Matrícula Rio 2021 Inscrição para Escola Municipal

Informações sobre Matrícula Rio 2021 para reserva de vagas nas escolas municipais do Rio de Janeiro e nos Centros Municipais de Educação – CM. Aqui você encontra informações sobre matrículas abertas pela Prefeitura Rio para ingresso na pré-escola, ensino fundamental e EJA 2021. Confira abaixo as datas de matricula para no letivo 2021.



Matrícula Rio 2021 Inscrição para Escola Municipal

A Secretaria Municipal de Educação – SME Rio recebe inscrições de novos alunos que vão ingressar na pré-escola, ensino fundamental e EJA fundamental 2021.

Nas inscrições SME Rio 2021, para ingresso na rede municipal de ensino, participam crianças com mais de 4 anos, alunos do ensino fundamental de 6 e 16 anos. Candidatos ao EJA fundamental são pessoas com idade a partir de 17 anos que estão fora da escola e gostariam de voltar estudar e também os alunos da rede com defasagem no aprendizado.

Jovens considerados com defasagem escolar são os nascidos até 31/12/2004 que não finalizaram o ensino fundamental e têm baixa frequência escolar. Os alunos que vão fazer o 9º em 2021 podem optar pelo ensino regular ou EJA. Alunos que tenham 15 anos e estejam em qualquer série podem ir para EJA se os pais autorizarem.




Para alunos com defasagem escolar que precisam ficar no ensino fundamental, as escolas da rede municipal Rio têm projetos de reforço escolar que ajudam os alunos no aprendizado, que são o Projeto Realfabetização e o Projeto de Aceleração voltados para crianças e jovens.

Matricula.rio2021 Escola Municipal

Datas de matrículas escolas municipais Rio 2021 ainda não estão disponíveis. As datas informadas abaixo são de matrícula do ano letivo 2020. Por meio desse calendário você pode planejar a matrícula do seu filho para o ano letivo 2021.

  • Inscrição para novos alunos com idade a partir de 4 anos que vão ingressar na Pré-Escola, Ensino Fundamental e EJA ocorreu de 16 a 21/01/2020.
  • Transferência de alunos da rede ocorreu de 07 a 10/10/2020.





Para fazer inscrição, é necessário fazer o cadastro do aluno no site matricula.rio. Para iniciar a inscrição entre no link Faça sua Inscrição, escolha uma das opções seguintes e preencha o formulário de inscrição. Aluno que estuda na rede deve informar o código do aluno que pode ser consultado na mesma página, onde está escrito Buscar Código. Todos os campos devem ser preenchidos para que o cadastro seja confirmado.

Na hora de fazer alocação dos alunos, a SME vai usar alguns critérios para que os alunos prioritários possam ser encaminhados primeiro para as escolas mais próximas. Depois de classificar os alunos prioritários é que será feita a classificação dos demais alunos cadastrados. Confira abaixo a ordem de prioridade.

Vagas para creche (inscrições encerradas) – são distribuídas primeiros para crianças com os seguintes requisitos : Beneficiário do Bolsa Família, portador de deficiência, crianças ou familiares com histórico de violência doméstica, criança ou alguém da família portador de doenças crônicas graves e criança que tenha alguém da família que esteja preso ou que já foi preso nos últimos 5 anos.

Vagas para pré-escola, ensino fundamental e EJA – são distribuídas primeiro para os seguintes candidatos : Portador de deficiência ou transtorno global, aluno com irmão matriculado na unidade onde deseja estudar, aluno vindo de acolhimento institucional ou familiar, filho adotivo, filho de mãe adolescente, e se for o caso, candidato com filho matriculado na escola onde pretende fazer o EJA.



23 Comments

Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.