Inscrição Concurso MEC 2023

Faça agora mesmo a sua inscrição no concurso doMec 2023, aberta pelo Cebraspe, que fará o processo seletivo dos candidatos, aptos para cargo de técnico, do Quadro Permanente do Ministério da Educação, realizado mediante exame de habilidades e conhecimentos de caráter eliminatório e classificatório. Podem participar, cidadãos com 18 anos completos até a data da posse e que atendem a outros requisitos conforme as normas do edital, que você pode conferir lendo mais informações deste artigo.



Concurso MEC 2023

Ministério da Educação – Mec abre concurso 2023 para o provimento de 220 vagas para o cargo efetivo de Técnico em Assuntos Educacionais com remuneração R$ 6.255,90, o qual pode ser concorrido por pessoas que fizeram curso de graduação em qualquer área de formação, desde que tenha sido em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Distribuição das vagas para cargo Técnico em Assuntos Educacionais Mec

Vagas para ampla concorrência – 165 vagas

Vagas reservadas para candidatos com deficiência – 11 vagas

Vagas reservadas para pessoas negras – 44 vagas

Requisitos para participar do concurso Mec 20023

-Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

-Estar em pleno gozo dos direitos políticos.

-Estar quite com as obrigações militares, se for homem.

-Estar quite com as obrigações eleitorais.

-Ser considerado apto em todos os exames médicos pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão às suas expensas.

-Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, exceto aqueles permitidos de acordo com o art. 37, XVI, alíneas “a” e “b” da Constituição Federal, e assegurada a opção dentro do prazo para posse previsto no parágrafo 1º do art. 13 da Lei nº 8.112/90.

-Não receber, no ato da nomeação, proventos de aposentadoria oriundos de cargo, emprego ou função exercidos perante a União, Território, Estado, Distrito Federal, Município e suas Autarquias, Empresas ou Fundações, conforme preceitua o art. 37, inciso XXII, § 10 da Constituição Federal, ressalvadas as acumulações permitidas pelos incisos XVI e XVII do citado dispositivo constitucional, os cargos eletivos e os cargos ou empregos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.

-Cumprir as demais determinações deste edital (confira o edital no final do artigo).





Processo seletivo – temas das provas

Prova de Conhecimentos Básicos – 50 questões de Língua Portuguesa, Legislação e ética na Administração Pública, Noções de Direito Constitucional, Noções de Administração Pública e Atualidades.

Prova de Conhecimentos Específicos – 70 questões sobre Fundamentos da Educação, Políticas Públicas e Legislação Educacional.

Prova discursiva – prova aplicada no mesmo dia da prova objetiva e essa etapa valerá 30 pontos no total. A prova consistirá na produção de um texto dissertativo a respeito de um tema da atualidade, de administração pública e/ou de educação pública e deve ser produzida em até 30 linhas.

As provas objetivas de todos os candidatos serão corrigidas por meio de processamento eletrônico das folhas de respostas. Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens :

Nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
Nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
Nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Critérios para avaliação da redação

-Para ampla concorrência : será corrigida a prova discursiva dos 418 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição.

-Dos que se declararam pessoas com deficiência : será corrigida a prova discursiva dos 44 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição.

-Dos candidatos que se autodeclararam negros : será corrigida a prova discursiva dos 418 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas, respeitados os empates na última posição.

A banca organizadora do concurso, que recebe a inscrição e vai aplicar as provas é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe. Associação civil sem fins lucrativos incumbida da pesquisa, do ensino e do desenvolvimento institucional na área da educação e uma das principais bancas organizadoras de concursos públicos e processos seletivos no Brasil.



Inscrição Concurso MEC 2023

Inscrições para concurso Mec 2023 abriram dia 09 de agosto no site www.cebraspe.org.br/concursos/mec_23

Isenção da taxa de inscrição

Candidatos que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo edital podem pedir a isenção total do valor da taxa de inscrição de R$ 80, sendo os que estejam amparados pelo Decreto Federal nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, e pelo Decreto Federal nº 11.016, de 29 de março de 2022, ou pela Lei Federal nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

Para solicitar a isenção de taxa de inscrição, os candidatos devem estar inscritos no CadÚnico e informar o Número de Identificação Social – NIS ou serem doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Datas previstas do concurso

Inscrições para concurso e inscrições para pedido da isenção da taxa – de 09 a 28/08/2023
Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 11/09/2023
Publicação do edital para consulta dos locais de provas – 27/09/202
Aplicação das provas objetivas e discursiva – 08/10/2023
Gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas para consulta individual – 09 a 11/10/2023
Resultado final nas provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva – 25/10/2023

Edital Concurso Mec 2023 Edital nº 1 – Abertura

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.