso MPOX EAD UNA SUS oferecido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz

O curso passa uma visão geral e introdutória sobre Monkeypox, e deve atualizar e qualificar os profissionais da saúde e gestores de serviços de saúde quanto a medidas de prevenção, diagnóstico, transmissão, notificação, cuidado e tratamento a serem adotados pelos serviços de assistência e de vigilância em saúde.

Acesse o curso e faça a sua matrícula pelo link www.unasus.gov.br/cursos

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.