Vagas por cidade e edital Concurso PM PB 2023

Publicadas as vagas por cidade e edital Concurso PM PB 2023 Secretaria de Segurança e da Defesa Social, no site a banca organizadora do concurso, o IBFC, que fica a cargo de receber as inscrições do candidatos, bem como a realização do processo seletivo realizado através de provas escritas. São 1.100 vagas distribuídas para as regionais da Estado da Paraíba, para lotação na PMPB – Polícia Militar PB e CBMPB – Corpo de Bombeiros Militar PB. Confira onde tem vaga e mais informações sobre o concurso lendo nosso artigo abaixo.



Edital Concurso PM PB 2023

Contém todas as informações sobre o certame, e nele o candidato fica por dentro das regras de participação, requisitos, etapas do processo seletivo realizado pelo IBFC e pela PM PB, da validade do concurso, cidade de realização da prova, cidades de lotação, remuneração quando se tornar soldado, jornada de trabalho, atribuições do cargo, das vagas reservadas, informativo sobre as inscrições, regras para pedir a isenção da taxa de inscrição, do atendimento especial, programa de provas, etapas dos testes físicos e exames, sobre o curso de formação, modelos de atestados e conteúdo de provas.

Então, você sabe ler um edital ? É fundamental saber tudo sobre o concurso antes de se inscrever, e para isso, é necessário ler com atenção o edital de abertura. O que fazer primeiro ? Abrir o edital e edital de retificação, se tiver, na página de publicação do certame da banca organizadora.

Editais abertos no concurso PM PB

Edital nº 02 – Retificação 01/08/2023

Edital de Abertura n.º 001/2023 – CFSd PM/BM – Retificado 28/07/2023

Primeiro, abra o edital de abertura e leia a introdução. Em seguida observe que tem subtítulos com vários parágrafos numerados. Cada subtítulo é um assunto e os parágrafos, o assunto detalhado. Leia todos para saber se tem a idade e nível escolar ideal, altura adequada, se pode participar da prova (conferir as cidades de prova) e como serão feitos os testes físicos. Também, confira a função/afazeres do soldado, e se tem condição de pagar pela taxa ou se tem os requisitos para pedir a isenção.





Informação importantes tanto para o candidato do sexo masculino quanto para o sexo feminino

É preciso ter uma boa saúde física (comprovada por meio de exame e testes de resistência), controle emocional, responsabilidade, disposição para ocupar o cargo de soldado, capacidade de liderar, resiliência, idoneidade moral e não ter antecedentes criminais para passar no processo seletivo, que vai deste a prova objetiva até o curso de formação.

Sobre o Curso de Formação de Soldados

Denominação de Curso de Tecnólogo em Segurança Pública, o curso de soldado constará de um currículo com carga horária mínima de 1.600 horas-aulas e será ministrado no Centro de Educação (CE) e nos Núcleos de Formação e Aprimoramento de Praças (NuFAP), em regime de tempo integral, o qual ocorrerá em duas turmas distintas, de iguais números. Confira locais :

Centro de Educação João Pessoa
NuFAP 2° BPM Campina Grande
NuFAP 4° BPM Guarabira
NuFAP 11° BPM Sumé
NuFAP 2° BPM (15º BPM) Esperança
NuFAP 3° BPM Patos
NuFAP 14° BPM Sousa
NuFAP 6° BPM Cajazeiras

Importante saber que

-Os candidatos matriculados no Curso de Formação de Soldados PM estarão sujeitos à Avaliação Social, cujos resultados definirão a sua permanência ou o seu desligamento do curso.

-O candidato que, durante as atividades do Curso de Formação de Soldados PM, torne-se incapaz definitivamente para o serviço ativo da PM, fará jus a reforma por invalidez, conforme o previsto em lei.

-O candidato que durante as atividades do Curso de Formação de Soldados PM for vítima de acidente fatal deixará aos seus dependentes legais uma pensão conforme a lei.




Com a conclusão do Curso de Formação de Soldados PM

O aluno que concluir o curso com aproveitamento e certificação definitiva será promovido ao cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado da Paraíba, no Símbolo PM-02, com os direitos e obrigações inerentes, dispostos no Estatuto do Pessoal da Polícia Militar da Paraíba, sendo lotado em uma das OPM´s que integram o Comando de Policiamento Regional.

Prazo mínimo de permanência em OPM

O prazo mínimo de permanência em OPM para fins de movimentação é de 04 anos, conforme estabelecido no artigo 32 do Decreto Nº 9.143, de 08 de setembro de 1981 (Regulamento de Movimentação para Oficiais e Praças). A classificação obtida pelo candidato durante a realização do Curso de Formação de Soldados PM é que determinará a ordem de antiguidade na respectiva turma.

Vagas por cidade Concurso PM PB 2023

Vagas por Comando Regional/Sede para cargo de Soldado PM – Combatente (QPC) – 900 vagas no total

CPRM – João Pessoa – Ampla Concorrência : Masculino 259 e Feminino 29
CPRM – João Pessoa – Negros : Masculino 65 e Feminino 7

CPR I – Campina Grande – Ampla Concorrência : Masculino 162 e Feminino 17
CPR I – Campina Grande – Negros : Masculino 41 e Feminino 5

CPR II – Patos – Ampla Concorrência : Masculino 129 e Feminino 14
CPR II – Patos – Negros : Masculino 33 e Feminino 4

CPR III – Guarabira – Ampla Concorrência : Masculino 97 e Feminino 11
CPR III – Guarabira- Negros : Masculino 24 e Feminino 3

As informações que você encontra em nosso site, são apenas uma pequena parte do que consta no edital. Por isso, abra o edital e o leia detalhadamente. O cronograma está no final do edital.

Edital Concurso PM PB 2023

Retificação – correção do edital

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.